TOP SEVEN (25 a 30 de Março)

PF PRENDE MANDANTES E "CONCLUI" CASO MARIELLE

   Três suspeitos de serem os mandantes dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes foram presos, no domingo (24), no Rio de Janeiro. Os mandados de prisão do deputado federal Chiquinho Brazão, do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, e do ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa (Foto), foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e cumpridos pela operação "Muerder, Inc", deflagrada pela Polícia Federal. A Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público do Rio de Janeiro deram apoio às diligências, que ainda cumpriram 12 mandados de busca e apreensão. Os presos passaram por audiência de custódia de forma remota, na sede da PF da capital carioca, e foram transferidos para a Penitenciária Federal de Brasília. 

   Durante à tarde, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou a conclusão das investigações do caso "Marielle Franco". Na mesma coletiva de imprensa, a Polícia Federal divulgou parte do relatório final das investigações. De acordo com a corporação, o assassinato da então vereadora foi idealizado pelos irmãos Chiquinho e Domingos e planejado por Rivaldo, que também atuou para dificultar as apurações. As prisões ocorreram cinco dias após o anúncio da homologação da "delação premiada" de Ronnie Lessa, o executor do crime. Já a motivação para o atentado tem haver com a expansão territorial da milícia liderada pelos irmãos. Marielle atuava contra o esquema de loteamento de terras nas áreas controladas pelo grupo criminoso. Ainda no domingo, o União Brasil anunciou a expulsão de Chiquinho Brazão do seu quadro de filiados. O esclarecimento do crime teve repercussão internacional. Na quarta-feira, Chiquinho e Domingos foram transferidos para outros presídios (não informados). Rivaldo permaneceu em Brasília.

TJD/AD SUSPENDE GABIGOL POR DOIS ANOS

   O atacante Gabriel Barbosa (Foto) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, após a conclusão do julgamento, na segunda-feira (25), por tentativa de fraude em um exame de doping. Com o placar de 5 a 4, o jogador do Flamengo foi considerado culpado e recebeu a sentença de 2 anos de suspensão. O julgamento teve início na semana anterior e contou com depoimento do próprio atleta. Gabigol havia sido denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O fato que originou o processo aconteceu no dia 8 de abril de 2023, na véspera da partida contra o Fluminense pela final do Campeonato Carioca. Na ocasião, alguns jogadores foram submetidos a um teste antidoping surpresa no Centro de Treinamento do "Ninho do Ururbu". Oficiais da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) relataram uma série de comportamentos do jogador para impedir os fiscais de acompanhar a coleta. A punição vale a partir da data da ocorrência, o que tira o jogador dos campos até 8 de abril de 2025. A defesa de Gabigol rebateu as acusações e afirmou que vai recorrer da decisão.

NAVIO BATE E PONTE E DEIXA DESAPARECIDOS NOS EUA

   O porta-contêiner com bandeira de Singapura bateu, na madrugada da terça-feira (26), na ponte Francis Scott Key, na cidade de Baltimore, em Maryland. Pouco antes do choque, a embarcação ficou sem energia. Com o impacto, a ponte desabou e oito pessoas caíram no Rio Patapsco. Duas foram resgatadas com vida, uma delas em estado grave. Outras seis desapareceram após o acidente. Todos eram operários que estavam trabalhando na manutenção da ponte no momento da colisão. Equipes de resgate correram contra o tempo para resgatar as vítimas, já que a temperatura na cidade era de -1ºC durante a madrugada e poderia causar morte por hipotermia. Nas buscas, os bombeiros utilizaram drones com câmeras infravermelhas e sonares. De acordo com a Synergy, empresa que opera o navio batizado de Dali, nenhum membro da tripulação ficou ferido no episódio. O cargueiro tem 300 metros de comprimento, 48 metros de altura e viajava com destino ao Sri Lanka. O FBI confirmou que não havia indício de ataque terrorista, enquanto o governador de Maryland decretou estado de emergência. A ponte foi construída em 1977, tinha 3 quilômetros de extensão e 55 metros de altura acima das águas.

