TODOS PELA ARTE EM OLINDA

Grupo se reúne mensalmente para dividir momentos de descontração 

   Diz o ditado que “quem canta, os males espanta”. Uma turma de Olinda leva esta premissa bem a sério: O Grupo “Cantando e Encantando”. Uma vez por mês, pessoas que desenvolveram o mesmo gosto pelas artes se encontram na Biblioteca Pública de Olinda, de frente a Praça do Carmo, em Olinda, para vivenciarem um momento de diversão e descontração.
   Por algumas horas, o espaço recebe pessoas de diferentes idades, cada um com seu sonho e todos unidos pelas mesmas emoções: Poesia, música e alegria. Estão todos lá, são poetas, cantores, compositores, músicos que encontram no Grupo a forma de divulgarem seus trabalhos, muitos deles, produzidos com muita dificuldade pelo amor a arte.
    A coordenadora do encontro, na noite de nossa visita, é Lêda Santos. Apesar de não se considerar uma cantora, ela já gravou nove discos com as mais variadas vertentes musicais (Frevos, forrós, boleros e MPB). Como uma verdadeira anfitriã, ela recebe com carinho todos os participantes. Cada um se inscreve para apresentar seu número. No “Cantando e Encantando” todo mundo tem espaço. Se não der pra cantar três, canta duas, quando tem muita gente, canta uma, mas a participação é obrigatória.
 
   Alguns declamam poesias, outros cantam composições próprias e todos querem ter sua chance. Arthur Moreno é um exemplo. Apesar de trabalhar como funcionário público e ter acesso a pessoas influentes no cenário cultural da cidade, foi no Grupo que o compositor olindense encontrou amparo à sua obra. “Foi ótimo, é um espaço onde eu pude mostrar meu trabalho. Antes eu ficava divulgando no anonimato” afirmou Moreno. Lá foi ele, empunhando seu disco e cantando suas canções. Entre os participantes, não existem palmas maiores ou menores, todo mundo é ovacionado da mesma maneira. Para contratar o Arthur, o telefone de contato é o (81) 8443-1848.
 
 
   Lêda é enfática em afirmar o objetivo central do “Cantando e Encantando”: “Eu nunca fui cantora. Descobri a música em uma queda que levei. É uma maneira de unir poesia, música e fazer uma seresta. A pessoa me liga e vem divulgar o trabalho. Geralmente, recebemos entre 100 e 150 pessoas por encontro”, destaca Lêda, durante a apresentação de um dos participantes.
   Para quem quiser participar do projeto, basta entrar em contato com Lêda Santos, através do telefone (81) 9168-1702 / 8877-1113 (Os números também podem ser usados em contatos para shows) ou se dirigir a Biblioteca Pública de Olinda, na segunda quarta-feira do mês (A partir de dezembro) a partir das 19h. A Biblioteca fica na Avenida Liberdade, 100, no Carmo, em Olinda.
Fotos: George Luiz / G News Blog

Comentários