TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (11 a 17 de Junho)

POLÍCIA FAZ AÇÃO COM USUÁRIOS DE DROGAS EM SP

   Uma ação policial, realizada na manhã do domingo (11), retirou usuários da antiga "Cracolândia" da Praça Santa Isabel, na região central de São Paulo. Todos foram revistados e autorizados a voltarem para a praça seis horas depois. Os usuários foram orientados a não levar materiais que pudessem auxiliar na construção de estruturas, como barracas que utilizam para o consumo de drogas. Assistentes sociais participaram da ação, que afirmaram ter a finalidade de limpar a área, tomada pelo lixo. No total, mais de 20 caminhões com resíduos foram retirados na operação, que começou por volta das 6h, com o isolamento de quarteirões em volta da praça. Houve confronto e usuários afirmaram terem tido pertences roubados pela Guarda Municipal, que participou a ação. Dois traficantes foram presos. Entre os itens apreendidos, estavam 2kg de crack, celulares e R$ 1.600 provenientes do tráfico.

MÉDICA ACUSADA DE NEGLIGÊNCIA DEPÕE NO RJ

   Haydée Marques (Foto) se apresentou na 16ª Delegacia de Polícia da Barra da Tijuco, na manhã da segunda-feira (12), na zona sul do Rio de Janeiro. Ela é acusada de negligência a negar atendimento a Breno Rodrigues Duarte da Silva, de 1 ano e meio. O garoto tinha problemas neurológicos e passou mal. Necessitando ser levado ao Hospital exclusivamente por uma ambulância, a família do menino teve a solicitação negada pela médica. Haydée se negou a falar com a imprensa, mas em entrevista divulgada um dia antes pelo jornal "Extra". Ela afirmou que o caso não era grave e não era a especialidade dela, além de afirmar que estava estressada no dia da ocorrência. Uma nova ambulância foi enviada, mas o garoto já estava morto. Os advogados da família afirmaram que vão processar a médica, o plano de saúde e a empresa responsável pelo serviço de ambulância.

CABRAL É CONDENADO MAIS UMA VEZ POR SÉRGIO MORO

   Acusado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi condenado na terça-feira (13), em julgamento de processo da operação "Lava Jato". Em seu despacho, publicado no sistema da Justiça Federal do Paraná, o juiz Sérgio Moro condenou Cabral a 14 anos e 2 meses de prisão. Acusada dos mesmo crimes, Adriana Ancelmo, mulher do político, foi inocentada por falta de provas. Outras duas pessoas, Wilson Carlos Cordeiro e Carlos Emanuel de Carvalho, que trabalhavam com Cabral, foram sentenciados a 10 e 12 anos de reclusão, respectivamente. A acusação havia sido feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em dezembro do ano passado. O ex-governador, que ainda tem 9 processos abertos contra si na Justiça do Rio de Janeiro, está preso desde novembro de 2016. Os outros dois condenados também cumprem prisão preventiva.

INCÊNDIO CAUSA MORTES E FERE DEZENAS EM LONDRES

   Um incêndio na madrugada de quarta-feira (14) deixou 12 mortos e 78 feridos em um prédio de 24 andares localizado na cidade de Londres, na Inglaterra. O fogo começou no segundo andar e consumiu todo o edifício, destruindo os 120 apartamentos. Equipes do Corpo de Bombeiros local conseguiram controlar o incêndio horas depois. O Grenfell Tower foi construído em 1974 e reformado em 2016. Os feridos foram levados para seis hospitais locais, sendo 18 deles em estado grave. Ainda não se sabe as causas do incêndio, considerado um dos maiores já registrado no país. Residências próximas foram evacuadas pelo perigo de desabamento da estrutura, completamente comprometida pelo fogo. Na sexta-feira, um novo balanço aumentou o número de mortos para 30. Um refugiado sírio foi o primeiro morto reconhecido. Autoridades estimam que o número de mortos pode aumentar, pois 58 pessoas seguem desaparecidas. 

"MARCHA DE CRISTO" ARRASTA DOIS MILHÕES EM SP

   No dia de Corpus Christi, a Igreja Renascer em Cristo levou cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a organização, as ruas, na quinta-feira (15), em São Paulo. Realizado há 25 anos, o evento foi composto por uma caminhada que começou na Estação da Luz e terminou no Campo de Marte. Durante o trajeto, de 3,5 quilômetros, várias atrações, entre artistas e pastores, se revezavam na saudação aos fiéis, vindos de 500 igrejas de várias denominações religiosas, em três trios elétricos. A Polícia não divulgou o número de pessoas. Entre as ausências mais sentidas, esteve a do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.  

DONO DA JBS DEPÕE E VOLTA A FALAR DE TEMER A PF

   Joesley Batista prestou novo depoimento a Polícia Federal, na sexta-feira (16), em Brasília. Ele foi ouvido novamente no âmbito do processo que investiga a acusação de organização criminosa contra o presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. A defesa do delator da "Lava Jato", confirmou que Batista reforçou tudo que foi dito e provado com gravações no primeiro depoimento. O depoimento foi o último passo antes da conclusão do inquérito, pedido para o dia 19 de junho pelo Supremo Tribunal federal. A finalização dos trabalhos coincidirá coma apresentação da denúncia contra o presidente, feito pela Procuradoria-Geral da República. Para ser analisada pelo Tribunal, porém, a acusação deverá ser autorizada pelo plenário da Câmara. 

RÚSSIA DÁ INÍCIO A COPA DAS CONFEDERAÇÕES

   A nona edição da Copa das Confederações teve início na manhã do sábado (17), no Estádio Nacional de São Petersburgo, na Rússia. Uma rápida abertura contou com apresentação de danças e imagens típicas do país. Em seguida, a seleção anfitriã enfrentou a Nova Zelândia na partida inicial. Antes, porém, o presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso de aproximadamente cinco minutos. Em campo, a Rússia venceu sem dificuldade a seleção da Oceania, por 2 a 0. No primeiro tempo, Glushakov chutou, a bola bateu na trave e logo em seguida em Boxall, antes de entrar. O gol foi anotado como contra. Os russos ampliaram a vantagem, com Smolov, aos 23 minutos do segundo tempo. O próximo jogo dos anfitriões é contra Portugal, no próximo dia 21. Os neozelandeses enfrentarão o México no mesmo dia. No total, 8 seleções disputam o troféu da competição (Foto).

Fontes: Folha de São Paulo, G1, Ig.
Fotos: Haydée Marques (Reprodução / TV); Incêndio em Londres (Natalie Oxford / AFP); Troféu da Copa das Confederações (Reprodução / Twitter).

Comentários