TOP SEVEN – APONTAMENTO DE NOTÍCIAS (10 a 16 de Março)

ACIDENTE BRUTAL NA AVENIDA PAULISTA


   David Santos Souza (Foto) foi atropelado na Avenida Paulista, centro de São Paulo, no início da manhã do domingo (10). A colisão foi tão forte que o braço direito da vítima foi arrancado e ficou preso ao veículo. Alguns quilômetros à frente, o motorista, Alex Siwek (Foto), jogou o membro num córrego. Horas depois, ele se apresentou à Delegacia, acompanhado do advogado. O ciclista foi internado no Hospital das Clínicas, onde prestou depoimento à polícia. A prisão preventiva de Siwek foi decretada.


MADURO OFICIALIZA DISPUTA COM CAPRILES NA VENEZUELA


   O Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro (Foto), oficializou sua candidatura à presidência do país, na segunda-feira (11), data limite para o registro dos candidatos no CNE (Conselho Nacional Eleitoral). Henrique Capriles deu início a sua campanha um dia antes. As novas eleições presidenciais estão marcadas para o dia 14 de abril. Capriles foi derrotado por Hugo Chávez nas eleições de outubro de 2012. Maduro terá ao seu lado, como vice, Jorge Arreaza, Ministro da Ciência e Tecnologia e genro do falecido líder.

PSC DECIDE: FELICIANO FICA!!!

   Em reunião, na terça-feira (12), a bancada do Partido Social Cristão (PSC), decidiu pela permanência do deputado Marco Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A eleição de Feliciano foi contestada pelos deputados do PT e PSOL, que pretendem recorrer ao STF. Segundo o deputado André Moura (PSC-SE), a decisão de manter o deputado foi unânime. O pastor é acusado de homofobia e racismo e tem sido amplamente criticado.


NOVO PAPA É ARGENTINO


   Já era noite da quarta-feira (13), no Vaticano, quando a fumaça branca saiu da capela sistina, confirmando a escolha do novo papa da igreja católica. O nome do argentino Jorge Mario Bergoglio (Foto), que passa a se chamar Francisco, foi anunciado pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran na varanda central da Basílica de São Pedro. Bergoglio é o 226° papa, primeiro latino-americano, da história e vai liderar uma legião de 1,2 bilhão de católicos em todo o planeta. A votação envolveu 115 cardeais.


MIZAEL É CONDENADO NO CASO MÉRCIA NAKASHIMA

   O juiz Luiz Bittencourt Cano leu a sentença no final da tarde da quinta-feira (14). Mizael Bispo de Souza (Foto) foi considerado culpado pelo assassinato de Mércia Nakashima, aos 28 anos, em 23 de maio de 2010. Foram quatro dias de julgamento no fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. Pela primeira vez no estado e segunda no país, o júri foi transmitido ao vivo por sites de notícia e redes de televisão. Após a sentença, de 20 anos de prisão, Mizael foi levado para a prisão. O segundo envolvido, Evandro Bezerra da Silva, irá a júri em 29 de julho deste ano.

VENEZUELA DÁ ÚLTIMO ADEUS À CHÁVEZ

   Milhões de pessoas foram às ruas, na sexta-feira (15), para acompanhar o traslado do corpo de Hugo Chávez para o Quartel da Montanha. Em nove dias de velório na Academia Militar, incluindo o funeral com a presença de vários chefes de estado, seguidores formaram filas gigantes para se despedir do líder. Chegou a se anunciar que o corpo de Chávez seria embalsamado, mas, devido à demora no processo, acabou não ocorrendo. O cortejo teve 20 km e foi seguido por uma multidão. Ainda não se sabe onde o corpo do líder será enterrado definitivamente.

GOVERNO FEDERAL EMPOSSA NOVOS MINISTROS

   A troca de ministros em três pastas foi efetivada, no sábado (16), pelo Governo Federal, em Brasília. O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) assumiu o Ministério da Agricultura, O Secretário Geral do PDT, Manoel Dias, ficou com o do Trabalho e Moreira Franco (PMDB-RJ) passa a dirigir o Ministério da Aviação Civil. A cerimônia contou com a presença da Presidente Dilma Rousseff. Esta é a terceira reforma ministerial no atual governo, que hoje conta com uma equipe de 39 ministros.

Fontes: G1, Uol, Portal Ig, R7.
Fotos: David Santos e Alex Siwek (Montagem / G News Blog); Nicolás Maduro (Francisco / AP); Papa Francisco (Reuters); Mizael Bispo (Divulgação / Uol).

Comentários