TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (18 a 24 de Agosto)

FUGA DE MENORES EM PE

   98 internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo, a Funase, fugiram, na madrugada do domingo (18), após quebrarem cadeados da instituição. Pouco mais de 50 menores foram resgatados no mesmo dia. O Governo de Pernambuco prometeu demolir o prédio e construir um novo Centro de Internação Provisória (Cenip), que atenderá 240 jovens de 12 a 18 anos. A Secretaria da Criança e da Juventude vai abrir sindicância para apurar se houve facilitação por parte dos funcionários.
VIROU BRIGA DE PEIXE GRANDE
   A retenção do brasileiro David Michel Miranda rendeu uma conversa entre o Ministro das Relações Exteriores e o embaixador britânico no Brasil, Alexander Ellis, na segunda-feira (19). O jovem ficou cerca de nove horas retido no Aeroporto de Heathrow, em Londres, e teve equipamentos eletrônicos apreendidos. David é namorado do jornalista Gleen Greenwald (Foto), do jornal “The Guardian”, que divulgou documentos que confirmaram a espionagem da Agência Nacional de Segurança Americana, junto com as denúncias de Edward Snowden, em maio deste ano. A Anistia Internacional e o Parlamento Britânico também condenaram a ação.
INVASÃO TUMULTUA CONGRESSO
   Dezenas de polícias e médicos invadiram, na terça-feira (20), o congresso nacional em protesto pela demora na votação da PEC 300 e contra o “Ato Médico”. Os manifestantes pediam a votação imediata do Projeto de Emenda Constitucional que equipara o piso salarial de bombeiros, policiais civis e militares. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, suspendeu a sessão até os manifestantes deixarem o local, mas prometeu definir uma data para votação até o dia 16 de setembro.
NETINHO DEIXA HOSPITAL EM SP
   O cantor Netinho (Foto) recebeu alta médica, após quatro meses de internação. O baiano deixou o Hospital Sírio-Libanês, na madrugada da quarta-feira (21), sem falar com imprensa. Ele deve ficar mais um tempo em São Paulo para acompanhamento e reabilitação motora. Nos 118 dias de internação, que começaram na Bahia, Netinho sofreu com problemas vasculares abdominais e cerebrais, segundo os médicos, em decorrência do uso de anabolizantes. O quadro evoluiu positivamente nas últimas semanas. O cantor não tem previsão de volta às atividades artísticas.
ONU ENTRA EM AÇÃO APÓS MASSACRE NA SÍRIA
   O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon (Foto), pediu autorização na quinta-feira (22), para que especialistas tivessem acesso imediato a área da cidade de Damasco atingida por ataques com gás na quarta-feira. Segundo a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), mais de mil pessoas foram intoxicadas após os atentados. Vários países condenaram o massacre e pediram uma investigação sobre o uso de armamento químico por parte do país. O governo sírio negou as denúncias.
PROFISSIONAIS CHEGAM PARA O “MAIS MÉDICOS”
   Os primeiros integrantes do Programa “Mais Médicos”, chegaram ao Brasil na sexta-feira (23). Sete profissionais que pousaram em Guarulhos vieram da Argentina, todos se mostraram animados com a oportunidade. Antes de assumirem os postos, no dia 16 de setembro, os médicos passarão por aulas e avaliações sobre saúde pública. Todos terão registro para trabalharem por três anos no país. Os treinamentos acontecem em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A Bolsa de R$ 10 mil será paga pelo Governo Federal.
DIA “D” ABRE CAMPANHA DE VACINAÇÃO
   O Ministério da Saúde deu início a Campanha de Vacinação (Foto), no sábado (24), visando colocar em dia o calendário básico de vacinas de crianças de 0 a 5 anos. Cerca de 14 milhões de menores, nesta faixa etária, deverão receber vacinas BCG, tríplice viral, contra hepatite B, penta, poliomielite, rotavírus, febre amarela, DTP, entre outras. O Dia “D” contou com 35 mil postos de saúde funcionando das 8 às 17 horas. A campanha segue até a sexta-feira, 30 de agosto.
Fontes: NE 10, Bol, Veja, Portal Ig, Uol, G1.
Fotos: David Miranda e Gleen Greenwald (Janine Gibson / AP / The Guardian); Netinho (IBahia); Ban Ki-moon (Reuters); Campanha de Vacinação (Divulgação / Ministério da Saúde).

Comentários