TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (8 a 14 de Fevereiro)

MORTOS EM CHACINA SÃO ENTERRADOS NO INTERIOR DE PE
 
   Os corpos dos três conselheiros tutelares e de uma mulher foram enterrados no domingo (8), na cidade de Poção, no agreste de Pernambuco. Os quatro foram vítimas de uma emboscada, dois dias antes, próximo ao Sítio Canfundó, quando foram buscar uma criança de 3 anos, única sobrevivente do ataque. A menina, que tinha guarda compartilhada entre as famílias paterna e materna desde a morte da mãe, foi levada para um lugar ao qual a Polícia não deu detalhes. O pai e a avó paterna sumiram após o corrido. A chacina causou comoção na cidade, que fica a 240 km do Recife. O governador do estado, Paulo Camara, esteve presente ao velório e enterro, no cemitério da cidade, junto com secretários e representantes de Conselhos Tutelares. Três equipes da Polícia foram designadas para cuidar do caso.
 
NOVO TESTE ANTIDOPING DE ANDERSON SILVA DÁ NEGATIVO
 
   O resultado divulgado na segunda-feira (9), referente ao segundo exame antidoping realizado por Anderson Silva (Foto) no dia 19 de janeiro, apontou a ausência da substância HGH, o hormônio humano de crescimento. O resultado é diferente do primeiro exame, realizado 10 dias antes do segundo, em que foram encontrados dois tipos de anabolizantes no sangue de Anderson Silva. A Comissão Atlética de Nevada havia recebido este segundo resultado dois dias após a luta com Nick Diaz, que ocorreu em 31 de janeiro. Os dois testes foram realizados no Laboratório de Medicina Esportiva de Salt Lake City, que é regulamentado pela Agência Mundial de Doping. “Spider” havia pedido uma contraprova do primeiro exame, que ainda não foi divulgado. Ele ainda não se pronunciou sobre o caso.
 
GOVERNO ANUNCIA NOVO NOME DA CEF
 
   O anúncio do nome da nova presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior (Foto), foi feito na terça-feira (10), pelo Palácio do Planalto. A ex-ministra do Planejamento assume a função deixada por Jorge Hereda. Em nota, a presidente Dilma Rousseff agradeceu a postura do executivo que ficou quatro anos à frente da instituição. Antes de virar ministra, Miriam foi coordenadora e secretária executiva do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC. Ela participa das ações do planalto desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula. A cerimônia de posse ocorre no dia 23 de fevereiro, em Brasília.
 
NAVIO DA PETROBRAS EXPLODE E MATA TRÊS NO ES
 
   O Navio-plataforma FPSO, de propriedade da Petrobras, explodiu na quarta-feira (11), na cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo. Um vazamento de gás na casa de bombas, segundo o Sindicato dos Petroleiros do estado, causou a tragédia que deixou 6 mortos e 10 feridos. A embarcação atuava nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, a 120 km da costa, na região de Aracruz. 74 pessoas estavam na plataforma quando o acidente aconteceu. A Agência Nacional do Petróleo informou que não houve derramamento de óleo no mar, enquanto a Capitania dos Portos anunciou que abrirá investigação para apontar as causas e responsáveis pela explosão. O laudo deve ficar pronto em 90 dias.
 
ITÁLIA DECIDE EXTRADITAR EX-DIRETOR DO BB
 
   Henrique Pizzolato (Foto) deve voltar ao Brasil. A autorização de extradição foi anunciada na quinta-feira (12) pela Corte de Cassação de Roma. A defesa do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil ainda tentou mantê-lo no país, alegando que o Brasil desrespeitava os direitos humanos dentro das suas prisões. Em setembro de 2013, o Tribunal de Bolonha havia negado o retorno de Pizzolato ao país por acreditar no argumento dos defensores. O ex-diretor do BB está preso na Itália desde fevereiro de 2014, após fugir do Brasil com documentos falsos. Ele foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do “Mensalão”. O próximo passo é a avaliação do Ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando. Caso acate, o país tem 20 dias para extraditar Pizzolato.
 
PRESIDENTE É NOVAMENTE ACUSADA NA ARGENTINA
 
   Na sexta-feira (13), Cristina Kirchner (Foto) foi formalmente acusada de proteger iranianos responsáveis pelo ataque que matou 85 pessoas em um centro judaico na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. O procurador do caso, Gerardo Pollicita, afirmou em nota que confirmou as acusações de Alberto Nisman, encontrado morto com um tiro na cabeça em 18 de janeiro. Segundo o antigo procurador, a presidente, assessores e governadores teriam acobertado os envolvidos no atentado a bomba em troca de petróleo. A morte de Nisman, que reabriu o caso em 2006, tem sido alvo de investigação, já que foi apontada em um primeiro momento como suicídio. No atentado, outras 300 pessoas ficaram feridas.
 
CARNAVAL LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS EM TODO O BRASIL
 
   O sábado (14) foi de folia em todo o país, durante o primeiro dia oficial de carnaval. Em São Paulo, seis Escolas de Samba do Grupo Especial desfilaram no sambódromo do Anhembi. Minas Gerais também registrou a saída de blocos nas principais cidades. No Rio de Janeiro, pela 97ª vez, o bloco “Cordão da Bola Preta” levou uma multidão às ruas da capital e homenageou os 450 anos da cidade. Em Pernambuco, 25 trios elétricos embalaram mais de 1 milhão de pessoas no “Galo da Madrugada”. Os Trios também fizeram a festa nos circuitos Campo Grande e Barra/Ondina, em Salvador.
 
Fontes: G1, R7, Uol, Terra, Oje.
Fotos: Anderson Silva (Divulgação): Miriam Belchior (Nestor Ponce / EFE / Veja); Henrique Pizzolato (Extraída do site “SGA Notícia” ); Cristina Kirchner (Extraída do site “Oje”).

Comentários