TOP SEVEN (23 a 29 de Abril)

JOGADOR É PRESO POR AGRESSÃO EM PE

   Fernando Karanga (Foto), de 32 anos, foi preso em flagrante, no domingo (23), no Recife, acusado de agredir a companheira. Valeryia Valynchyts, de 29 anos, é natural de Belarus e foi encontrada caída em uma rua do bairro de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana. O jogador, que atua no Henan Songshan Longmen Football Club, da China, foi preso por violência doméstica e encaminhado para a Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro. Durante a autuação, a Polícia Civil descobriu que havia um mandado de prisão expedido pela Vara da Família de Varginha, em Minas Gerais. A defesa do atleta negou as agressões. No Brasil, Karanga já jogou no Santa Cruz, Bragantino, Criciúma, Paraná, entre outros clube.

CHICO BUARQUE RECEBE PRÊMIO EM PORTUGAL

   O cantor e compositor brasileiro recebeu o prêmio Camões, na segunda-feira (27), no Palácio de Queluz, em Lisboa. A principal honraria da literatura em língua portuguesa foi entregue pelos presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Chico Buarque (Foto) havia sido premiado na 31ª edição do Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura, ocorrido em 2019, mas a entrega não havia sido assinada pelo então presidente, Jair Bolsonaro. Em seu discurso, o escritor e dramaturgo dedicou o prêmio aos artistas brasileiros que foram humilhados e ofendidos "nos últimos anos". O Camões foi instituído em 1988 e é concedido anualmente. Chico Buarque é o 13º brasileiro a receber o prêmio.

ENGAVETAMENTO ENVOLVE QUINZE VEÍCULOS EM PE

   Um acidente envolvendo uma caminhonete, na tarde da terça-feira (26), deu início a um engavetamento gravíssimo na BR-408, no município de São Lourenço da Mata. O veículo foi "trancado" por outro e capotou. Em seguida, outros motoristas pararam para prestar socorro. Minutos depois, um caminhão carregado com tijolos perdeu o controle, não conseguiu frear e atingiu os veículos que estavam estacionados no acostamento. Dos quinze veículos envolvidos no acidente, seis eram caminhões. Quatro ficaram carbonizados e a rodovia precisou ser fechada para o atendimento às vítimas. No total, 14 pessoas ficaram feridas. O único caso com gravidade foi transferido de helicóptero para o Hospital da Restauração, na região central do Recife.   

BOLSONARO PRESTA DEPOIMENTO NA PF

   O ex-presidente esteve na sede da Polícia Federal de Brasília, na manhã da quarta-feira (26), para prestar depoimento no âmbito do inquérito que investiga os autores da invasão ocorrida nos edifícios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. O pedido para que Jair Bolsonaro (Foto) prestasse esclarecimentos foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A oitiva durou cerca de 2 horas e foi acompanhada pelos advogados Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser. O ex-presidente havia postado um vídeo, dois dias após o ato, que fez o Ministério Público Federal suspeitar de ligação dele com os vândalos. Em sua defesa, o ex-presidente afirmou que fez a postagem por engano e que estava sob efeito de medicamentos durante uma internação em Orlando, nos Estados Unidos.  

DESABAMENTO DE PRÉDIO MATA SEIS EM PE

   Parte de um edifício residencial desabou na noite da quinta-feira (27), deixando seis mortos e cinco feridos no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. Era por volta das 22h quando alguns dos 16 moradores que estavam no prédio ouviram um estrondo. Minutos depois, a área de oito apartamentos foi ao chão. Na sequência, foram registrados focos de incêndio. Durante a madrugada e ao longo do dia seguinte, o Corpo de Bombeiros trabalhou nas buscas por sobreviventes. O último corpo, de uma mulher de 60 anos, foi resgatado na manhã do sábado. De acordo com a prefeitura do município, o edifício Leme foi interditado em 2000 após vistorias das gestões municipal, estadual e da Universidade Federal de Pernambuco. As instituições, inclusive, solicitaram a seguradora a vigilância e demolição do imóvel, o que não aconteceu. As causas do desabamento serão investigadas.

PASTORES SÃO CONDENADOS POR MORTE DE LUCAS TERRA NA BA

   Fernando Aparecido da Silva e Joel Miranda foram condenados a 21 anos de prisão pela morte de Lucas Terra (Foto), ocorrida em 21 de março de 2001. A decisão foi publicada pela juíza Andrea Teixeira Lima Sarmento Netto na manhã da sexta-feira (28). O crime aconteceu dentro de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus em Salvador. Um terceiro pastor, Silvio Roberto dos Santos Galiza, já havia sido condenado em julgamento ocorrido em 2004. De acordo com a investigação, os três teriam se vingado de Lucas por ele ter recusado as investidas sexuais deles. O garoto foi imobilizado, agredido sucessivamente e teve o corpo incendiado. Fernando e Joel chegaram a ser julgados em 2013 e foram inocentados em decisão monocrática. A família Terra recorreu e o Tribunal de Justiça da Bahia levou os réus para júri popular. A defesa dos condenados ainda podem recorrer da nova decisão.

EXTRADITADO, THIAGO BRENNAND CHEGA AO BRASIL

   O empresário pernambucano desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo na tarde do sábado (29). Ele havia sido preso em Abu Dhabi, no dia 17 de abril, logo após ter o pedido de extradição para o Brasil autorizado. Escoltando Thiago Brennand, estavam dois policiais federais e um escrivão da Interpol. Ele é réu em oito processos por crimes contra mulheres, entre eles, agressão, cárcere privado, ameaça e estupro. Do terminal de Guarulhos, Brennand foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, na Lapa. Nos próximos dias, ele deverá ser transferido para uma unidade prisional. As investigações contra o empresário começaram após flagras de agressão contra a atriz Alliny Helena Gomes, de 37 anos, em uma academia de São Paulo. Nos dias seguintes, outras denúncias vieram à tona. Na tentativa de fuga, ele viajou para os Emirados Árabes Unidos e chegou a ser preso em outubro de 2022, na época, ele pagou fiança e foi solto.

Fontes: G1, Agência Brasil, Ig e Terra.

Fotos: Fernando Karanga (Reprodução/ Instagram); Chico Buarque (Ricardo Stuckert / PR); Jair Bolsonaro (Marcelo Camargo / Agência Brasil); Lucas Terra (Divulgação).

Comentários