TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (23 a 29 de Agosto)

FILHO DE PINTAGUY É LEVADO PARA PRESÍDIO

   Ivo Nascimento de Campos Pitanguy (Foto), de 59 anos, recebeu alta no domingo (23), após passar três dias internado sob custódia no Hospital Miguel Couto, em função dos ferimentos causados pelo acidente em que se envolveu na Gávea, zona sul do Rio. Ele foi indiciado pelos crimes de homicídio culposo (Sem intenção) e embriaguez ao volante. No acidente que aconteceu na noite do dia 20, o operário José Fernando Ferreira da Silva, de 44 anos, acabou morrendo. Após deixar o hospital, o filho do cirurgião plástico Ivo Pintanguy, que foi preso em flagrante, prestou depoimento na 14ª Delegacia de Polícia, no Leblon, que investiga o caso, e foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Bangu. A família de Ivo Pintanguy prometeu dar apoio a família do operário, que trabalhava nas obras do metrô na zona sul. Segundo informações do Detran carioca, Ivo tinha acumulado 70 multas em cinco anos, sendo 14 por embriaguez ao volante. O Ministério Público concedeu liberdade provisória ao empresário na noite do dia 25 de agosto.

GOVERNO ANUNCIA CORTE EM NÚMERO DE MINISTÉRIOS

   Segundo o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, em entrevista na segunda-feira (24), o governo deve diminuir o número de ministérios de 39 para 29 até o fim de setembro. A decisão faz parte de um pacote de ações para a reforma administrativa que foi apresentada a ministros durante uma reunião de coordenação política com a presidente Dilma Rousseff. Algumas pastas serão mescladas, o que deve proporcionar cortes nas estruturas internas e no número de cargos comissionados. A expectativa é que os ajustes deem mais produtividade ao governo. Barbosa não apresentou a estimativa de economia que os ajustes vão promover e frisou que as medidas ainda dependem de projeto de lei e decretos para entrarem em vigor.

EM CPI, DOLEIRO AFIRMA QUE LULA E DILMA SABIAM DA CORRUPÇÃO

   Em acareação com o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na terça-feira (25), em Brasília, o doleiro Alberto Youssef insinuou que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam do esquema de corrupção dentro da estatal, alvo da operação “Lava Jato”, da Polícia Federal. Durante sua fala, em resposta ao deputado André Moura (PSC-SE), Costa não confirmou a informação, já que afirmou nunca ter falado com a presidente sobre o assunto. Apesar da negativa, Youssef insistiu que toda movimentação do esquema, feita pelo ex-diretor de abastecimento, tinha de ter aval do comandante do país, na época, Lula, e da presidente do Conselho de Administração da Petrobras entre 2003 e 2010, Dilma. Ambos sempre negaram qualquer envolvimento no esquema criminoso.

REPÓRTER É MORTA DURANTE ENTREVISTA AO VIVO NOS EUA

   Dois jornalistas do canal WDBJ-TV foram mortos, na quarta-feira (26), durante uma entrevista ao vivo na cidade de Moneta, no estado da Virginia, nos Estados Unidos. Vester Lee Flanagan, de 41 anos, era ex-funcionário da emissora e abriu fogo contra a repórter Alison Parker (Foto), de 24, e o cinegrafista Adam Ward, de 27, que não resistiram aos ferimentos. Após o atentado, o atirador foi perseguido pela Polícia e atirou contra si. Apesar de ser socorrido, Flanagan morreu no hospital horas depois. Vicky Gardner, integrante da Câmara de Comércio da região, que era entrevistada por Parker, foi ferida com um tiro nas costas. Além das câmeras da emissora, afiliada da CBS, o próprio atirador fez a filmagem do atentado e postou em uma rede social. Na postagem, ele alegava que a repórter havia feito comentários racistas e o cinegrafista havia reclamado dele no RH da emissora.

USAIN BOLT LEVA TÍTULO E SOFRE "ACIDENTE" EM PEQUIM

   O corredor jamaicano venceu a prova de 200 metros no Mundial de Pequim, na quinta-feira (27), na China. O destaque da vitória, porém, ficou por conta de um pequeno acidente. Enquanto comemorava o bom resultado e o ouro conquistado, Usain Bolt (Foto) foi atropelado por um cinegrafista chinês que cobria o evento. Ele perdeu o controle do veículo e atingiu o corredor pelas costas. Apesar da queda, Bolt se levantou rapidamente e, sorridente, perdoou o profissional. Em entrevista após o incidente, o africano afirmou que estava bem e o acidente não dificultaria sua atuação nas demais provas da competição.

DADOS DO PIB CONFIRMAM: O BRASIL ESTÁ EM RECESSÃO

   Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta-feira (28), apontam que devido ao Produto Interno Bruto (PIB), a economia brasileira encolheu 1,9% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2015. Na comparação com o mesmo período de 2014, a retração foi ainda maior: 2,6%. Segundo economistas, os dados colocam o país na situação de Recessão Técnica. O quadro é proveniente da queda constante nos índices econômicos do país. Com base nos novos dados, o IBGE revisou para baixo a estimativa do PIB no terceiro trimestre, devendo ficar entre -0,2% e -0,7%. O segundo trimestre de 2015 é o quinto trimestre consecutivo de queda na economia.   

SUSPEITO DE ATAQUE A TEMPLO É PRESO NA TAILÂNDIA

   A polícia tailandesa prendeu, na manhã do sábado (29), um homem de 28 anos (Foto) suspeito de detonar um bomba em um templo hindu, no dia 17 de agosto, na cidade de Bancoc, capital da Tailândia. No atentado, 20 pessoas morreram e aproximadamente 120 ficaram feridas. No apartamento em que o homem foi detido, no subúrbio da Bancoc, havia explosivos e vários passaportes, o que dificulta a informação da verdadeira nacionalidade do homem. Segundo o primeiro ministro tailandês, Prawit Wongsuwan, o principal motivo do atentado é enfraquecer o turismo, principal fonte de renda da cidade. Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, o que transforma o fato em um caso isolado.

Fontes: Estado de São Paulo, Carta Capital, Uol, G1.
Fotos: Ivo Nascimento Pintanguy (Reprodução / TV Globo); Alison Parker (Extraída do site "Telegraph"); Usain Bolt (Extraída do site "The Guardian); Suspeito de Atentado em Bancoc (Reuters / Thai Police / Handout).

Comentários