TOP SEVEN (18 a 24 de Fevereiro)

ABÍLIO DINIZ MORRE AOS 87 ANOS EM SP 

   O fundador do Grupo Pão de Açúcar morreu, no domingo (18), no hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo. Ele ficou internado por um mês na instituição para tratar uma pneumonite e foi vítima de insuficiência respiratória. O velório ocorreu no dia seguinte, no salão nobre do estádio do São Paulo Futebol Clube, que era seu clube do coração. Políticos, personalidades e empresários lamentaram a perda de Abílio Diniz (Foto). Ele nasceu em 28 de dezembro de 1936 e começou a carreira empresarial abrindo o supermercado Pão de Açúcar com seu pai, Valentim Diniz, em 1959. Na sequência se formou em Administração de Empresas e cursou Marketing nos Estados Unidos. Na década de 1970, o Pão de Açúcar se tornou a maior varejista da América Latina. Nas décadas seguintes, ele expandiu a atuação empresarial e se tornou um dos homens mais ricos do país. Em 1989, Diniz foi sequestrado e passou 6 dias em cativeiro, sendo resgatado pela Polícia. O empresário deixou a mulher, Geyze, cinco filhos, além de netos e bisnetos.

ISRAEL DECLARA LULA "PERSONA NON GRATA"

    O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, anunciou, na segunda-feira (19), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou "persona non grata" em função das declarações feitas no dia anterior sobre a operação militar na Faixa de Gaza. Na fala de Lula, durante uma entrevista na Etiópia, ele classificou a morte de civis como genocídio e comparou o que ocorreu no território com o Holocausto promovido por Adolf Hitler contra judeus. As afirmações rodaram todo o planeta e dividiram opiniões. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a fala do brasileiro "cruzou uma linha vermelha" e a definiu como "vergonhosa e grave". Ainda na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chamou o embaixador em Tel Aviv, Frederico Meyer, de volta ao país para consultas. Ele também convocou o chanceler israelense Daniel Zonshine para uma reunião no Itamaraty. A condição de "persona non grata" será mantida até Lula se desculpar pelas palavras.

ASSALTO À MANSÃO TERMINA COM DOIS MORTOS EM SP

   Três suspeitos invadiram uma residência de luxo no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, na madrugada da terça-feira (20). A Polícia foi acionada por volta das 7h20 e atendeu a ocorrência. Durante a ação, que deixou os moradores reféns, um vigilante da rua entrou em confronto e feriu o primeiro suspeito. Ele foi socorrido para o Hospital Universitário e preso após receber atendimento médico. O segundo criminoso se envolveu na troca de tiros com os agentes de segurança, foi atingido e acabou morrendo no local. O terceiro tentou fugir em um veículo, que acabou se incendiando. Ele morreu carbonizado. O caso foi registrado na 34ª Delegacia de Polícia da Vila Sônia, que não divulgou os nomes dos envolvidos. Nenhum dos moradores da mansão ficou ferido na tentativa de assalto.

RIO DE JANEIRO SEDIA REUNIÃO DO G20

    O primeiro dia da reunião dos ministros de relações exteriores dos países que compõem o G20 (Grupo das 20 maiores economias do mundo) aconteceu na quarta-feira (21), no Rio de Janeiro (Foto). Por dois dias, os chanceleres discutiram a reforma de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas, combate à fome e pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável. Entre os nomes que participaram do evento, estavam o secretario de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e embaixador da Rússia, Sergei Lavrov. Dentre as grandes economias do planeta, apenas a China não enviou seu chanceler, Wang Yi. Os convidados da reunião se encontraram na Marina da Glória sob um forte esquema de segurança. O governo brasileiro também convidou entidades, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, ONU, Unesco, Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros. 

FLÁVIO DINO TOMA POSSE DE CARGO NO STF

   A cerimônia de posse do novo ministro aconteceu, na quinta-feira (22), no plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso, e contou com a participação dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Flávio Dino (Foto) foi indicado por Lula após a aposentadoria de Rosa Weber. Ele passou por sabatina no Senado no dia 13 de dezembro de 2023 e foi aprovado por 41 votos a 31. O novo ministro é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e se dedicou a advocacia e à função de professor nos primeiros anos de formação. Atuou como juiz entre 1994 e 2006, quando migrou para a política. Foi eleito deputado, senador, governador do Maranhão por dois mandatos e era ministro da Justiça e Segurança Pública quando foi indicado ao STF. Após a posse, Dino participou de uma missa na Catedral de Brasília.

WILSON FITTIPALDI MORRE AOS 80 ANOS EM SP

   O ex-piloto da "Fórmula 1" morreu na sexta-feira (23), na capital paulista. Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, desde que sofreu uma parada cardíaca durante o almoço de Natal. Wilson Fittipaldi Júnior (Foto) passou a maior parte da internação sedado e entubado. Filho do jornalista Wilson Fittipaldi e irmão de Emerson, Wilsinho nasceu em 25 de dezembro de 1943 e sempre esteve ligado à velocidade. Disputou competições de kart e Fórmula 3 antes de estrear na "F1", em 1972. Chegou a montar uma equipe na categoria: Copersucar-Fittipaldi, que esteve em atividade de 1975 a 1982. Ele também competiu pela Stock Car e GT3 antes de encerrar a carreira. Em 2012, Wilsinho foi diagnosticado com Parkinson e viu a saúde se debilitar nos últimos anos. O ex-piloto deixou dois filhos, Christian e Roberta Fittipaldi. O velório e enterro do corpo do ex-piloto foram realizados no Cemitério da Paz, também em São Paulo.

VISITA DE LÍDERES MARCA OS DOIS ANOS DE GUERRA NA UCRÂNIA 

   Um grupo formado pelos primeiros-ministros da Bélgica, Canadá e Itália, além da presidente da União Europeia, se encontraram com o presidente da Ucrânia,Volodymyr Zelenski, na manhã do sábado (24), em Kiev. A visita marcou a passagem dos dois anos da invasão do país pela Rússia, ocorrida em 24 de fevereiro de 2022. Ursula von der Leyen, Giorgia Meloni, Justin Trudeau e Alexander De Croo chegaram à capital ucraniana a bordo de um trem. Ao longo do dia, outros líderes do G7 prestaram homenagens, entre eles, Joe Biden, dos Estados Unidos. Em discurso, Zelenski voltou a afirmar que vencerá os russos. No mesmo dia, o Reino Unido anunciou um pacote com recursos para desenvolvimento de armas e ajuda humanitária. Já o grupo das sete maiores economias do mundo prometeu examinar uma nova série de sanções contra o governo de Vladimir Putin. A Rússia, por sua vez, seguiu atacando territórios ucranianos. Estima-se que pelo menos 500 mil pessoas tenham morrido em ambos os lados nos conflitos.

Fontes: CNN, Ig, Uol, O Tempo, Terra.

Fotos: Abílio Diniz (Divulgação); Reunião G20 (Chuck Kennedy / State Department / Fotos Públicas); Flávio Dino (Ricardo Stuckert); Wilson Fittipaldi (Reprodução / Redes Sociais).

Comentários