TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (12 a 18 de Fevereiro)

APÓS QUATRO ANOS, SPIDER VENCE LUTA NO UFC

   O brasileiro Anderson Silva (Foto) derrotou, na madrugada do domingo (12), o norte-americano Derek Brunson, durante a estreia da temporada 2017 do UFC. O ex-campeão do peso médio começou na defesa e só depois do primeiro minuto arriscou o primeiro. Apesar de não finalizar com nocaute, "Spider" venceu por decisão dos juízes com as seguintes pontuações: 29 a 28; 29 a 28; 30 a 27. Após ter a vitória anunciada, cerca de quatro anos após o último exito, no UFC Rio, de 2012, o brasileiro se emocionou e levou o público que lotava o ginásio em Nova York ir ao delírio. Outros cards do UFC 208 também tiveram brasileiros vitoriosos: Ronaldo Jacaré venceu Tim Boestch ainda no primeiro round, enquanto Glover Teixeira levou a melhor para Jared Cannonier por decisão dos juízes. 

TEMER ANUNCIA AÇÃO CONTRA MINISTROS DENUNCIADOS

   Durante pronunciamento a imprensa, na manhã da segunda-feira (13), o presidente Michel Temer anunciou que tomará decisões duras contra ministros que sejam denunciados na Operação "Lava Jato", que investiga o esquema de corrupção da Petrobras. Segundo o presidente, quem for denunciado, será afastado temporariamente. No caso da denuncia ser acatada e o ministro se tornar réu, será imediatamente demitido. Ele afirmou que o governo não tem interesse de blindar ninguém e que o afastamento definitivo independerá de condenação. A decisão acontece após o desgaste com a nomeação de Moreira Franco, mencionado em delação da Odebrecht, cuja nomeação a ministro levantou a hipótese de ser uma tática para conceder a Moreira o foro privilegiado. Várias liminares para barrar e liberar a nomeação tem deixado o governo em situação complicada.

CABRAL É DENUNCIADO POR 184 CRIMES NO RJ

   O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro formalizou a denúncia, a 7ª Vara Federal, contra o ex-governador do estado, Sérgio Cabral, na terça-feira (14). No total, são 184 crimes por lavagem de dinheiro investigados pela operação "Eficiência". Outras 11 pessoas e a mulher de Cabral, Adriana Ancelmo também foram denunciados. Segundo o MPF, doleiros recebiam dos acusados dinheiro proveniente de corrupção e guardavam os recursos em seus escritórios. Tempo depois, utilizavam o dinheiro para pagar despesas em favor dos membros do grupo. Essa situação durou mais de um ano, com gastos mensais de cerca de R$ 4 milhões. No mesmo dia, o ex-governador passou mal e precisou ser atendido na Unidade Médica de Bangu, onde está preso há quase três meses, e transferido para uma UPA. O motivo do mal-estar não foi divulgado.

STF DECIDE MANTER EDUARDO CUNHA PRESO

   Nove ministros do Supremo Tribunal Federal analisaram, na quarta-feira (15), o recurso contra a prisão preventiva do ex-deputado Eduardo Cunha. Em votação, oito magistrados optaram pela manutenção da prisão do peemedebista. O juiz Sérgio Moro, responsável pela operação "Lava Jato", já havia negado um pedido de habeas corpus na semana anterior. Votaram a favor, da permanência de Cunha em Curitiba, a presidente do STF, Carmen Lúcia, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli e Edson Fachin, novo relator da "Lava Jato" no Supremo. Apenas Marco Aurélio Mello foi favorável a liberação. Ricardo Lewandovski não participou da sessão. A defesa de Cunha alegou que a prisão deveria ter sido expedida por Teori Zavascki, então relator da "Lava Jato" no STF, contudo, Fachin lembrou que quando foi preso, Cunha já havia perdido o mandato de deputado, ou seja, não tinha mais direito ao foro privilegiado.

TEMER SANCIONA LEI DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

   Mesmo com muitos protestos por todo o Brasil, o presidente Michel Temer (Foto) sancionou, na quinta-feira (16), a lei que reforma o Ensino Médio. A assinatura aconteceu durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A reforma chegou ao Congresso como medida provisória, aprovada e publicada no Diário Oficial da União em setembro de 2016, contudo, deve levar um tempo para ser efetivada na grade curricular das escolas. A aplicação do novo modelo depende da definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deverá ser homologada ainda este ano. Pelo novo modelo, 60% da carga horária dos três anos do Ensino Médio será composta de matérias obrigatórias: Português, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia. Os outros 40% poderão ser escolhidos por escolas junto com os alunos. A Lei é tida como um dos maiores triunfos do governo Temer.

COMANDANTES DA PM E DA PC SÃO EXONERADOS EM PE

   Responsáveis por comandar a Polícia Civil e a Polícia Militar, Antônio Barros e o coronel Carlos D'albuquerque, respectivamente, foram exonerados pela Secretaria de Defesa Social. A informação foi confirmada pela SDS na manhã da sexta-feira (17), dois dias após o balanço da violência no estado durante o mês de janeiro ser divulgado. O estudo estatístico concluiu que o mês teve o maior número de homicídios dos últimos 10 anos. Para ocupar o cargo na Polícia Civil, foi escolhido Joselito Kehrle, que já foi gestor do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). Vanildo Maranhão será o novo comandante da PM. Ele já integrou a Diretoria Integrada Especializada. As posses acontecerão na segunda-feira, no Palácio do Governo, na região central do Recife.

AGÊNCIAS DA CAIXA ABREM NO SÁBADO PARA ESCLARECER SOBRE FGTS

   Muitos trabalhadores interessados em saber mais sobre os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, foram as agências da Caixa Econômica Federal, no sábado (18), nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O mutirão de atendimento em cinco sábados visa esclarecer as pessoas acerca do benefício liberado pelo governo que estará disponível para saque em março. Para oferecer o serviço, a Caixa convidou os funcionários a trabalhar fora do expediente, que é de segunda a sexta, contudo, uma liminar foi impetrada para impedir que os funcionários fossem obrigados a fazer hora extra nos fins de semana. A liminar foi derrubada com um mandado de segurança pedido ao Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo pela assessoria da Caixa. As agências abriram das 9h às 15h e tiveram movimento tranquilo. Além do atendimento nos bancos, uma linha telefônica (0800 726 2017) e um site (www.caixa.gov.br/contasinativas) estão disponíveis para tirar as dúvidas.


Fontes: Globo Esporte, G1, R7, O Globo.
Fotos: Anderson Silva (Divulgação / UFC); Michel Temer (Marcos Corrês / PR / Divulgação / JC).

Comentários