UE SE REÚNE PARA TRATAR DO AUMENTO DE TARIFAS DE TRUMP
Embaixadores dos 27 países-membros da União Europeia se reuniram, no domingo (18), em Chipre, para tratar do aumento nas tarifas de importação anunciado por Donald Trump contra os países contrários à compra da Groelândia pelos Estados Unidos. O encontro aconteceu um dia após o presidente norte-americano anunciar elevação de 10% nas taxas de produtos oriundos da Dinamarca, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Reino Unido e Finlândia. O aumento começa a vigorar no dia 1º de fevereiro e é uma retaliação aos países que enviaram tropas para a ilha ártica com o objetivo de evitar uma possível invasão militar. Ainda de acordo com Trump, as tarifas poderão subir para 25% a partir de 1º de junho e serão pagos até se chegar a um acordo para "compra completa e total da Groelândia". O Conselho Europeu afirmou que vai ser firme na defesa do direito internacional e que o bloco dará "uma resposta conjunta sobre essa questão". Durante a participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, Trump recuou da tarifação e afirmou que não usaria a força para anexar a Groelândia, no entanto, mencionou a possibilidade de um acordo no futuro relativo à ilha, sem dar detalhes.
ENFERMEIROS SÃO PRESOS POR MORTES DE PACIENTES NO DF
Três técnicos em enfermagem foram presos, na segunda-feira (19), por suspeita de envolvimento nas mortes de três pacientes do Hospital Anchieta, que fica em Taguatinga. Os óbitos ocorreram em dezembro de 2025 e estão sendo investigados pela Polícia Civil do Distrito Federal. De acordo com as primeiras investigações, o trio aplicava substâncias letais diretamente nas veias dos pacientes. Os produtos causavam paradas cardíacas em poucos minutos e eram imperceptíveis em exames realizados inicialmente. Além dos medicamentos, um dos suspeitos realizou dez aplicações de desinfetante em uma das vítimas fatais. Ele se aproveitou do sistema de prescrição aberto por um médico para se passar por ele e prescrever os remédios. A atuação dos enfermeiros é apurada pela operação Anubis, que havia sido deflagrada no dia 11 de janeiro e cumpriu mandados judiciais nas cidades de Taguatinga, Brazlândia e Águas Lindas. Outras duas fases aconteceram ao longo da semana. Os técnicos presos foram desligados do hospital.
ESPANHA TEM NOVO ACIDENTE DE TREM COM MORTE
Um trem descarrilou, na terça-feira (20), após ser atingido por um muro de contenção que desmoronou em Barcelona. O acidente aconteceu quando a composição fazia a linha regional entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia. O maquinista morreu e outras 37 pessoas ficaram feridas, cinco delas com gravidade. A queda do muro aconteceu em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região. 28 equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para atender a ocorrência. O incidente foi o segundo registrado em apenas dois dias na Espanha. O mais grave havia ocorrido no dia 18 de janeiro, quando a colisão entre dois trens deixou 43 mortos e mais de 100 feridos. A maior tragédia ferroviária em mais de uma década aconteceu no sul do país, quando vagões do trem que seguia para Madri descarrilaram e atingiram a outra composição, que viajava na direção oposta, com destino a Adamuz. Cerca de 400 passageiros e funcionários ocupavam os equipamentos no momento do acidente.
BANCO CENTRAL DECRETA LIQUIDAÇÃO DO WILL BANK

