ENTREVISTA: GEORGE MOTA, O PALHAÇO NESCAU

   Para fechar o mês da criança, o G News Blog traz mais uma super entrevista com artistas infantis do estado. Desta vez, o foco do nosso papo é o recifense George Mota, que gira por todo o estado (e até fora dele) como o palhaço cantor “Nescau”.
   Para dar vida ao personagem, George leva apenas alguns minutos, o bastante para fazer a pintura no rosto e vestir o figurino extremamente colorido, de vez em quando, empunhando a bandeira pernambucana. Outro aficcionado pelos artistas infantis dos anos 80, George Mota é filho único e muito cedo, viu os pais se separarem, apesar disso, considera que teve uma infância feliz.
 O próprio artista faz a maquiagem do personagem

   Ao final de mais uma apresentação da caravana “Clima de Festa”, já sem a caracterização do personagem, Nescau conversou com agente e falou sobre infância, trabalho, música e shows. Confira o bate papo:
G NEWS – Como foi sua infância?
PALHAÇO NESCAU – Foi um pouco sofrida, mas, ao mesmo tempo foi boa. Eu pude fazer tudo que eu quis. Teve um pouco de dificuldade, mas eu ia pros shows que eu queria e vivia no mundo da fantasia. Eu aproveitei bastante a minha infância.
G NEWS – O fato de ter sido filho único é um ponto negativo na vida?
PALHAÇO NESCAU – É e não é, porque eu me sinto só. Hoje, eu tenho um problema sério (de saúde) com a minha mãe e se eu tivesse irmão, a minha vida seria mais fácil. Mas, está indo, Deus permitiu assim. Meu pai saiu de casa quanto eu tinha de 4 pra 5 anos, mas, de vez em quando, agente se fala.
G NEWS – Como nasceu o Palhaço Nescau?
PALHAÇO NESCAU – Nasceu de uma brincadeira de bairro. Uma professora estava precisando de um palhaço e como eu gostava muito de música infantil, como as de Xuxa, Mara, Bozo, Eliana, aquele pessoal todo. Fiz uma roupa improvisada e agente foi fazer essa festa, acho que foi em outubro de 1992. Na época não se chamava Nescau, era o Palhaço Atchim e depois teve a mudança para Nescau.
G NEWS – Quem foram suas referências?
PALHAÇO NESCAU – O Atchim e Espirro. Na época, eu iria imitar o Atchim. Seria o Palhaço Atchim e suas ativetes, que seriam as meninas que dançavam comigo, e era uma coisa bem legal. Eles foram à inspiração de tudo.
 
G NEWS – E o trabalho com criança, como começou?
PALHAÇO NESCAU – Em 92, começou nesse período e aí eu conheci a apresentadora Edy Anselmo, na Rádio Capibaribe, e de lá, ela tinha num caderno que eu lhe dei com meu contato de palhaço e ela passou a me convidar para os seus shows, a partir dali, o Palhaço Nescau despontou. Eu ainda cheguei a fazer uns três shows como o Palhaço Atchim e depois surgiu a mudança de nome.
G NEWS – E como se chegou ao nome Nescau?
PALHAÇO NESCAU – Surgiu assim, a mãe da Edy disse assim pra mim: “Você tem que deixar de ser cover, tem que ter seu próprio nome”. Aí, a prima da Edy sugeriu: “Ah, mas ele é moreninho, podia ser chocolate, mas Chocolate já tem. Coloca Nescau, fica legal”, e ficou Nescau.
G NEWS – Como é a agenda do Palhaço Nescau? Fica limitado ao mês da criança?
PALHAÇO NESCAU – Não, é o ano todo? Sempre estou fazendo alguns eventos, grandes, pequenos, em comunidades carentes e lugares onde recebi troféus e prêmios em minha homenagem. Onde me chamar, eu vou.
G NEWS – De onde partiu a ideia do CD?
PALHAÇO NESCAU – Foi assim, eu estava trabalhando numa rádio e chegando lá peguei um playback e coloquei para cantar uma música de parabéns para um ouvinte e aí um cara que trabalhava lá pegou e disse: “Rapaz, vamos gravar?”, eu disse que não, ele insistiu e eu gravei a música “Viver Feliz”, ela foi a primeira. Eu pedi pra não mostrar a ninguém e deixei no estúdio, depois começamos a tocar na rádio e o pessoal começou a pedir e depois surgiram as outras músicas.
 
