TOP SEVEN - (26 de Fevereiro a 4 de Março)

TROCA DE ENVELOPES SACODE CERIMÔNIA DO OSCAR

   O momento chave da premiação do Oscar, realizado no domingo (26), nos Estados Unidos, terminou em confusão. No momento do anúncio de melhor filme, os apresentadores da categoria, Warren Beatty e Faye Dunaway, receberam o envelope errado. O documento era referente ao prêmio de melhor atriz, entregue a Emma Stone, do filme "La La Land", minutos antes. Faye anunciou o filme como vitorioso. Os produtores chegaram a fazer discursos de agradecimento quando foram informados do erro. O prêmio foi para "Moonlight" (Foto), causando surpresa para a produção do filme. No dia seguinte, a empresa responsável pelo Oscar, PriceWaterhouseCoopers (PWC) lamentou e pediu desculpas pelo ocorrido aos apresentadores do prêmio, a ABC e a Academia.

CARNAVAL DO RIO REGISTRA NOVO ACIDENTE

   A exemplo da primeira noite de desfiles da escolas de samba do Grupo Especial, o Carnaval do Rio de Janeiro registrou um grave acidente na noite da segunda-feira (27). Aos sete minutos de passagem pela Marquês de Sapucaí, parte da alegoria de um dos carros da Unidos da Tijuca desabou, deixando 12 feridos. O socorro, realizado no setor 1 da avenida, ficou a cargo do Corpo de Bombeiros. Duas vítimas mais graves foram levadas para hospitais da região. Uma alegoria da Mocidade Independente de Padre Miguel também apresentou problemas. Uma plataforma se desprendeu, derrubando uma passista. Ela não se feriu. Um dia antes, um carro da Paraíso do Tuiuti se desgovernou e atingiu 20 pessoas. Uma teve ferimentos graves e foi socorrida. Em ambos os casos, a Polícia Civil realizou perícias para determinar as causas dos acidentes.

ACADÊMICOS DO TATUAPÉ VENCE CARNAVAL DE SP

   Levando o tema "Mãe África", a Acadêmicos do Tatuapé (Foto) sagrou-se campeã do Grupo Especial de São Paulo, pela primeira vez, após a apuração ocorrida na terça-feira (7), no sambódromo do Anhembi, na zona norte paulista. A vice-campeã do carnaval de 2016 viu o título chegar de surpresa no último quesito, ao ver a Dragões da Real, líder até então, receber duas notas 9,9. Ambas as escolas empataram com 269,7 pontos, dos 270 válidos. No critério de desempate, o quesito "samba-enredo", a escola da zona leste levou a melhor. Na terceira colocação ficou a Vai-Vai e Império da Casa Verde, com 269,4 cada,  Rosas de Ouro, com 269,3, e Mocidade Alegre, com 269,2. Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde caíram para o grupo de acesso de 2018, com 268,2 e 268,1 pontos, respectivamente.

PORTELA GANHA TÍTULO NO CARNAVAL DO RJ

   Depois de um jejum de 33 anos, a escola de samba Portela (Foto) venceu a competição do Grupo Especial do Rio de Janeiro em apuração ocorrida na Praça da Apoteose, na tarde da quarta-feira (1). O 22º título da agremiação foi conquistado com o enredo "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", que falou sobre a história dos rios. Assim como aconteceu em São Paulo, o título foi decidido no último quesito. A Portela somou 269,9 pontos, dos 270 possíveis, batendo a Mocidade Independente de Padre Miguel por um décimo. Na terceira colocação apareceu o Salgueiro, com 269,7, seguida da Mangueira, com 269,6 pontos. Paraíso do Tuiuti e Unidos da Tijuca, que foram prejudicadas pelo acidentes e ficaram nas últimas posições, porém, por determinação da Liga das Escolas de Samba, a Liesa, nenhum escola foi rebaixada para o grupo de acesso.

DELÚBIO E MAIS TRÊS SÃO CONDENADOS NA "LAVA JATO"

   O juiz federal Sérgio Moro condenou mais três pessoas por crimes investigados na Operação "Lava Jato", na quinta-feira (2). O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e os empresários Ronam Maria Pinto e Enivaldo Quadrado foram condenados a cinco anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. Todos foram acusados movimentarem R$ 6 milhões de um empréstimo fraudulento feito ao Banco Schahin favorecendo o PT. Esse dinheiro seria parte de um empréstimo feito por José Carlos Bumlai, pecuarista amigo de Lula, em 2004. Em depoimento, Bumlai afirmou que o dinheiro seria para o PT. Quatro pessoas foram absolvidas por falta de provas: Oswaldo Rodrigues Vieira Filho, Marcos Valério Fernandes de Souza, Sandro Tordin e Breno Altman.

TITE APRESENTA SELEÇÃO QUE VOLTA ÀS ELIMINATÓRIAS DA COPA

   Os torcedores brasileiros conheceram, na sexta-feira (3), a equipe que irá retomar as eliminatórias sul-americanas da Copa da Rússia. Durante uma entrevista coletiva, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, anunciou os 24 convocados (Foto) para as partidas contra o Uruguai, no dia 23, em Montevidéu, e em 28 de março, na Arena Corinthians, contra o Paraguai. Dos convocados, apenas quatro jogam no Brasil: Weverton, no Atlético Paranaense; Fagner, do Corinthians; Diego, do Flamengo; Diego Souza, do Sport. A equipe está a um ponto de garantir a vaga para o mundial.

EX-PRESIDENTE DESMENTE AFIRMAÇÃO DO ATUAL NOS EUA

   Barack Obama afirmou, no sábado (4), por meio de seu porta-voz, Kevin Lewis, que não ordenou o grampeamento dos telefones de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, durante a campanha presidencial, em 2016. A acusação foi feita por Trump através da sua conta no Twitter, no entanto, não apresentou nenhuma prova nem citou qualquer fonte que confirmasse o fato, que segundo ele, teria ocorrido em outubro. Obama afirmou que, em seu governo, nem ele nem qualquer funcionário da Casa Branca tiveram autorização para ordenar espionagem de qualquer cidadão do país.

Fontes: Uol, G1, Folha de São Paulo, Globo Esporte.
Fotos: Oscar 2017 (Reprodução / ABC); Acadêmicos do Tatuapé (Heitor Feitosa / Veja.com); Portela (Fernando Grilli / Riotur); Lista de Convocados Seleção Brasileira (Reprodução / Twitter).

Comentários