NORDESTE NO ESCURO

Uma falta de energia na noite desta quinta-feira (3) deixou parte do Nordeste na escuridão por cerca de 4 horas. Dos nove estados da região, oito foram atingidos, deixando cerca de 53 milhões de pessoas à luz de velas. Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe ficaram sem energia por volta das 23h30, e permaneceram no escuro até, por volta das 3hs. Segundo o ministro de minas de energia, Edison Lobão(foto), em entrevista coletiva nesta manhã, Um problema nas linhas de transmissão pode ter sido o motivo do blecaute.

A pane aconteceu na subestação Luiz Gonzaga, que fica em Jatobá, município de Pernambuco e abastece três usinas do nordeste. Seis linhas de transmissão caíram e, como proteção, o sistema se desligou num ato de “auto defesa”. Mesmo parecendo ser um simples acidente, a Chesf pode ser penalizada pelo acontecido com uma multa de 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses.

Em Pernambuco, a energia foi restabelecida por voltas das 3hs. Porém, na região do recife Antigo, ainda havia pontos sem energia às 5hs. Arrastões e tentativas de assaltos foram registrados pelo estado. No Presídio Professor Aníbal Bruno, localizado no bairro do Sancho, zona oeste do Recife, foi registrado duas tentativas de homicídio. Um preso do pavilhão D esfaqueou outros dois detentos com uma faca, um deles morreu e o outro foi levado para o Hospital de Restauração.

Contudo, a ministro de minas e energia nega que esses problemas sejam constantes e possam ser ameaças para os eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos. Uma comissão está apurando os motivos concretos do blecaute segundo pedido da presidente Dilma Rousseff.

Comentários