Ela é bela, imponente e pode ser vista com muita facilidade enfeitando a paisagem de Olinda. Muitos transitam pela cidade e provavelmente não sabem que esse torre é uma obra de um dos maiores arquitetos do país: Oscar Niemeyer (1907-2012). A construção ainda tem mais história: Foi ante de transmissão de uma das mais importantes emissoras de televisão do Brasil: A Rede Manchete.
Em 1981, o grupo editorial Bloch, de propriedade de Adolpho Bloch, responsável pela Revista "Manchete", venceu uma disputa por concessões de televisão. Com as falências das TVs Tupi e Excelsior, anos antes, nove canais de televisão pelo país ficaram vagos. Em Pernambuco, existia o canal 6, antes pertencente a TV Tupi. Dois empresários ficaram com os canais: Adolpho, que fundou a Rede Manchete, e Silvio Santos, que ampliou o SBT (Ele já tinha canais de televisão).
Nos anos que antecederam a entrada da Manchete no ar, Bloch solicitou ao amigo Niemeyer que fizesse os projetos das unidades próprias da Manchete. Dentre eles, saiu o desenho da torre, localizada no bairro de Ouro Preto, em Olinda. A construção foi realizada em um terreno de oito mil metros quadrados e teve início nos primeiros anos da emissora. A obra, no entanto, acabou ficando pela metade com a falência da Rede Manchete, em maio de 1999 (Conheça um pouco da história da TV Manchete: https://gnewsblog2.blogspot.com/2013/06/opiniao-cade-aquele-m-voador-rede.html).
Após a falência, não demorou muito e os seguranças que cuidavam do equipamento foram retirados. O que aconteceu??? Para nós, que crescemos assistindo a emissora (Com certeza está presente na memória afetiva de quem viveu na década de 1980), ver as imagens a seguir causa muita tristeza:
Além da deterioração natural da passagem dos anos, a torre passou a ser alvo de depredações e saques (Tudo que se foi possível levar, levaram). O espaço passou a ser utilizado para consumo de drogas, crimes e ponto de prostituição. A construção tem pichações externa e internamente, paredes quebradas e sujeira por toda parte.
No projeto original, a antena se tornaria um espaço cultural. No topo, existiria um mirante com uma bela visão da cidade de Olinda e um restaurante (Por essas aberturas na construção, podemos ver o que seriam os elevadores do local que levariam os visitantes ao ponto alto). Tudo ficou no papel... Ou pior, nem saiu do papel!!!
O terreno foi invadido em 2017 e desde então, cerca de 70 famílias convivem com a construção histórica. Existem processos de tombamento em andamento na Prefeitura de Olinda de 2013 e na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) desde 2017. Enquanto uma decisão não sai (Se é que vai sair!!!), a antena da Manchete segue sendo uma torre fantasma!!! Infelizmente.
Fotos: George Luiz / G News Blog
Triste ver o patrimonio e a historia da Manchete virar lixo nesse pais... Uma torre tão linda e jogada as traças como está. está imagina hoje em 2024 como ta a situação
ResponderExcluir