E LÁ SE FOI 2010!!!!!!!!!!!

Chegamos ao primeiro ano do G News Blog! Durante um ano trouxemos tudo o que rolou num mundo ainda mais movimentado. O ano em que a natureza esteve em polvorosa. Desmoronamentos de terra em Angra dos Reis, enchentes que destruíram vidas e levaram sonhos. São Paulo sentiu 47 dias seguidos de chuva. Pernambuco e Alagoas sofreram com as destruições das chuvas em Junho. Foram 95 municípios, mais de 150 mil pessoas afetadas e a solidariedade brasileira, mais uma vez, se fez presente, através das doações enviadas. Um vulcão causou um prejuízo bilionário na Europa, Tsunamis levaram medo aos moradores de pequenas ilhas.

Foto:Nós podemos AL/Viva Pernambuco

Em ano de Copa do Mundo, mais uma vez o país parou para ver a campanha da seleção de Dunga. E se vencer era uma obrigação, a derrota foi o estopim para o aumento das críticas ao treinador. Principalmente por não ter levado o trio Robinho, Neymar e Ganso. Numa copa com tantas zebras, como a saída da Itália e França na primeira fase, e muitas feras em campo, quem roubou a cena no mundial foi Paul, um simpático polvo que acertou o resultado de oito jogos da Copa. Paul vivia em um aquário na Alemanha onde eram colocadas duas caixas com alimento, em cada caixa havia a bandeira dos países que disputariam, a caixa escolhida era vista como a previsão do vencedor no jogo. Acertou, inclusive, a vitória da Espanha na Final contra a Holanda, conquistando seu primeiro mundial.
O Brasil perdeu para a Holanda nas quartas-de-final por 2 à 1. Dunga saiu do cargo, cedendo o lugar para Mano Menezes. No Brasil, Santos pintou e bordou, fez a festa da torcida. Fluminense venceu o brasileirão 2010, depois de uma má campanha em 2009, em que quase foi rebaixado. Corinthians comemorou cem anos, mas decepcionou os loucos da torcida. Nenhum título dos muitos disputados.


O mundo foi notícia em todas as partes. Haiti foi atingido por um terremoto que destruiu o centro do país, matando cerca de 200 mil pessoas, entre elas, Zilda Arns, responsável pela Pastoral da Criança, que estava fazendo trabalhos sociais no país. O Chile também enfrentou terremotos que deixaram 700 mortos. Mas nada comoveu tanto o mundo quanto o resgate dos 33 mineiros soterrados no deserto do Atacama, à 700 metros de profundidade. Num trabalho em conjunto, um pequeno buraco foi feito por máquinas. Inicialmente previsto para dezembro, o resgate aconteceu em outubro, num trabalho que durou cerca de 20 horas. Crise na Grécia, França, Espanha, Itália, Inglaterra, entre outros viraram protestos por causa da economia. Dólar desvalorizado e Euro na incerteza iniciaram uma guerra cambial. China figurou como a segunda economia, passando o Japão. Obama perdeu popularidade, mas retirou as tropas do Iraque, o Papa Bento XVI defendeu o uso do preservativo e pediu perdão às vítimas de pedofília de padres. O vazamento de óleo no Golfo do México causou danos na fauna, inclusive ameaçando 5 mil espécies, foram 700 milhões de litros despejados.


A violência assustou, mas também foi punida a altura em 2010. O caso mais estarrecedor dos últimos anos teve fim em março com a condenação do Casal Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá pela morte da pequena Isabella Nardoni. Agressões a homossexuais na Avenida Paulista abriram a discussão sobre homofobia. O drama das famílias de seis jovens desaparecidos em Luziânia, interior de Goiás, no início do ano terminou com o aparecimento dos corpos e a prisão do autor das mortes, Adimar Jesus da Silva. O caso revoltou, pois o assassino estava em liberdade quando deveria estar preso. Dias depois, foi encontrado morto na cela da cadeia. A morte do universitário Alcides e o Caso Jennifer, morta pelo marido e os “sogros” em fevereiro chocou Pernambuco, mas nada comparado aos casos Mércia e Bruno. Depois do desaparecimento e 20 dias de buscas, o corpo da advogada Mércia Nakashima foi encontrado em São Paulo. Depois de investigações, o ex-namorado Mizael Bispo de Souza foi indiciado como autor do crime.
No final de 2009, Eliza Samudio prestou queixa contra o goleiro do Flamengo Bruno. Em junho de 2010, com seu desaparecimento, o goleiro foi considerado o suspeito número um. Revelação de pessoas próximas trouxe à tona uma história macabra. Eliza teria sido morta, suas carnes tiradas e jogadas aos cães. Vestígios de sangue encontrados no carro de Bruno deixaram mais evidente à participação do goleiro. Bruno saiu do clube, perdeu contratos milionários, foi preso junto com uma dezena de pessoas, porém, o corpo nunca foi encontrado. Uma criança de seis anos foi torturada pela procuradora aposentada Vera Lúcia Santana Gomes em maio, a garotinha havia sido adotada. No Maranhão, um homem foi preso depois de violentar a própria filha e ter seis filhos com ela, vivendo com elas em condições subumanas.
O Brasil entra numa nova fase política. Depois de quatro meses de campanha, tendo Lula como seu principal cabo eleitoral, Dilma Rousseff foi eleita no segundo turno a primeira presidente do país. A disputa foi um acontecimento à parte. Farpas, Dossiês e teatro do oponente José Serra, no episódio da bolinha de papel numa passeata, deram o tom dos últimos dias de campanha. O palhaço Tiririca foi o Deputado federal mais votado das eleições 2010, em seguida, foi submetido a provar que sabia ler e escrever, após uma denuncia de que seria analfabeto (o que lhe impediria de ser candidato).


E, por fim, a paz finalmente reinou nos morros do Rio de Janeiro. Em dezembro, uma operação que uniu as polícias militares, civis, federais, Bope, Marinha, Exército e Aeronáutica ocupou os morros da Vila Cruzeiro e do Alemão, expulsando os traficantes que, por anos, mandaram e desmandaram na região. Foi uma batalha acompanha ao vivo pelo país e pelo mundo. Chefes do tráfico presos, entre eles, o assassino do jornalista Tim Lopes, que fazia reportagens investigativas sobre o tráfico e foi descoberto em 2002 pelos criminosos. Luxo, drogas, arsenal de armas caíram por terra. Uma imagem descreveu a vitória do governo nessa operação, a fuga de centenas de traficantes, quando os policias invadiram a favela.


Foto: Reprodução Tv Globo

Foto:Wesley Santos/Folhapress

2011 chegou! E nesse ano estaremos juntos com mais informação, economia, política, cultura e esportes.

Comentários