TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (12 a 18 de Janeiro)


BRASILEIRO É UM DOS NOVOS CARDEAIS DA IGREJA

   O Papa Francisco anunciou, no domingo (12), a relação dos primeiros 19 cardeais do seu pontificado, iniciado em março de 2013. Entre os nomes apresentados durante a cerimônia do Ângelus, realizada todos os domingos na Praça de São Pedro, no Vaticano, está o do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta (Foto). Os novos integrantes do Colégio Cardinalício, naturais de 12 países, receberão o título no dia 22 de fevereiro. Entre as atribuições da função estão à participação no conclave que escolhe os papas e a candidatura ao posto máximo da Igreja Católica.
CRISTIANO RONALDO LEVA BOLA DE OURO

   A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) anunciou, na segunda-feira (13), o resultado das eleições que escolheram os melhores do futebol em 2013. Pela segunda vez, o português Cristiano Ronaldo (Foto) levantou a bola de ouro, desbancando o francês Franck Ribéry e o argentino Lionel Messi, que foi premiado nas últimas quatro edições. No futebol feminino, a brasileira Marta perdeu o troféu para a goleira alemã Nadine Angerer. Zlatan Ibrahimovic faturou o Prêmio Puskas de gol mais bonito, marcado em 12 de novembro de 2012 contra a Inglaterra. A premiação aconteceu no Kongresshaus, em Zurique, na Suíça.
MANDATO DE ROSEANA NA “BERLINDA” NO MARANHÃO

   Um grupo de advogados em direitos humanos protocolou, na terça-feira (14), o pedido de impeachment da governadora maranhense Roseana Sarney (Foto). O documento de 200 páginas foi entregue à Assembleia Legislativa do Estado. Para que o processo fosse aberto, seria necessário que dois terços dos 42 deputados da casa votassem a favor da medida. Segundo os solicitantes da ação, o governo tem obrigação de zelar pela vida dos presos e que é culpa do estado a situação de caos em que se encontra o sistema carcerário do Maranhão. O presidente da casa, Arnaldo Melo (PMDB), rejeitou o pedido dizendo não haver justa causa para o processo.
UNIVERSITÁRIOS FAZEM PROTESTO EM BRASÍLIA

   Um grupo de 33 estudantes da Universidade Gama Filho esteve em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, na quarta-feira (15), para protestar contra o descredenciamento da instituição, anunciada pelo MEC na segunda-feira. Os jovens pediam que o ministério e governo assumissem a responsabilidade de garantir as vagas dos estudantes. Alunos da Faculdade Alvorada, também descredenciada, se uniram ao grupo na tentativa de falar pessoalmente com a presidente, mas não foram recebidos. O mau desempenho das instituições resultou no descredenciamento.
QUASE DOIS MIL MOVIMENTARÃO COPA NO BRASIL

   A informação foi divulgada, na quinta-feira (16), pela Agência Nacional de Aviação Civil. Serão 1.973 voos em 25 aeroportos das cidades sedes da Copa do Mundo entre os dias 6 de junho e 20 de julho. A ampliação foi estipulada com base na capacidade dos terminais em receber e das empresas aéreas em operar os voos. A maior demanda ficou com o trecho Brasília – Guarulhos / São Paulo, com 288 viagens. A Anac também autorizou o início das vendas dos bilhetes na sexta-feira e deve acompanhar o procedimento para evitar abusos nos preços.
OBAMA PROÍBE ESPIONAGEM CONTRA ALIADOS

   Em discurso na sexta-feira (17), o presidente dos Estados Unidos anunciou que as agências de inteligência norte-americanas não irão mais espionar chefes de estado de países aliados. Em 2013, denúncias de monitoramento da chanceler alemã Angela Merkel e da presidente Dilma Roussef estremeceram as relações entre os países. Em conversa com ambas, o problema foi solucionado. Barack Obama (Foto) também prometeu proteção à privacidade de estrangeiros e criticou Edward Snowden, hoje asilado na Rússia, pelo vazamento de informações confidenciais do país.
OPERAÇÃO DA PF INVESTIGA FRAUDE NA CAIXA

   A Polícia Federal iniciou a Operação Éskhara, no sábado (18), nos estados de São Paulo, Maranhão e Goiás. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que praticou a maior fraude registrada pela Caixa Econômica Federal em sua história, ocorrida no fim do ano passado. Os criminosos usaram um ganhador fantasma para retirar o valor de R$ 73 milhões, supostamente sorteados pela Mega-Sena. Em seguida, o valor foi dividido para diversas contas. 70% do valor já foi recuperado.
Fontes: Terra, Uol, Jovem Pan, G1, Veja.
Fotos: Dom Orani Tempesta (Cláudia Dantas); Cristiano Ronaldo (AFP); Roseana Sarney (Marcelo Camargo / Folha Imagem); Barack Obama (Kevin Lamarque / Reuters).

Comentários