TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (5 a 11 de Fevereiro)

SÃO PAULO PERDE EM ESTREIA DE CENI NO COMANDO

   Um dos maiores goleiros da história do São Paulo, Rogério Ceni (Foto), estreou a frente da equipe tricolor com derrota, no domingo (5), em partida do Campeonato Paulista, na Arena Barueri. O jogo contra o Audax, de Osasco, começou com pressão dos rivais. Marquinhos abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo. Aos 9, Pedro Carmona aumentou. Aos 29 e 36 minutos, Chavez fez dois para os tricolores e deixou tudo igual. O terceiro do Audax saiu aos 9 minutos da segunda etapa, com Felipe Rodrigues. Pedro Carmona concluiu a contagem aos 29. O primeiro jogo oficial do São Paulo com Ceni no cargo de técnico terminou em 4 a 2 para o Audax.

TEMER INDICA MINISTRO DA JUSTIÇA PARA STF

   O nome de Alexandre de Moraes foi indicado pelo presidente Michel Temer, na segunda-feira (6), para a vaga deixada por Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. O atual ministro da Justiça, que é filiado ao PSDB, foi promotor de Justiça em São Paulo até 2002, quando passou acumular cargos públicos, trabalhando nos governos de Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. Moraes está a frente da pasta da Justiça desde que Michel Temer assumiu o governo, em maio do ano passado. Em alguns casos, a postura do ministro tem causado críticas. No dia, seguinte, Alexandre de Moraes foi afastado e deve passar por duas sabatinas, uma da Comissão de Constituição e Justiça e outra no plenário do STF. Ainda não há previsão de quando essa etapa acontecerá, já que a CCJ ainda não está montada.

TRANSPORTE PÚBLICO É RETOMADO NO ES

   Os ônibus voltaram a circular pelas ruas da Grande Vitória, no Espírito Santo, na manhã da terça-feira (7). O serviço estava suspenso desde a tarde de segunda-feira, devido ao caos da segurança no estado. Mesmo assim, a frota foi para as ruas por tempo reduzido. A decisão dos sindicatos de rodoviários e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, a Ceturb, foi tomada após o envio da Força Nacional a cidade. Em quatro dias, 68 pessoas foram mortas. Casos de saques e vandalismo também foram registrados desde o dia 5 de fevereiro. A paralisação de policiais fez com que a prefeitura, escolas, comércio e unidades de saúde suspendessem os expedientes. A situação ganhou repercussão internacional. Cerca de 1,2 mil militares foram enviados para cuidar da segurança em Vitória. No sábado, após 9 dias de greve, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, pediu que os policiais militares voltassem ao trabalho e se reuniu com o governo do estado para decidir o futuro da greve.

PMDB INDICA INVESTIGADO NA LAVA JATO PARA A CCJ

   O partido indicou Edison Lobão, na quarta-feira (8), para ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O direito de presidir a CCJ é do partido por ser a maior bancada da casa, com 21 parlamentares. O nome foi analisado e aprovado por aclamação. Lobão, que é um dos investigados no processo da "Lava Jato", que analisa o esquema de corrupção na Petrobras. Ele assumiu o mandato de dois anos no dia seguinte e deve conduzir a sabatina a Alexandre de Moraes, indicado por Michel Temer para a vaga deixada por Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. A expectativa é que a entrevista com o ex-ministro da Justiça aconteça até 22 de fevereiro. Se aprovado, Moraes será o revisor da "Lava Jato" no STF.

PROTESTO DE SERVIDORES TERMINA EM CONFUSÃO NO RJ

   Em mais um capítulo do pacote de austeridade do governo carioca para ajustar as contas, servidores públicos e Polícia entraram em confronto, na quinta-feira (9), no Rio de Janeiro. Manifestantes protestaram em frente a Assembleia Legislativa do Rio contra o projeto que privatiza a empresa de saneamento Cedae. A confusão começou por volta das 15h com correria, quebra-quebra e confronto com forças de segurança. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. O gás lacrimogênio usado pela polícia para dispersar os manifestantes chegou a Alerj e deputados precisaram de máscara para seguir a sessão. A confusão terminou por volta das 18h. A privatização de ações da Cedae é uma garantia para que o governo consiga novos empréstimos e, assim, garanta a diminuição da dívida. 

JUSTIÇA MANTÉM MOREIRA EM MINISTÉRIO E TIRA FORO PRIVILEGIADO

   O Tribunal Regional de Justiça da 2ª Região, TRF-2, do Rio de Janeiro, decidiu, na sexta-feira (10), manter Moreira Franco (Foto) como ministro do governo Temer, porém, sem o foro privilegiado. No despacho, o juiz afirmou que o presidente concedeu o cargo para protege-lo. Ao mesmo tempo, O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, do Distrito Federal, manteve Moreira no cargo com o privilégio de ser julgado pelo STF em futuras acusações. A decisão final será dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, que deu 24 horas a Temer para explicar a decisão de conceder a Secretária-Geral da Presidência. O presidente se posicionou em um documento elaborado pela Advocacia Geral da União. Três liminares foram emitidas para barrar a nomeação e outras três para manter o ministro. Moreira foi citado 34 vezes na delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, no âmbito da "Lava Jato". 

TRUMP VOLTA A ATACAR A JUSTIÇA NOS EUA

    O presidente dos Estados Unidos voltou a se pronunciar, no sábado (11), sobre o veto ao seu decreto, que proíbe a entrada de imigrantes provenientes de sete países de maioria muçulmana. Ele disse que o sistema judiciário do país está quebrado, após uma corte de apelação manter a suspensão do decreto. Na semana passada, Donald Trump chegou a dizer que o juiz James Robart, responsável pela decisão de vetar o decreto, e a Justiça do país deveriam ser considerados culpados caso aconteça algo nos Estados Unidos. Ele usou a reportagem do jornal "Washington Post" que mostrou que 77% dos 1.100 imigrantes que chegaram ao país desde a liminar concedida por Robart são de países que tinham recebido a restrição: Síria, Sudão, Somália, Irã e Iraque. Líbia e Iêmen também são atingidos pelo decreto de Trump.

Fontes: Globo Esporte, El País, G1, Folha de São Paulo,
Fotos: Rogério Ceni (Extraída do site "SPFC.NET"); Moreira Franco (Sérgio Castro / Estadão).

Comentários