TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (5 a 11 de Março)

FLUMINENSE LEVA A TAÇA GUANABARA DE 2017

   Um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro, o Fla Flu, ganhou mais um capítulo no domingo (5). Disputando a final da Taça Guanabara. o Fluminense (Foto) começou a partida em vantagem, marcando 3 a 2 em cima do Flamengo. No segundo tempo, porém, deixou os adversários empatarem aos 40 minutos, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, que terminaram em 4 a 2 para o "Flu", Marcos Júnior fez o gol da vitória diante de um público de mais de 27 mil pessoas no estádio Nilton Santos, o "Engenhão". Além do título, a equipe manteve a invencibilidade durante toda a competição.

TRUMP ASSINA NOVO DECRETO PROIBINDO IMIGRANTES DE SEIS PAÍSES

   Após a Justiça norte-americana invalidar um primeiro decreto que proibia a entrada de imigrantes do Irã, Somália, Líbia, Iêmen, Síria, Iraque e Sudão, o presidente Donald Trump assinou um novo documento na segunda-feira (6). A nova versão do veto, porém, excluiu imigrantes do Iraque da lista. Refugiados sírios também poderão entrar nos Estados Unidos, desde que sigam os mesmo procedimentos impostos a pessoas de outros países que pedem refúgio ao país. A medida passa a vigorar a partir do dia 16 de março. A retirada do Iraque se deu pela colaboração do país na investigação sobre seus cidadãos, além de melhorar os padrões dos documentos de quem viaja ao país.

TEMER ANUNCIA QUE REFORMA TRIBUTÁRIA COMEÇA EM ABRIL 

   Em conversa com jornalistas, durante a Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na terça-feira (7), o presidente Michel Temer anunciou que deve iniciar a reforma tributária ainda no primeiro semestre deste ano. As novas regras de arrecadação do PIS e  do Cofins devem ser feitas através de Medidas Provisórias enviadas a Câmara dos Deputados em abril e junho, respectivamente. A decisão de fazer as alterações através das MPs tem como base a rapidez. Ainda durante o "Conselhão", o presidente afirmou que o ICMS também terá mudanças, que devem ser implementadas até o fim do ano. Em 2016, o PIS e Cofins juntos foram responsáveis por 20% do total arrecadado pelo Governo Federal.

JOSÉ DIRCEU TEM NOVA CONDENAÇÃO NA "LAVA JATO"

   O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na quarta-feira (8). A pena total foi de 11 anos e três meses de prisão. A defesa afirmou que vai recorrer da decisão. Dirceu está preso preventivamente desde agosto de 2015. Ela já havia sido condenado em maio de 2016 pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa no episódio envolvendo contratos superfaturados da Construtora Engevix com a Petrobras. Ele é apontado como destinatário de 30% de uma propina de R$ 7 milhões pagos pela empresa Apolo Tubulars em troca de ajuda do ex-diretor Renato Duque para fechar contrato com a estatal. Outras quatro pessoas, incluindo Duque e o irmão de Dirceu, foram condenadas. Paulo Cesar de Castro Palhares e Carlos Eduardo de Sá Baptista foram absolvidos por falta de provas.

MEC ANUNCIA MUDANÇAS NO ENEM 2017

   O ministro da educação, Mendonça Filho (Foto), anunciou novidades na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio em 2017. A coletiva foi realizada em Brasília na manhã da quinta-feira (9). Entre as mudanças, a principal foi os dias das provas. Este ano, os exames serão realizados nos dois primeiros sábados de novembro. Dia 5, terão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No dia 12, é a vez de matemática e ciências da natureza. Os cadernos e cartões de resposta serão personalizadas com os dados do candidato e o Enem não será mais utilizado como certificado do Ensino Médio. A isenção da taxa de inscrição também contemplará candidatos cadastrados no CadÚnico, utilizado para famílias de baixa renda, porém, a falta no dia das provas acarretará na perca do direito em 2018. As decisões foram tomadas após consulta pública realizada entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Cerca de 600 mil pessoas opinaram sobre as mudanças. 

FILAS MARCAM PRIMEIRO DIA DE SAQUES DE INATIVOS DO FGTS

   Como era de se esperar, milhões de brasileiros nascidos nos meses de janeiro e fevereiro lotaram Casas Lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal na sexta-feira (10). Todos tinham interesse em sacar os saldos de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para dar conta da procura, algumas agências chegaram a abrir com duas horas de antecedência. Os valores poderão ser sacados até o dia 31 de julho. Quem não retirar o recurso até 31 de julho, só poderá ter aceso ao dinheiro pelas regras antigas: Ao se aposentar ou para a compra da casa própria. Terão direito a retirar o dinheiro os trabalhadores que pediram demissão dos empregos até 31 de dezembro de 2015. Para os nascidos nos meses de março, abril e junho, o período de saque começará no dia 10 de abril.  

CHACINA DEIXA CINCO MORTOS NO RN

   O crime aconteceu durante um baile funk na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na noite do sábado (11). Além dos cinco mortos, sendo quatro homens e uma mulher com idades entre 16 e 21 anos, três pessoas foram socorridas para hospitais da região com ferimentos. Segundo uma das pessoas que prestou socorro no local do atentado, um grupo armado com espingardas e fuzis chegou a festa por volta das 21h e abriu fogo contra os participantes. Eles fugiram em seguida. A investigação do caso ficará a cargo da Polícia Civil. 

Fontes: O Globo, G1, Folha de São Paulo, Uol.
Fotos: Fluminense (Marcelo Theobald / Agência O Globo); Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social); Marcos Côrrea / PR); Mendonça Filho (Reprodução / TV MEC).

Comentários