TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (21 a 27 de Dezembro)


SELEÇÃO FEMININA DE FUTEBOL FATURA TÍTULO NO DF

   As meninas da Seleção Brasileira de futebol feminino (Foto) venceram, pela quinta vez, o torneio internacional da modalidade, no domingo (21), em Brasília. A partida entre brasileiras e norte-americanas aconteceu no Estádio Mané Garrincha e, apesar do empate de 0 a 0, o Brasil levantou a taça. A seleção, que já havia vencido o torneio em 2009, 2011, 2012 e 2013, agora se prepara para o mundial, que acontece entre 6 de junho e 5 de julho de 2015, no Canadá. As brasileiras estão no mesmo grupo que Costa Rica, Espanha e Coreia do Sul.

DILMA ROUSSEFF DESCARTA MUDANÇAS NA PETROBRAS

   Em encontro com jornalistas, na manhã da segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff defendeu a atual diretora da Petrobras, Graça Foster, de uma possível demissão do cargo. Ela destacou que as acusações feitas pela ex-funcionária da estatal, Venina Veloso, de que teria alertado a atual gerente sobre o esquema de corrupção, não têm provas suficientes. Além disso, a presidente também ressaltou que não deve trocar a diretoria, mas sinalizou mudanças no conselho administrativo. Por fim, afirmou que a empresa não será “destruída”.

CHEFE DE FACÇÃO CRIMINOSA É PRESO NO PARAGUAI

   Luiz Cláudio Machado, o Marreta (Foto), foi preso em uma casa na cidade de Assunção, no Paraguai, na terça-feira (23). Na residência, estavam ainda duas mulheres e uma criança. Segundo a Polícia, mesmo distante, Marreta coordenava a distribuição de armas e drogas em comunidades das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro, todas dominadas pela facção criminosa “Comando Vermelho”. Ele também ordenava ataques contra policiais e sedes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Uma operação foi montada para o transporte de Marreta, que chegou ao país horas após a prisão. Ele foi levado para o Complexo Prisional de Bangu, na zona oeste do Rio.

“CANTAREIRA” SOBE PELA PRIMEIRA VEZ EM OITO MESES

   A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, registrou, na quarta-feira (24), o primeiro aumento no nível de água das represas que formam o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da região metropolitana do estado. As chuvas que atingem São Paulo nos últimos dias fizeram com que o nível dos mananciais aumentasse em 0,3%, pulando de 6,7% para 7%. Esta é a primeira alta registrada desde o dia 16 de abril. Segundo estimativas do governo, se as chuvas permanecerem, o problema das represas pode terminar em até cinco anos. Na quinta e sexta-feira, os níveis continuaram subindo e atingiram 7,4% da capacidade do “Cantareira”.

BRASILEIRO REFÉM É LIBERTADO NO PARAGUAI

   Arlan Fick (Foto), de 17 anos, foi libertado, na noite da quinta-feira (25), pelo grupo Exército do Povo Paraguaio (EPP). A informação foi divulgada por Victor Urdapilleta, porta-voz da Força de Tarefa Conjunta (FTC). O jovem brasileiro foi sequestrado pelo grupo guerrilheiro no dia 2 de abril deste ano, nas terras de sua família na cidade de Concepción, e era mantido refém desde então. Um policial paraguaio continua em poder do grupo desde 5 de julho. O jovem divulgou a volta para casa em uma rede social, através de fotos com familiares. O presidente paraguaio Horacio Cartes também comemorou a libertação pelo Twitter. Segundo o governo do Paraguai, 38 pessoas já foram mortas pelo EPP desde seu surgimento, em 2008.

TURISTA É ENCONTRADA MORTA NO CEARÁ

   A prefeitura de Piacenza passou a acompanhar, na sexta-feira (26), os desdobramentos da morte da turista italiana Gaia Molinari (Foto), cujo corpo foi encontrado por um casal de turistas, um dia antes, em um matagal na praia de Jericoacoara, no Ceará. Segundo autoridades locais, a vítima tinha ferimentos na cabeça e arranhões pelo corpo. Os primeiros exames no corpo constataram a morte por estrangulamento. A turista, que tinha 29 anos, chegou ao país no dia 21 de dezembro e deveria retornar no dia 24, mas adiou em um dia o retorno à Itália. O suspeito pelo crime é investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia do Ceará.

HELICÓPTERO CAI E MATA HERDEIRO DE EMPRESA DE CACHAÇA

   A aeronave com 5 tripulantes caiu, na manhã do sábado (27) na Rodovia Rio-Santos, na cidade litorânea de Bertioga, em São Paulo. Todos os ocupantes morreram no momento da explosão, ocorrida após a queda do helicóptero, modelo esquilo. Entre as vítimas, estavam Marcelo Müller, acionista da Companhia Müller de Bebidas, produtora da Pirassununga 51, a esposa, Lumara Rocha Passos Müller, a filha do casal, Geórgia Passos Müller, de 2 anos, a babá da criança, Raquel Vilas Boas, e o piloto da aeronave, Thiago Yamamoto. O casal levava a filha a um hospital de São Paulo quando o acidente aconteceu. Segundo a Helimarte Táxi Aéreo, proprietária do equipamento, a aeronave estava em condições de voo. A empresa também lamentou as mortes. O Seripa IV investigará as causas da queda. Os corpos foram enterrados no domingo.

Fontes: Uol, O Globo, Ig, Veja, G1.
Fotos: Seleção Brasileira Feminina (Mowa Press); Luiz Cláudio Machado (Extraída do site “Portal do Conesul”); Arlan Fick (Reprodução / Facebook); Gaia Molinari (Reprodução / Facebook).

Comentários