LULA E MACRON INAUGURAM SUBMARINO NO RJ

   Os presidentes do Brasil e da França participaram do "batizado" e lançamento ao mar do submarino Tonelero (Foto), na quarta-feira (27), na base naval de Itaguaí. O equipamento faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, orçado em R$ 40 bilhões e fruto da parceria entre os dois países, firmada em 2008. O S42 é equipado com seis turbos de armas que podem lançar mísseis, torpedos e minas. Seu sistema conta com sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos e equipamentos de guerra eletrônica. Apesar da semelhança com o submarino Scorpène, fabricado França para empresa Naval Group, o equipamento da Marinha Brasileira é maior. Possui 71 metros de comprimento, deslocamento submerso de 1.870 toneladas e pode chegar a 250 metros de profundidade. Ele tem quatro motores a diesel, um elétrico e autonomia de 70 dias. Tonelero é o terceiro dos quatro equipamentos desenvolvidos no âmbito do "Prosub" a ser entregue. Os dois primeiros foram Humaitá e Riachuelo. O último, batizado de Angostura, está sendo construído. A Marinha anunciou que os submarinos serão utilizados para a proteção dos mares brasileiros de forças inimigas. Emmanuel Macron visitou o Brasil por três dias e esteve em quatro capitais. No dia seguinte, os presidentes se encontraram no Palácio do Planalto, em Brasília.

INCÊNDIO ATINGE PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO EM PE

   Um prédio em construção foi atingido por um incêndio de grandes proporções na noite da quinta-feira (28), no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife. O fogo teve início por volta das 20h e se concentrou nos sete últimos andares do edifício Botanik. Cerca de 50 imóveis próximos foram evacuados e uma área de 300 metros do entorno foi interditada. O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para controlar o incêndio já que o edifício de 84 metros de altura ainda não tinha o sistema hidráulico concluído. A chuva que caiu na região ajudou no controle do fogo, que ocorreu por volta das 23h30. Na  manhã da sexta-feira, uma vistoria no local foi realizada pelos engenheiros da Construtora Carrilho, responsável pelo empreendimento, e por agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Após constatada a inexistência de riscos de desabamento da estrutura, as ruas próximas foram liberadas e a energia elétrica da região foi reestabelecida. Uma das hipóteses é que um curto-circuito tenha causado o incêndio. As causas estão sendo investigadas.

EPIDEMIA DE DENGUE CHEGA AO FIM NO RJ

   A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou o fim da epidemia de dengue na sexta-feira (29). De acordo com o secretário da pasta, Daniel Soranz, a capital fluminense registrou 82 mil casos e sete mortes em 2024. No ápice da epidemia, entre os dias 18 e 24 de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro registrou 13.511 casos confirmados da doença. No total, até 29 de março, 4.791 pessoas foram internadas em função da dengue. Segundo a Secretaria, 1,1 mil profissionais atuaram na mobilização contra a arbovirose. Nos últimos dias de março, houve um esvaziamento nos polos de atendimento, o que serviu de base para a prefeitura anunciar o término da epidemia. Soranz aproveitou para convocar os pais de crianças entre 10 e 14 anos para a imunização com a primeira dose. A cobertura vacinal da cidade segue baixa (menos de 30%), apesar das 103 mil doses aplicadas. Ele informou que a prefeitura ainda dispõe de cerca de 40 mil doses da vacina contra a dengue. Em todo o estado do Rio, cerca de 170 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença só em 2024.

HOMEM FAZ REFÉNS EM BOATE NA HOLANDA 

   Um homem armado e com explosivos invadiu o Café Petticoat, na manhã do sábado (30), na cidade de Ede. Encapuzado, o suspeito fez funcionários reféns no momento em que o estabelecimento se preparava para encerrar as atividades. Ele ameaçava detonar explosivos, o que fez a Polícia local interditar cerca de 150 residências do entorno. Os moradores foram evacuados para locais seguros enquanto o acesso ao centro de Ede foi fechado. O serviço de trem foi paralisado durante a ocorrência. As negociações contaram com o apoio de agentes utilizando equipamentos de proteção e robô controlado de forma remota. O esquadrão antibomba também participou da operação, que foi concluída com a liberação dos reféns e a prisão do suspeito. A Polícia descartou a possibilidade de atentado terrorista, no entanto, não divulgou as causas do ato. Até o fechamento desta postagem, a identidade do homem não havia sido divulgada.

Fontes: G1, Uol, Ig e Terra.

Fotos: Chiquinho Brazão, Domingos Brazão, Rivaldo Barbosa (Montagem / G News Blog); Gabigol (Marcelo Cortes / Divulgação / Flamengo); Inauguração do Navio Tonelero (Reprodução / X / Emmanuel Macron).

Comentários