DIÁRIO DA COPA – 29 DE JUNHO

HOLANDA E MÉXICO (Arena Castelão – Fortaleza/CE)

   A primeira partida do dia começou com o México partindo para cima dos holandeses. Equilibradas, as duas seleções tentaram abrir o placar. Em um erro de Cillessen, aos 6 minutos, o México quase marcou. Van Persie quase abriu a contagem, aos 26, mas se desequilibrou e errou o chute. Aos 31 minutos de partida, o jogo teve uma parada técnica para a reidratação dos jogadores, em função do calor. Giovani dos Santos assustou os holandeses e quase fez o dele, aos 42. Robben caiu na pequena área, após bater em Moreno e Rafa Marquez, mas o árbitro não marcou o penalti. Apesar das tentativas de ambos os lados, o primeiro tempo terminou empatado.

   Na segunda etapa, os mexicanos abriram o placar, aos 3 minutos, com o gol de Giovani dos Santos. Peralta voltou a assustar, aos 10. Ochoa frez grande defesa após o melhor momento da Holanda na partida, até então. Aos 22 minutos, Robben se jogou na área e pediu penalti, mas o árbitro não marcou. Sneijder tentou aos 27, mas chutou alto. Em outro bom momento, aos 29, Robben ficou cara a cara com Ochoa, mas o mexicano impediu o gol. Van Persie deixou o campo, aos 30 minutos, e Sneijder deixou tudo igual, aos 42. Aos 46 minutos, Rafa Marquez fez penalti em Robben e recebeu o cartão amarelo. Huntellar bateu e ampliou, selando a classificação holandesa. Confira o placar final:


   O México deixou o mundial, após uma de suas melhores campanhas em Copas: 2 vitórias, 1 empate, contra o Brasil, 5 gols marcados e 2 sofridos (Ambos da Holanda). Os holandeses voltam a jogar na sexta-feira (4), às 13h, contra o vencedor do jogo entre Costa Rica e Grécia.

COSTA RICA E GRÉCIA (Arena Pernambuco – Recife/PE)

   A Grécia começou a partida, às 17h, recebendo falta no primeiro minuto. Karagounis bateu e Navas defendeu. Os costarriquenhos tiveram boa oportunidade, mas Bolaños chutou para fora, aos 7. Christodoulopoulos também teve chance para a Grécia, aos 11, mas pôs a bola para fora. O grego Samaris recebeu cartão amarelo por falta em Campbell. Salpingidis quase marcou aos 37 minutos, mas Navas defendeu. Duarte recebeu cartão amarelo, aos 42. O primeiro tempo terminou em empate.

   A segunda etapa começou com um susto de Samaras para a Costa Rica, mas Navas fez boa defesa. Tejedo recebeu o cartão amarelo, aos 2 minutos. Ruiz abriu o placar para os costarriquenhos, aos 7 minutos, e passou a frente no marcador. Gramados, no banco de reservas, recebeu cartão amarelo após discutir com jogadores gregos, aos 11. Aos 20 minutos, Duarte fez nova falta e foi expulso de campo, deixando à Costa Rica com 10 em campo. Ruiz fez falta em Samaras e recebeu o cartão amarelo, aos 25. Os gregos quase empataram, aos 26. Manolas fez falta em Campbell e também recebeu amarelo, aos 27 minutos. Aos 45, Sokratis empatou a partida, após pegar rebote de uma jogada. Confira o resultado final da partida no tempo regulamentar:


   A prorrogação começou com o grego Mitroglou quase marcando com 1 minuto de jogo. Gekas também assutou, aos 4. A Grécia dominou boa parte da primeira etapa do tempo extra. A Costa Rica ameaçou, aos 13 minutos, mas a bola foi para fora. No segndo tempo, os gregos mantiveram a pressão e os costarriquenhos ficaram na defensiva. A Costa Rica teve chance, mas Somaras tirou, no contra-ataque, Navas impediu o gol. Aos 16 minutos, Mitroglou quase finalizou, mas Navas, novamente, fez grande defesa. A decisão acabou indo para os penaltis.

   Nas cobranças, pela Costa Rica, Borges, Ruiz, González, Campbell e Umaña fizeram gols. Entre os gregos, Mitroglou, Chistodoulopoulos e Chavelas converteram. Gekas perdeu o chute e eliminou a Grécia do mundial. Confira o resultado após as cobranças:


   Com o resultado, a Grécia deixa a Copa após fazer sua histórica partida em oitavas-de-final. Com a vitória, a Costa Rica avança para as quartas-de-final e joga no próximo sábado (5), às 17h, contra a Holanda, em Salvador.

Fotos: Logo Copa (Divulgação / Fifa); Placar (Montagem / G News Blog)

Comentários