TOP SEVEN (24 a 30 de Setembro)

SÃO PAULO CONQUISTA TÍTULO INÉDITO NA "COPA DO BRASIL"

   O tricolor paulista levantou a primeira taça da "Copa do Brasil" (Foto), no domingo (24), após o segundo jogo da final contra o Flamengo, no estádio do Morumbi. Com a vantagem construída na primeira partida, através do gol de Calleri marcado no Maracanã, o São Paulo precisava apenas do empate para conquistar o tão sonhado título da competição. O Flamengo partiu para o ataque já nos primeiros minutos e conseguiu abrir o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, com o gol de Bruno Henrique. Não demorou muito e Rodrigo Nestor deixou tudo igual novamente. O rubro-negro carioca até tentou no segundo tempo, mas não conseguiu reverter o empate de 1 a 1. No placar agregado, a equipe de Dorival Júnior fez 2 a 1 e comemorou o campeonato diante dos mais de 63 mil pagantes.

EMPRESÁRIO ARTÍSTICO PINGA MORRE EM PE

   José Carlos Mendonça, mais conhecido como Pinga (Foto), morreu aos 83 anos, na segunda-feira (25), em sua residência na cidade do Recife. De acordo com a família, o empresário artístico faleceu de causas naturais. Como ele era natural de Sergipe, o corpo foi levado para Aracaju, onde foi velado e sepultado no cemitério Colina da Saudade, na terça-feira. O empresário foi proprietário da "Pinga Promoções Artísticas", que promoveu apresentações musicais por todo o Brasil, em especial na Região Nordeste. Estima-se que a empresa tenha realizado mais de 15 mil eventos durante seu período de atividade. Entre os artistas que tiveram shows promovidos pela Pinga Promoções, estiveram os brasileiros Chico Anysio, Maria Bethânia, Roberto Carlos, e nomes internacionais, como o espanhol Julio Iglesias.   

AUGUSTO HELENO DEPÕE EM CPI DO 8 DE JANEIRO

   O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro foi ouvido na terça-feira (26), durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as manifestações de 8 de Janeiro que terminaram em depredação na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O general Augusto Heleno (Foto) chegou a pedir ao Supremo Tribunal Federal para não comparecer à CPI, mas o ministro Cristiano Zanin negou a liberação, permitindo, no entanto, que ele não respondesse perguntas que pudessem criar provas contra si. Em sua fala inicial, o militar da reserva afirmou que não poderia prestar esclarecimentos sobre o dia dos atos pois havia deixado o cargo no dia 31 de dezembro. Ele também disse que jamais tratou de assuntos eleitorais com seus subordinados no GSI e que nunca esteve em acampamento de manifestantes. Ao falar sobre as denúncias de Mauro Cid sobre um eventual golpe, Heleno afirmou que o tenente-coronel não participava de reuniões.

POLÍCIA ANUNCIA CONCLUSÃO DE INQUÉRITO DE ACIDENTE COM ATOR

   O delegado Ângelo Lages, da 16ª DP, anunciou na quarta-feira (27) que o inquérito que investigou o atropelamento do ator Kayky Brito foi concluído no Rio de Janeiro. De acordo com ele, as provas colhidas apontaram que o motorista Diones Coelho da Silva trafegava a 48 km/h quando colidiu com o ator na madrugada do dia 2 de setembro. No trecho onde ocorreu o acidente, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, o limite de velocidade é de 70km/h. Após o fato, Diones passou por exames, no Instituto Médico Legal, que não apontaram ingestão de bebida alcoólica nem outra substância que influenciasse na atenção ao volante. Em depoimento, Maria Estela Lima, a passageira do veículo, também havia confirmado que o motorista não estava em alta velocidade e chamou o socorro imediatamente. Sendo assim, o profissional de transporte por aplicativo ficou isento de qualquer responsabilidade. Kayky Brito ficou internado por 25 dias na UTI do Hospital Barra D'or, após sofrer politrauma corporal e traumatismo craniano. Ele deixou o hospital na sexta-feira e segue o tratamento em casa. O caso foi arquivado e seguirá para o Ministério Público e para a Justiça.

LUÍS ROBERTO BARROSO ASSUME PRESIDÊNCIA DO STF

   A cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal aconteceu no plenário da Suprema Corte, na tarde da quinta-feira (28), em Brasília. Luís Roberto Barroso (Foto) sucedeu Rosa Weber, que deixou o STF devido a aposentadoria compulsória, que determina a saída dos ministros ao completarem 75 anos. Além dele, o ministro Edson Fachin assumiu a vice-presidência da Corte. 
A abertura da sessão teve o Hino Nacional cantado por Maria Bethânia. A solenidade foi rápida e reuniu os presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.  Barroso prometeu uma gestão com foco em três eixos: Conteúdo, comunicação e relacionamento. Ele também afirmou que dará ênfase em assuntos que envolvam segurança jurídica, respeito e à separação dos Poderes. Roberto Barroso tem 65 anos, é advogado, professor e está no STF desde 2013, quando foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Além do STF, ele também presidirá o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até setembro de 2025.

IBGE: TAXA DE DESEMPREGO CAI NOVAMENTE

   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua na sexta-feira (29). De acordo com o novo levantamento, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 7,8% no trimestre encerrado em agosto. Foi o menor índice desde fevereiro de 2015, quando a taxa era de 7,5%. Atualmente, 8,4 milhões de pessoas estão sem emprego no país, uma queda de 528 mil pessoas em relação à última Pnad Contínua. Já o número de empregados formais está em 99,7 milhões, com um incremento de 641 mil novos empregos no trimestre de junho a agosto. O Brasil ainda conta com 13,2 milhões de trabalhadores sem carteira assinada, 25,4 milhões de pessoas trabalhando por conta própria e 5,9 milhões de trabalhadores domésticos. A taxa de informalidade atual é de 39,1%, representando 38,9 milhões de brasileiros na informalidade. A população desalentada (Que desistiu de procurar emprego) é formada por 3,6 milhões de pessoas.

ESLOVÁQUIA VAI ÀS URNAS PARA ESCOLHER PREMIÊ

   As eleições legislativas antecipadas ocorreram no sábado (30), na Eslováquia. As atenções ao pleito giraram em torno de dois nomes: O populista e ex-primeiro ministro Robert Fico e o liberal e pró-Ocidente Michal Simecka. As projeções da disputa se mostraram equilibradas devido a divisão da população. Simecka é líder do partido "Eslováquia Progressista", que tem forte apelo junto aos jovens, enquanto Fico representa a sigla SMER, apoiado pelos mais velhos. A União Europeia também ficou atenta à votação eslovaca, já que Robert Fico afirmou em campanha que não enviará mais armas para Ucrânia, sua vizinha ao Leste, caso seja eleito. Se posicionando como pró-Rússia, o político classificou as sanções contra o país de Vladimir Putin como "inúteis". A Eslováquia vive uma grave crise política e voltou às urnas pela quinta vez em quatro anos para escolher um premiê. Ao término da apuração, o partido Smer venceu o pleito com 23,34% dos votos, contra 16,86% do Eslováquia Progressista e 15,03% do Hlas.

Fontes: Uol, Diário de Pernambuco, G1.

Fotos: São Paulo FC (Reprodução "X" / @SaoPauloFC); José Carlos Mendonça Augusto Heleno (Reprodução); General Augusto Heleno (Reprodução); Luís Roberto Barroso (Ricardo Stuckert / PR).

Comentários