BELEZA E HISTÓRIA NOS VIADUTOS DO RECIFE

Aproveitando a semana de comemoração dos 33 anos da implantação da lei da Anistia, que ocorreu em 28 de agosto de 1979, a Prefeitura do Recife, assim como várias cidades do país, lembrou a data de várias formas diferentes. Além de mostras de fotografias, palestras e sessões de filmes, a Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã convidou vários grafiteiros para retratarem a história da ditadura militar pelos viadutos da cidade.

Munidos com imaginação, uma carga de histórias e muitos tubos de spray de tinta, os garotos produziram imagens que lembraram os tempos de chumbo, durante o regime militar. Pontos estratégicos receberam os traços dos artistas.

No viaduto sobre a Avenida Caxangá os momentos negros do Brasil ganham leveza e realidade, tanto nas imagens coloridas, como nas em preto e branco. O trabalho foi realizado pelo grupo de grafiteiros intitulado “Cores do Amanhã”. O grupo é conhecido por outras inserções artísticas em variados pontos da cidade.

Imagem: Boris
Imagem: Charada
Imagem: Dinha
Imagem: Florim
Imagem: Jouse
Imagem: Louco
Imagem: Luther

Outro trecho lembrado fica em frente à entrada do campus da UFPE. As imagens ficam em pontos visíveis e chamam a atenção pelo realismo. Nem sempre as imagens retratam de forma direta a mensagem. O grafiteiro Glauber não precisou ver imagens para simplesmente “copiar” para as pilastras do viaduto. Ele conhecia a história e incorporou à sua arte, à qual chama de abstrata.

Imagem: Boris
Imagem: Charada
Imagem: Florim
Imagem: Luther

No viaduto próximo ao Fórum Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, também existem figuras emblemáticas e bem reproduzidas que buscam levar a mensagem do que foi e como deve ser visto o momento em que o país deveria se calar ante as decisões de um grupo do poder.


Imagem: Charada
Imagem: Boris
Imagem: Florim

Na Avenida Mascarenhas de Morais se concentra a maior parte dos trabalhos realizados pelos grafiteiros. As imagens impressionam pela riqueza de detalhes e profundidade das mensagens dirigidas a quem olha. É possível verificar as pessoas que andam naquele local, independente do destino, pararem e visualizarem o que está gravado nos pilares do corredor.







Contudo, o grafiteiro Glauber confidencia que não existe policiamento nos locais onde as figuras estão expostas e, possivelmente, estas poderão sofrer o ataque de vândalos e serem destruídas sem que se faça nada para evitar. Pensando nisso, o G News Blog decidiu registrar o trabalho através da publicação das imagens.











Os viadutos próximos ao Aeroporto Internacional dos Guararapes também receberão grafitagens, contudo, até o fechando deste post não estavam concluídas.

N.E: O Blog tentou creditar todas as imagens com o nome dos seus respectivos autores, contudo, algumas imagens não continham ou não se conseguiu decifrá-las. Decidimos, então, manter as imagens com as assinaturas que estavam presentes. Para contatos com os grafiteiros de algumas destas imagens, seguem os fones: 8587-6441 (Glauber), 8613-5493 (Boris).



Comentários