PAIXÃO DE CRISTO DO RECIFE 2013

  Teve início na quarta-feira (27) e segue até o domingo (3), sempre às 20h, a 17ª edição da Peça Teatral “Paixão de Cristo do Recife”, encenada na estrutura montada no Marco Zero do Recife. O palco tem cerca de 30 metros, com três ambientes, que se transformam em nove cenários diferentes, modificados ao longo de pouco mais de duas horas de apresentação.


   No papel de Jesus Cristo, pelo 36° ano consecutivo, está o produtor, diretor e ator pernambucano José Pimentel. Sua saga à frente deste clássico começou em Nova Jerusalém. Em 1997, o ator foi substituído por atores globais, que passaram a se revezar no papel título (há dois anos, porém, voltou a ser interpretado por um ator pernambucano, José Barbosa). Desde então, José Pimentel passou a se dedicar a implantação do espetáculo no Recife.



  Por cinco anos, a peça foi produzida e encenada no Estádio do Arruda, sendo intitulada como “A Paixão de Todos”. Diferentemente das encenações comuns, os espectadores acompanhava o espetáculo sentados. A partir de 2002, a “Paixão de Cristo do Recife” chegou ao Marco Zero, recebendo patrocínio da Prefeitura do Recife para montagem. Neste ano, por exemplo, o investimento é de quase R$ 500 mil.


   Apenas em uma edição, a de 2006, a estrutura não foi montada na Praça Rio Branco, devido a obras no Marco Zero. O elenco conta com 100 atores e cerca de 300 figurantes. Em 2013, outra grande figura representativa do espetáculo, a atriz Geninha da Rosa Borges, fica de fora da encenação. Devido à idade avançada, 90 anos, a dama do teatro pernambucano não encarnará a personagem Marta.



  Por causa do espetáculo, as vias próximas ao Marco Zero estão sofrendo alterações, que estão sendo realizadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). O Governador do estado, Eduardo Campos, e o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, estiveram presentes na primeira noite de apresentações. A “Paixão de Cristo do Recife” é aberta ao público.

Fotos: 1 e 2 (Montagem / G News Blog); 3 (Extraída do site “Blog Social 1”).

Comentários