TOP SEVEN (15 a 21 de Outubro)

DANIEL NOBOA É ELEITO PRESIDENTE DO EQUADOR

   Os equatorianos voltaram às urnas, no domingo (15), para o segundo turno das eleições presidenciais do Equador. Com a segurança reforçada após um primeiro turno marcado pelo assassinato do candidato Fernando Villavicencio, o pleito aconteceu sem maiores intercorrências. Ao fim da apuração, o liberal Daniel Noboa (Foto) conquistou 52,3% dos votos contra 48% de Luisa González. O empresário e ex-deputado assumirá o comando do país em dezembro. Em sua campanha, prometeu trabalhar pela geração de empregos, incentivos fiscais para novos negócios e prisão de sonegadores de impostos. O presidente eleito tem 35 anos, é filho de um dos maiores empresários do país, Álvaro Noboa, e chegou a trabalhar na empresa da família, a Corporation Noboa. A eleição antecipada no país ocorreu após convocação do atual presidente, Guillermo Lasso. Eleito em abril de 2021, ele enfrentava um processo de impeachment quando utilizou a frágil Constituição do país para dissolver o Congresso e antecipar a sua sucessão.

CONSELHO DA ONU REJEITA CESSAR-FOGO EM GAZA

   O projeto de resolução da Rússia que pedia um cessar-fogo na Faixa de Gaza foi rejeitado durante votação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, na segunda-feira (16), em Nova York. A região tem sofrido com fortes bombardeios desde que o grupo islâmico Hamas atacou Israel no dia 7 de outubro. Até o momento, os conflitos deixaram mais de 5 mil mortos e dezenas de milhares de feridos. O placar final ficou no empate de cinco votos favoráveis a cinco contrários ao texto russo. Outros seis países se abstiveram de votar, entre eles, o Brasil. A resolução do Kremlin condenava todos os atos terroristas, pedia um cessar-fogo imediato e a abertura de corredores humanitários para a população civil de Gaza. Após a rejeição da proposta da Rússia, a sessão foi suspensa. Na quarta-feira, a resolução brasileira também foi rejeitada. Mesmo com 12 votos favoráveis e 2 abstenções, a proposta foi barrada pelo voto contrário dos Estados Unidos, que é membro com poder de veto no Conselho. No sábado, cerca de 20 caminhões com ajuda humanitária foram autorizados a entrar em Gaza por Rafah, no Egito. Os veículos levaram suprimentos médicos, alimentos e água.

RELATORA APRESENTA PARECER FINAL DA CPMI DE 9 DE JANEIRO

   A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou, na terça-feira (17), o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou os atos que terminaram em depredação na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. O documento foi protocolado no sistema do Senado Federal e pediu o indiciamento de 61 pessoas, entre civis e militares, em 26 crimes diferentes. Os delitos mais recorrentes nos pedidos são os de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e a tentativa de depor governo legítimo. Entre os nomes da lista estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros de seu governo, como os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno e Anderson Torres, além dos ex-comandantes de instituições das Forças Armadas, almirante Almir Garnier Santos (Marinha) e o general Freire Gomes (Exército). A oposição também produziu um relatório paralelo que pedia o indiciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Flávio Dino, por omissão. A votação do relatório aconteceu no dia seguinte. Após a aprovação, por 20 votos a 11, o parecer seguiu para o Ministério Público, que decide se formaliza as denúncias.  

JOE BIDEN SE ENCONTRA COM NETANYAHU EM ISRAEL

   O presidente dos Estados Unidos desembarcou em Tel Aviv, na manhã da quarta-feira (18), para se encontrar com o primeiro-ministro israelense. Joe Biden e Benjamin Netanyahu (Foto) trataram dos conflitos entre Israel e o grupo extremista "Hamas", iniciados no dia 7 de outubro. A visita ocorreu horas após o ataque ao Hospital al-Ahli Arab, na Faixa de Gaza, que deixou cerca de 500 mortos de acordo com o Ministério da Saúde local. Enquanto a Palestina creditava a queda do míssil na unidade à Israel, o país apontava uma possível falha do grupo "Jihad Islâmica" no lançamento do artefato que causou a tragédia. A visita de Biden ao país foi vista como um sinal de apoio ao premiê israelense e uma forma de evitar a entrada de outros países na guerra, como Líbano, Síria e Irã.

PF PRENDE POLICIAIS POR TRÁFICO NO RJ

   A "Operação Drake" foi deflagrada na quinta-feira (19) e prendeu quatro policiais e um advogado, por tráfico de drogas, na capital carioca. As diligências foram coordenadas pela Polícia Federal, Ministério Público do Rio de Janeiro e contou com agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Carga. De acordo com as investigações, os agentes atuavam na DRFC e tinham envolvimento na venda de 16 toneladas de maconha para integrantes do "Comando Vermelho", considerada a maior facção criminosa do Rio. Os policiais presos chegaram a escoltar um caminhão que conduzia a carga até a comunidade determinada pelo CV. Os mandados de prisão dos policiais Alexandre Barbosa da Costa Amazonas, Eduardo Macedo de Carvalho, Renan Macedo Guimarães, Juan Felipe Alves da Silva e do advogado Leonardo Sylvestre da Cruz Galvão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende. Eles ficarão a disposição da Justiça.

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO QUE INVESTIGA ABIN

   Dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência foram presos, na manhã da sexta-feira (20), durante a operação "Última Milha". As diligências fazem parte das investigações de um suposto uso indevido do sistema de geolocalização de dispositivos móveis sem determinação judicial. Tanto os dois mandados de prisão quanto os 25 de busca e apreensão cumpridos foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Ele também determinou o afastamento dos atuais diretores da Abin. De acordo com a Polícia Federal, a rede de telefonia foi invadida diversas vezes através de um software intrusivo. A ação irregular da Abin ocorreu durante o governo de Jair Bolsonaro, sob a gestão de Alexandre Ramagem, e visava monitorar ilegalmente servidores, políticos, advogados, jornalistas e integrantes do Judiciário, incluindo ministros do STF. Se denunciados, os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático alheio e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetos não autorizados em lei.

BOBBY CHARLTON MORRE AOS 86 ANOS NA INGLATERRA

   O ex-jogador inglês morreu no sábado (21), segundo informações da família em uma rede social. A causa não foi comunicada, apenas que a morte ocorreu "pacificamente" nas primeiras horas da manhã. Considerado o maior jogador da Inglaterra em todos os tempos, Bobby Charlton (Foto) jogou entre as décadas de 1950 e 1970 e foi o capitão da seleção inglesa na campanha que conquistou o seu único título da Copa do Mundo, em 1976. Além da trajetória na seleção, o inglês também foi ídolo do Manchester United, disputando 758 jogos e marcando 249 gols. Charlton esteve no avião que caiu em 1958 na Alemanha matando oito jogadores da equipe. Após deixar a equipe, Bobby jogou e foi técnico do Preston North End e encerrou a carreira no Waterford United, em 1975. Um ano antes recebeu o título de "Sir" da Rainha Elizabeth II. Diagnosticado com demência em 2021, Charlton sentiu a saúde se fragilizar nos últimos anos.

Fontes: G1, Uol e Terra.

Fotos: Daniel Noboa (Marcos Pin - AFP / Getty Images); Eliziane Gama (Reprodução / TV Senado); Joe Biden e Benjamin Netanyahu (Getty Images); Bobby Charlton (Extraída do site "ITV").

Comentários