TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (10 a 16 de Novembro)

CASO JOAQUIM TEM FIM TRÁGICO

   O corpo do garoto Joaquim Ponte Marques (Foto), de 3 anos, foi encontrado na tarde do domingo (12), no Rio Pardo, localizado em Barretos, a 313 km de São Paulo. O menino ficou desaparecido por cinco dias. A mãe e o padrasto de Joaquim foram apontados como os responsáveis pelo sumiço. Os primeiros exames no corpo descartaram a morte por afogamento e o casal teve a prisão preventiva decretada. Joaquim foi enterrado na segunda-feira, sob forte comoção da população local. As investigações seguem para confirmar as causas da morte.
TORMENTA NAS FILIPINAS DEIXA DEZ MIL MORTOS
 
   O presidente filipino, Benigno Aquino, decretou estado de calamidade no país, na segunda-feira (11). Após três dias da passagem do tufão “Hayan”, o cenário nas Filipinas é de destruição. As autoridades do país estimam que o número de mortos pela catástrofe deva passar de 10 mil. As rajadas de vento ultrapassaram 300 km por hora, o que causou a elevação do nível do mar em dois metros. Equipes de resgate trabalham em busca de sobreviventes, enquanto os já salvos pedem ajuda humanitária. O número de desabrigados passa dos 500 mil em todo o país.
ATOR É ENCONTRADO MORTO NO RJ
 
   Antônio Firmino (Foto), de 34 anos, foi encontrado morto, na noite da terça-feira (12), no apartamento em que morava no Rio de Janeiro. A namorada do ator, Débora Maria, que está gravida de 6 meses, chamou o Corpo de Bombeiros, que tentou a reanimação. A perícia policial encontrou material para consumo de drogas. A família, por outro lado, acredita em mal súbito. Firmino participou de novelas da Rede Globo, como “Passione”, “Pé na Jaca” e “Viver a Vida”. Seu último trabalho foi em “Sangue Bom”.
STF RETOMA JULGAMENTO DO “MENSALÃO”
 
   O Supremo Tribunal Federal analisou, na quarta-feira (13), os embargos de declaração dos condenados no julgamento do “Mensalão”. Dos dez réus que entraram com o novo recurso, apenas dois tiveram os embargos aceitos parcialmente: O deputado João Paulo Cunha e o doleiro Breno Fischberg. Ambos tiveram redução na pena. Entre os que tiveram o pedido rejeitado estão Valdemar Costa Neto e Roberto Jefferson (O delator do esquema). Na quinta-feira, o resultado final da sessão foi publicado oficialmente e, na sexta, 12 mandados de prisão foram expedidos. José Genoíno foi o primeiro a se entregar, na sede da Polícia Federal.
JANGO É EXUMADO APÓS 37 ANOS
 
   Os restos mortais do ex-presidente João Goulart (Foto), morto em 6 de dezembro de 1976, foram exumados, na quinta-feira (14), no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, no Rio Grande do Sul. A operação durou 18 horas. Em seguida, a urna foi enviada para Brasília, onde houve uma cerimônia com as presenças dos ex-presidentes Lula, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e a presidente Dilma Rousseff. A viúva de Jango, Maria Tereza Goulart, também esteve presente. Exames vão apontar se o ex-presidente deposto morreu por problemas cardíacos, que é a versão oficial, ou se foi envenenado durante o regime militar (1964 a 1985).
POLICIAIS FICAM EM SITUAÇÃO DIFÍCIL NO RJ
 
   Quatro policias da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade São Carlos, na zona norte do Rio, ficaram encurraladas no beco Ilha do Rato, após trocarem tiros com traficantes, na sexta-feira (15). Oito agentes patrulhavam a área quando viraram alvos de tiros. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes de UPPs de outras comunidades foram acionados para resgatarem os policiais. Não houve registro de feridos e presos. Em uma casa, foram encontradas armas e munições, que foram apreendidas e encaminhadas a 6ª DP de Cidade Nova, também no Rio.
PIZZOLATO É DECLARADO FORAGIDO PELA PF
 
   O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato (Foto), começou a ser procurado pela inteligência da Polícia Federal, no sábado (16). Ele foi o único dos 12 condenados a não se apresentar à PF, após a expedição dos mandados de prisão do caso “Mensalão”. Segundo a nota do advogado de defesa, Pizzolato foi para a Itália, onde tentará um novo julgamento, aproveitando sua dupla cidadania. Segundo informações divulgadas, ele fugiu do Brasil há 45 dias, por terra, para o Paraguai e, de lá, embarcou para a Europa. Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão.
Fontes: Folha de São Paulo, G1, Uol, O Globo.
Fotos: Joaquim Ponte Marques (Reprodução); Antônio Firmino (Extraída do site “Lux.pt”); João Goulart (Divulgação); Henrique Pizzolato (Caio Guatelli / Folhapress).

Comentários