TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (2 a 8 de Fevereiro)


CINEASTA É ASSASSINADO PELO FILHO NO RJ

   Eduardo Coutinho (Foto) foi morto pelo filho, Daniel Coutinho, na manhã do domingo (2), em seu apartamento no Rio de Janeiro. Daniel, que sofre de esquizofrenia, também desferiu golpes, com uma faca de cozinha, na mãe, que foi socorrida em estado grave. Ele não reagiu à chegada da polícia e ficou a disposição da justiça, sendo indiciado pelo crime de homicídio doloso. O cineasta, que tinha 81 anos, foi roteirista nos anos 60 e 70, integrou a equipe do “Globo Repórter” até 1984 e nos últimos anos se dedicava a produção de documentários. O último, “As Canções”, foi lançado em 2011. Daniel teve alta na sexta-feira e foi encaminhado a um presídio.
VISITA A PRESÍDIO CONSTATA SUPERLOTAÇÃO EM PE

   Um grupo de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou, na segunda-feira (3), uma visita às dependências do Presídio Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, zona oeste do Recife. A comitiva observou que a unidade sofre com a superlotação e péssimas condições de higiene. Após uma série de visitas a outros presídios da capital e interior, que deve ser concluída até o final de fevereiro, a OAB irá fazer um relatório sobre o sistema carcerário pernambucano, que deverá ser apresentado em audiência pública, para que sejam discutidas melhorias nas prisões.
JUSTIÇA DECRETA PRISÃO DE JOÃO PAULO CUNHA

   O deputado federal João Paulo Cunha se entregou no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, no início da noite da terça-feira (4), cumprindo o mandado expedido horas antes pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. O parlamentar foi condenado pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do “Mensalão”. No total, a pena chegou a 9 anos e 4 meses de prisão. Na sexta-feira, Cunha entregou a carta de demissão à Câmara.
HENRIQUE PIZZOLATO É PRESO NA ITÁLIA

   O ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato (Foto), foi preso na quarta-feira (5) em Maranello, na Itália, onde estava escondido na casa de um sobrinho. Ele fugiu do Brasil dias antes de ser condenado por lavagem de dinheiro, peculato e corrupção passiva no julgamento do “Mensalão”. Na Itália, ele foi acusado de falsidade ideológica, por utilizar documentos de um irmão falecido em 1978. Após a prisão, Pizzolato foi transferido para uma cadeia na província de Modena onde está à espera de uma decisão conjunta entre as justiças da Itália e do Brasil sobre seu destino. A defesa ainda apelou para que ele respondesse em liberdade, mas sem sucesso.
CORPO DE ATOR É VELADO EM NOVA YORK
   Parentes e amigos velaram o corpo de Philip Seymour Hoffman (Foto), na quinta-feira (6), em Nova York. A cerimônia foi privada e também contou com a presença de artistas de Hollywood. O ator foi encontrado morto, aos 46 anos, em seu apartamento no domingo. Os primeiros exames cadavéricos apresentaram resultados inconclusivos quanto à morte, embora a tese mais forte seja a de overdose de heroína, já que foram encontradas seringas e drogas junto ao corpo. O enterro ocorreu na sexta-feira, também realizado de forma privada. Seu último papel no cinema foi no filme “Velozes e Furiosos – Em Chamas”, lançado em 2013.
LUTADOR BRASILEIRO É PRESO E BANIDO DO UFC

   Thiago Silva (Foto) foi preso por uma equipe da SWAT, na madrugada da sexta-feira (7), após entrar armado em uma academia e ameaçar a esposa e outras pessoas. Levado à delegacia, o lutador foi acusado de tentativa de agressão com risco de morte, resistência com arma de fogo e obstrução da justiça sem uso de violência. O juiz estipulou uma fiança para os dois últimos casos estimada em cerca de R$ 6 milhões. No caso da ameaça, por ser reincidente, Silva teve a prisão preventiva decretada até o julgamento, ainda sem data prevista. Com a prisão, Dana White, presidente do UFC, anunciou o fim do contrato do brasileiro.  
ENVOLVIDO NO ACIDENTE EM PROTESTO SE ENTREGA NO RJ

   O estudante universitário Fábio Raposo se entregou, na madrugada de sábado (8), à Polícia Civil do Rio de Janeiro. Em depoimento, ele afirmou ter entregado o artefato, que atingiu o cinegrafista da Rede Bandeirantes, a outra pessoa durante o protesto contra o aumento das passagens de ônibus, ocorrido na quinta-feira. A Polícia acredita na participação do jovem e o indiciará pelos mesmos crimes que o autor da ação. Santiago Andrade segue em estado grave no CTI de um hospital no centro do Rio. Ele teve afundamento craniano e passou por cirurgia de 4 horas.
Fontes: Uol, G1, Ig, Estadão, Veja, Superesporte.
Fotos: Eduardo Coutinho (Bianca Aun / Divulgação); Henrique Pizzolato (Caio Guatelli / Folhapress); Philip Seymour Hoffman (Extraída do site “Liberty Voice”); Thiago Silva (Divulgação / UFC).

Comentários