George Mota no estúdio de rádio, rodeado de crianças
 
G NEWS – Conta um pouco do seu trabalho no rádio?
PALHAÇO NESCAU – Começou como uma brincadeira. Fui fazer uma entrevista numa rádio, uma difusora lá em Casa Amarela, na época. No ano seguinte fui convidado pra fazer um programa.
G NEWS – As músicas do seu disco são, na maioria, sucessos da década de 80, você pensa em algo mais atual para os próximos trabalhos?
PALHAÇO NESCAU – Sim. Esta ideia de regravar essas músicas foi porque eu não quis arriscar, gravando músicas inéditas, mas existem músicas, cujos autores já liberaram pra gravar. Como era um pouco complicado, decidi usar os playbacks que eu tinha e gravei, para depois gravar um cd com inéditas. Neste Cd, por exemplo, tem coisas inéditas. Nas regravações, eu coloquei a voz pra ver se as pessoas gostavam e graças a Deus, gostaram. Este Cd é uma espécie de cartão de visita, para que as pessoas conheçam meu trabalho.
G NEWS – Como você divulga este trabalho?
PALHAÇO NESCAU – Nas rádios e quando vou fazer outros eventos, agente vai divulgando.
 
G NEWS – Você percebe que as crianças de hoje recebem e assimilam as músicas dos anos 80 com a mesma animação que as atuais?
PALHAÇO NESCAU – Tem crianças que realmente gostam por conta dos pais, mas, os pais curtem mais. Como os pais, às vezes, escutam, as crianças se acostumam. É tranquilo.
G NEWS – Você já compôs alguma canção?
 
PALHAÇO NESCAU – Por incrível que pareça, existem duas músicas neste cd, que eu tinha a base e fiz a letra. O “Frevo do Nescau” fui eu quem fez. Outra música que tive colaboração foi o “Nescau demorou”, onde eu só a transformei em música infantil e a “Piriri, Pororó”, que era uma música tradicional, uma cantiga de roda, e a adaptei.

G NEWS – O seu figurino contém uma camisa com a bandeira de Pernambuco, seria uma homenagem?
PALHAÇO NESCAU – É sim. Foi uma coisa que surgiu do nada. Uma vez, tive que fazer um evento e tinha que ir com a camisa de Pernambuco. Então, uma amiga minha disse: “Porque você não coloca as cores do estado na sua roupa?”, aí foi criado o modelo, mas, eu ainda estou trabalhando o estilo do Nescau, mas sempre com as cores de Pernambuco.
G NEWS – Qual a melhor diversão das crianças, hoje em dia?
PALHAÇO NESCAU – Acho que as crianças hoje não têm muita opção, como a dos anos 80. Agente tinha mais opções. Está mais complicado.
G NEWS – A infância se perdeu?
PALHAÇO NESCAU – Perdeu, porque as crianças, hoje, não têm mais contato entre si, hoje é tudo na base da internet e do vídeo game, então, se perdeu a essência do contato com a terra, brincando de pique esconde e assim vai.

G NEWS – Quais são seus planos para o futuro?
PALHAÇO NESCAU – Tenho o projeto de fazer um cd inédito e de um programa pra criança e voltar pra rádio, que eu gosto muito. Já me convidaram pra fazer programa evangélico, que eu já fiz, mas quero voltar com infantil.
G NEWS – Você teve um programa infantil, chamado “Clima de Festa”, fale sobre este trabalho.
PALHAÇO NESCAU – O programa começou com outro nome, “Criança Feliz”, e era um programa evangélico e depois de um ano e meio, agente parou e voltou numa rádio difusora com o “Clima de Festa”, faz uns oito anos. É um programa de variedades, com brincadeiras. Era apresentado por mim e tio Jota, depois paramos e estamos de férias. Em breve estaremos de volta.

Palhaço Nescau e Fagner Lima participando de programas de Tv

   Para entrar em contato com o Palhaço Nescau, o número é (81) 8818-7908, também pode ouvir o trabalho musical através do site: palcomp3.com/palhaconescau. No Facebook e no Orkut, através do perfil: P Nescau.
Fotos: Arquivo Pessoal / George Mota

Comentários

  1. esse palhaço nescal vai longe bem q eu sabia q alem do talento como animador ele tbm poderia sim gravar musicas e se tornar um palhaço cantor. Ricardo Alex Olinda -PE

    ResponderExcluir
  2. obrigado ao meu amigo jornalista george luiz pela bela entrevista ficou massa , e obrigado ao meu produtor musical ricardo alex pelas palavras se nâo fosse ele o nescau hoje nâo estava cantador obrigado meu deus a tdos meus amigos e fâs que curtir meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. vc merece tudo de bom pq é uma pessoa que leva alegria para as pessoa parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela persistir no seu sonho de alegrar crianças no meio tão difícil , com tantas opções, sucesso nesse longo caminho !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário