TOP SEVEN (20 a 26 de Julho de 2025)

JOSÉ MARIA MARÍN MORRE AOS 93 ANOS EM SP

   O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol morreu aos 93 anos, na madrugada do domingo (20), em São Paulo. José Maria Marín (Foto) estava internado no Hospital Sírio-Libanês, no entanto, a causa da morte não foi divulgada. Ele nasceu em 6 de maio de 1932 e fez carreira na política na capital paulista. Assumiu mandatos como vereador e deputado estadual, além de alternar cargos de vice-governador e governador de São Paulo entre os anos de 1979 e 1983. No esporte, foi dirigente da Federação Paulista de Futebol de 1982 a 1988 e chefiou a delegação da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo no México, em 1986. Marín chegou à presidência da CBF em 2012, após a renúncia de Ricardo Teixeira, e ocupou a função até 2015, quando foi sucedido por Marco Polo del Nero. Ele chegou a ser preso em 2015, na Suíça, durante investigação do FBI sobre corrupção no futebol. José Maria Marín foi condenado à prisão nos Estados Unidos e só voltou ao Brasil em 2020. O velório e cremação do ex-dirigente aconteceu na Bela Vista.    ´

CÚPULA SOBRE DEMOCRACIA REÚNE PRESIDENTES NO CHILE   

   A reunião entre líderes de cinco países discutiu a defesa da democracia, na segunda-feira (21), em Santiago (Foto). O encontro contou com a participação dos presidentes Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Yamandú Orsi (Uruguai), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. O grupo também conversou sobre formas de enfrentar a desinformação e manifestou apoio ao multilateralismo e à cooperação global. Em seu discurso, Lula destacou a importância de regulamentar as plataformas digitais para combater as fake news. Ele também chamou de "chantagem inaceitável" a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de aplicar taxas de importação de 50% ao Brasil utilizando como moeda de troca a suspensão de processos penais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

OZZY OSBOURNE MORRE AOS 76 ANOS NOS EUA   

   O cantor britânico morreu, na terça-feira (22), de acordo com comunicado emitido por sua família. A causa da morte de Ozzy Osbourne (Foto) não foi divulgada. Um dos pioneiros do heavy metal enfrentava problemas de saúde desde que foi diagnosticado com Parkinson, em 2019. Sem conseguir andar, o ídolo fez seu show de despedida, no dia 5 de julho, sentado em um trono, na sua cidade natal, Birmingham. Ozzy nasceu em 3 de dezembro de 1948 e teve uma juventude tumultuada, chegando a ser preso aos 17 anos por roubo. Ele integrou várias bandas de rock até montar a própria, junto com o guitarrista Tony Iommi. O grupo musical recebeu o nome de "Black Sabbath" e lançou seu primeiro álbum em 1970. Osbourne deixou a banda e se afastou dos palcos em meados daquela década, só retomando as atividades em 1980, em carreira solo. Ele retornou ao "Sabbath" em várias ocasiões, alternando turnês em grupo e solo. O grupo foi introduzido no "Hall da Fama do Rock and Roll" em 2006. Em 2001, o artista estourou na televisão com o programa "The Osbournes", um reality que mostrava o cotidiano de sua família. Ele também participou de outros projetos na TV e no cinema.

BRASIL ANUNCIA ADESÃO A AÇÃO CONTRA ISRAEL POR "GENOCÍDIO"  

   O Itamaraty confirmou, na quarta-feira (23), a entrada formal do Brasil na denúncia contra Israel aberta pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas. Ação visa que a ONU declare que o país liderado por Benjamin Netanyahu violou obrigações que estão previstas na "Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio" durante os conflitos com a Faixa de Gaza, iniciados em 7 de outubro de 2023. Em sua alegação, o Brasil expressou sua indignação com os recorrentes episódios de violência contra a população civil do território palestino. O governo brasileiro também afirmou que Israel comete "contínuas violações do Direito Internacional" ao anexar territórios pela força e expandir assentamentos ilegais. Por outro lado, a Embaixada israelense lamentou a posição do governo brasileiro e afirmou que "as palavras duras não retratam o que está ocorrendo atualmente em Gaza". De acordo com a Representação de Israel, cerca de 85 milhões de porções de comida foram entregues aos palestinos nos últimos meses. O país também refuta todas as alegações da África do Sul na ação aberta na ONU.