O Banco Central decretou, na quarta-feira (21) a liquidação do Will Bank (Foto), banco digital pertencente ao Banco Master. A plataforma financeira criada em 2017 foi adquirida pelo Master em 2024, era voltada ao público de baixa renda e atendia cerca de 6 milhões de clientes, de acordo com dados do BC. Apesar de conter mais da metade dos clientes do grupo Master, o Will Bank estava com patrimônio negativo em R$ 76 milhões em setembro de 2025. Após a liquidação do Banco Master, em novembro de 2025, a plataforma digital foi mantida no regime especial, que é um mecanismo para evitar os riscos ao sistema financeiro até que uma solução para o Master fosse apresentada. Na decisão que determinou a liquidação extrajudicial, o Banco Central alegou que o Will Bank não honrou os pagamentos devidos à operadora de cartões de crédito Mastercard. Clientes que possuíam contas ou CDBs com a instituição deverão ser ressarcidos pelo Fundo Garantidor de Crédito. A expectativa é que o reembolso custe aos cofres do FGC mais de R$ 6 bilhões.
BRASIL RECEBE CINCO INDICAÇÕES AO OSCAR 2026
Pela primeira vez, o Brasil recebeu cinco indicações ao maior prêmio do cinema mundial. O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na quinta-feira (22), em Los Angeles. Das cinco categorias com indicados brasileiros, quatro serão representados pelo filme "O Agente Secreto", do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. A produção concorre às estatuetas de Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco, Melhor Ator (Com Wagner Moura - Foto) e o de Melhor Filme, o prêmio principal. O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso foi indicado à categoria de Melhor Fotografia pela produção "Sonhos de Trem". Com as indicações, o cinema brasileiro quebrou o recorde de 2025, quando concorreu à três estatuetas com o filme "Ainda Estou Aqui". Na ocasião, a produção recebeu o primeiro Oscar do Brasil: Melhor Filme Internacional. A cerimônia de premiação ocorre no dia 15 de Março, em Los Angeles.
FUNERAL DE VALENTINO GARAVANI É REALIZADO NA ITÁLIA

O funeral do fundador da grife Valentino (Foto) reuniu amigos e famosos, na sexta-feira (23), em Roma. Ele morreu aos 93 anos, no dia 19 de janeiro, de causas não divulgadas pela nota oficial emitida pela Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti. O costureiro nasceu em Voghera, no ano de 1932, e seu interesse pela moda foi influenciado pelos figurinos de Hollywood. Na fase adulta, Valentino se formou na École des Beaux-Arts e na Chambre Syndicale de la Couture, ambas em Paris, e trabalhou como aprendiz nas casas de Guy Laroche e Jean Dessès. Ele retornou à Itália em 1959 e abriu seu primeiro estúdio na Via Condotti. O sucesso veio junto com a união com Giancarlo Giammetti. Juntos, estruturaram a maison que se tornou reconhecida pelo luxo. Ao longo dos anos, a marca Valentino se consolidou com peças quem eram descritas pela imprensa italiana como "ultra-femininas e teatrais", se destacando sobretudo pelo uso do vermelho. A grife teve entre suas clientes as atrizes Elizabeth Taylor, Sophia Loren e seguiu em atividade mesmo com a aposentadoria do costureiro.
OPERAÇÃO DO ICE DEIXA MAIS UM MORTO NOS EUA

Alex Jeffrey Pretty (Foto) foi morto por agentes de imigração no sábado (24), em Minneapolis, durante patrulha do Departamento de Segurança Interna. O homem de 37 anos participava de um protesto contra a política migratória do governo de Donald Trump quando foi atingido pelos disparos. De acordo com o DHS, Pretty estava armado e se aproximou dos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos. A versão foi contestada pelos familiares da vítima e por vídeos que mostraram ele portando apenas um telefone no momento em que foi derrubado por sete agentes. Segundo o jornal The New York Times, a arma de Alex só foi encontrada depois que o homem foi imobilizado e, mesmo desarmado, ele foi baleado e morto no local. A Polícia de Minneapolis afirmou que Alex Pretty era um cidadão norte-americano, não tinha antecedentes criminais e possuía permissão para portar armas. Ele era enfermeiro e trabalhava na UTI de um hospital do estado. Minneapolis vive uma onda de protestos contra a truculência dos agentes do ICE, que já havia resultado na morte de Renee Nicole Good em 7 de janeiro. O governo de Trump segue defendendo as ações dos agentes.
Fontes: Terra, G1, Uol, Ig.
Fotos: Will Bank (Divulgação); O Agente Secreto (Divulgação); Valentino Garavani (Angela Weiss / AFP); Alex Jeffrey Pretty (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário