NOTAS DA SEMANA 07 A 13 DE FEVEREIRO

COMOÇÃO EM PERNAMBUCO

Essa semana começou envolta em mistérios sobre o que teria, realmente, motivado o assassinato de Alcides do Nascimento Lins, um jovem de 22 anos que se tornou conhecido por ter sido o primeiro colocado no vestibular da universidade Federal de Pernambuco em 2007. Sua história ganhou projeção nacional ao ser contada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na época. Criado pelos pais, que trabalhavam como carroceiros, o jovem sempre foi estudioso, depois da aprovação no vestibular, seu pai morreu. A mãe, Luiza Ferreira do Nascimento, continuou trabalhando para realizar o sonho do filho, que cursava o ultimo ano de Biomedicina e já trabalhava no Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de PE). O crime aconteceu na sexta-feira (5), por volta das 23h30, no bairro da Torre, zona oeste de Recife. Dois homens invadiram a casa do estudante a procura de dois jovens que seriam vizinhos de Alcides, a mãe e a irmã disseram que o jovem não era quem eles procuravam e por um momento os dois foram embora, um, porém retornou e atirou duas vezes no rapaz, atingindo-o na cabeça. Alcides ainda foi socorrido para dois hospitais da região, mas não resistiu. Durante o enterro, no cemitério de Santo Amaro, colegas e amigos lamentaram o ocorrido e a mãe emocionou todos ao acompanhar o velório, vestida com o jaleco que o filho usava no Hemope. Foi noticiado que os dois suspeitos haviam sido presos, o que foi desmentido pela polícia, que continuam a procura dos dois marginais. Um dos suspeitos é João Guilherme Nunes, 28, que era presidiário e estava em liberdade condicional.
TRAGÉDIA AO VIVO

Um acidente com o helicóptero da Rede Record de Televisão por volta das 7h30 da manhã da ultima quarta-feira (10), matou o piloto Rafael Delgado Pinto, de 45 anos e deixou o cinegrafista Alexandre da Silva Moura, 36, gravemente ferido após cair no gramado de treinamento do Jóquei Clube de São Paulo, que fica na zona sul da cidade. Um problema no rotor da cauda pode ter ocasionado à tragédia. A aeronave modelo PT-YRE sobrevoava a região e cobria uma tentativa de assalto a banco. Rafael chegou a relatar uma pane ao piloto do helicóptero da Tv Globo, que também estava no local. Pouco tempo depois, o acidente era filmado pela equipe da concorrente. O cinegrafista foi atendido pela equipe médica do Jóquei Clube e depois encaminhado ao hospital Itacolomy, no bairro do Morumbi, onde ficou na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), em coma induzido com fraturas em todo o corpo e hemorragia cerebral. O piloto trabalhou na Record de 1999 à 2007, retornando em outubro de 2008. Em nota, a emissora da Barra Funda lamentou o ocorrido.


FINALMENTE PRENDERAM UM

Por 12 votos a 2, o STJ(Supremo Tribunal de Justiça) decidiu pela prisão do governador do Distrito federal, José Roberto Arruda, por entender que ele estaria atrapalhando as investigações da Operação Caixa de Pandora, que foi realizada pela Policia Federal em Novembro e denunciou o esquema de recebimento de propinas entre lideres do governo e parlamentares distritais, que recebeu o nome de Mensalão do DEM. Na época o partido chegou a cogitar expulsá-lo do partido, mas Arruda decidiu sair por conta própria. Sem partido e com pressão por parte da população, José Roberto decidiu deixar o governo do DF, assumido pelo seu vice, Paulo Octávio (DEM), que também está sendo investigado. Outras cinco pessoas também tiveram prisões decretadas, elas estariam envolvidas na tentativa de suborno ao jornalista Edson dos Santos, que é amigo do ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa. José Roberto está numa sala de 40 metros quadrados, sem cela, com televisão e ar-condicionado, no primeiro dia recebeu pizza e só come o que a família manda. Segundo os advogados de defesa, o ex-governador estaria passando por um constrangimento ilegal ao ser preso sem uma investigação concluída.

Comentários