CORPO DE PRETA GIL CHEGA AO BRASIL   

   O caixão com o corpo da cantora desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na madrugada da quinta-feira (24). Em seguida, os restos mortais de Preta Gil (Foto) foram encaminhados para o Rio de Janeiro, onde foram preparados para o velório que aconteceu no Theatro Municipal. A chegada da urna funerária foi acompanhada pelo filho da artista, Francisco Gil, e da neta, Sol de Maria. Preta morreu no dia 20 de julho, em Nova York, após complicações do câncer colorretal que enfrentava desde janeiro de 2023. A cantora tinha 50 anos e estava nos Estados Unidos sendo submetida a um tratamento experimental contra a doença desde maio, quando sua equipe médica anunciou que todas as terapias disponíveis no Brasil não surtiam mais efeito. 

   A cantora e empresária herdou o talento musical do pai, Gilberto Gil, e foi fruto de seu casamento com Sandra Gadelha. Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas passou maior parte da infância e adolescência em Salvador. Iniciou a carreira artística em 2003, quando lançou seu primeiro disco: "Prêt-à Porter". Ela lançou mais cinco trabalhos audiovisuais e fez participações em filmes e telenovelas, além de ter apresentado seus próprios programas de TV: Caixa Preta (Band) e Vai e Vem (Multishow). Até descobrir o câncer, Preta se dedicava ao seu bloco de Carnaval, "Bloco da Preta", que arrastava multidões pelas ruas do Rio no Carnaval. O velório foi aberto ao público, enquanto a cremação foi restrita a familiares e amigos, ocorrendo no Crematório do Cemitério da Penitência.

EX-DEPUTADO "BRASILEIRO" É PRESO NOS EUA   

   George Santos se entregou a polícia norte-americana na sexta-feira (25), na penitenciária federal de Nova Jersey. Em abril, ele foi condenado a 7 anos de reclusão pelos crimes de fraude e falsidade ideológica. Em seu julgamento, o político se declarou culpado por cometer irregularidades para tentar cooptar doadores para sua campanha eleitoral. Ele também desviou parte dos recursos arrecadados para arcar com procedimentos estéticos e plataformas de conteúdo adulto. Antes de se entregar à Justiça, Santos publicou uma mensagem em tom sarcástico, na sua rede social, se despedindo de apoiadores e críticos, afirmando que "lendas nunca se vão de verdade". Uma série de mentiras sobre seu histórico profissional colocaram a credibilidade de George Santos, que é filho de brasileiros, em xeque e fizeram o Congresso dos Estados Unidos abrir uma investigação contra o deputado republicano eleito em 2022. Com mais de 23 acusações criminais na Justiça norte-americana, Santos foi o sexto parlamentar da história a ser expulso da casa legislativa do país.

ACAMPAMENTO EM FRENTE AO STF É DESFEITO NO DF   

   O grupo de parlamentares que acampava em frente ao Supremo Tribunal Federal foi removido na madrugada do sábado (26), em Brasília. A retirada aconteceu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, que acatou o pedido da Procuradoria-Geral da República. O acampamento havia sido iniciado no dia anterior pelo deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), em protesto contra as medidas cautelares determinadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O movimento ganhou força ao longo das horas e outros parlamentares aderiram ao protesto. Em seguida, a PGR pediu que a Polícia Federal intimasse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para efetuar a remoção imediata dos deputados. Na sua decisão, Moraes determinou a prisão em flagrante de quem insistisse em continuar no local. Ele também proibiu acampamentos em um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e em frente a quartéis das Forças Armadas.

Fontes: G1, Uol, Ig, Terra e CNN Brasil.

Fotos: José Maria Marín (Getty Images); Cúpula sobre a Democracia (Ricardo Stuckert / Presidência); Ozzy Osbourne (Divulgação); Preta Gil (Reprodução / Redes Sociais). 

Comentários