OPINIÃO: CUIDADO COM O "CANTO DO FGTS"

   Desde o dia 10 de março, os recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estão a disposição para saque dos trabalhadores que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro. Pensando nisso, os golpistas brasileiros, que não dormem em serviço, já colocaram seus "planos macabros" em ação. Ao abrir minha caixa de e-mails, um dia antes do início dos saques, me deparei com a imagem destacada na foto.

   O e-mail informava que eu tinha um saldo de R$ 3.998,25 para ser sacado (Detalhe: o mesmo valor é enviado para todas as possíveis vítimas). Um famigerado "link", de acesso ao suposto extrato, sem encontra logo abaixo da mensagem para quem quiser verificar a "bolada". Para dar algum tipo de "credibilidade", existe um link que, em tese, leva ao site da Caixa. Por amplo conhecimento destas artimanhas criminosas e, principalmente, por saber que não tenho qualquer conta inativa de FGTS, eu sequer me dei ao trabalho de morrer na curiosidade. Deixei pra lá e toquei minha vida.

   Mas pra quem fica encantado com a possibilidade de garantir "mais algum" por fora e costuma cair em qualquer lábia ao ouvir a frase "Você tem dinheiro a receber", fica a dica para tomar muuuuuito cuidado com este novo golpe. Clicar no famigerado "Baixe Agora" pode representar o roubo de dados importantíssimos dos computadores das vítimas. O importante é respirar fundo e lembrar que a Caixa Econômica Federal está disponibilizando canais de informação.

   Aliás, a própria instituição, assim que tomou conhecimento do golpe, reforçou que não entra em contato com nenhuma pessoa por quaisquer meios de comunicação (Telefone, E-mail, WhatsApp, Facebook, entre outros).  Além das agências bancárias, que estão ampliando o horário de atendimento nos primeiros dias, o trabalhador tem a sua disposição o site www.caixa.gov.br/contasinativas e o telefone 0800 726 2017. É ficar atento e não cair no "Canto da Sereia".

Foto: Reprodução 

Comentários