COMEÇA A ERA DILMA ROUSSEFF

A cerimônia de posse da Presidente eleita Dilma Rousseff aconteceu nesta tarde em Brasília. A cerimônia começou por volta das 14h debaixo de muita chuva. No Rolls Royce com a capota fechada, Dilma foi levada até o congresso, onde fez o juramento, junto com seu vice, Michel Temer, numa solenidade conduzida pelo presidente do Senado brasileiro, José Sarney. Após um discurso de aproximadamente 40 minutos, onde a, já presidente, Dilma Rousseff falou sobre os projetos, lembrou sua luta pela democracia e dos seus companheiros, chegando a se emocionar em alguns momentos, após o discurso, a cerimônia foi finalizada. Chefes de estado estiveram presentes, entre eles, o presidente da Venezuela Hugo Chavez e Hillary Clinton.

Logo em seguida, já na parte externa do congresso nacional e sem chuva, a presidente fez a revista no batalhão de guarda presidencial debaixo de aplausos e gritos das pessoas presentes no local, cerca de 20 mil segundo estimativa da polícia. O Rolls Royce, com a capota aberta seguiu com Dilma até a rampa do planalto, onde ela ficou cara a cara com Lula. A presidente e o vice subiram juntos sob aplausos.

Em seguida, os dois foram para o parlatório, com um telhado especial, devido à chuva. Lula esteve o tempo inteiro com Dona Marisa. A faixa foi passada para as mãos de Dilma e os dois se abraçaram. Em seguida, o hino nacional foi executado e acompanhado por toda multidão, que empunhava bandeiras de vários estados e do país. Logo após, Lula deixa o parlatório e Dilma inicia seu primeiro discurso com a faixa presidencial. “Lula estará conosco... saberei honrar seu legado”, falou a presidente. Dilma também lembrou a luta de José de Alencar, internado em São Paulo. Prometeu uma luta pela segurança, saúde e fim da pobreza.



Por fim, ela completa dizendo que dará todo o empenho e dedicação para fazer as transformações que começaram em oito anos prossigam e se expandam. Pois, o país tem condições de ser transformar o país no melhor lugar pra se viver. Foram dois discursos, um para os parlamentares e outro para o povo. Logo depois, recebeu cumprimentos de várias autoridades estrangeiras. A cerimônia de posse terminou com um coquetel.

Foto 1: Flávio Florido/UOL

Comentários