OPINIÃO: A TORTURA CONTRA O TRABALHADOR NAS REDES SOCIAIS

   Todos nós hoje em dia temos redes sociais, isso é um fato. E também é verdade que, uma vez envolvidos com elas, somos bombardeados por todo tipo de conteúdo. Um deles se tornou uma verdadeira crueldade para os cerca de 12 milhões de desempregados espalhados por todo o país: O anúncio de empregos nas redes. Não que sejam vírus ou tentativa de arrancar dados pessoais (Pode até ser, inclusive), é simplesmente brincarem com a situação de cada cidadão que procura por uma recolocação no mercado.


   Nas últimas semanas, me vi curioso com a quantidade de atrativas oportunidades de trabalho que recebia via Facebook. Muitas delas com promessas de salários polpudos, condições de trabalho dignos de cargos de alta patente e, o que é melhor, sem a exigência de experiência. Sem ter muito o que fazer e ávido pela curiosidade que me é peculiar, decidir me candidatar a uma das "supostas" vagas. O resultado vocês vão ver nos prints e ler no meu relato que segue.


   Minha caixa de mensagens se tornou um vai e vem de retornos da "recrutadora" sem fim. A toda hora e a todo momento chegava uma mensagem nova: "Seu cadastro foi aceito"..."Uma empresa se interessou pelo seu currículo"..."Temos uma entrevista para você tal dia"...(Detalhe: Quando me candidatei a vaga, lá no começo do "processo", já existia o nome da empresa e a função que gostaria de concorrer). Em cada uma dessas mensagens, sempre o mesmo link, que levava a suposta recrutadora.


   Daí então, era um abre e fecha de janelas que, na prática, não te leva a lugar nenhum. Em alguns casos, são utilizadas logomarcas e promessas de emprego para empresas estatais que, todos sabemos, só contratam mediante processo de concurso público. Em um desses contatos, respondi em cima das mensagens, questionando a veracidade do processo. Pra minha surpresa (Ou não), o retorno era mais um dos links que te leva para um site em que você "ainda vai cadastrar o currículo", ou seja, não existe emprego, não existe entrevista, não existe interesse de qualquer empresa em você. 


   Tudo isso me mostrou o quanto o ser humano pode ser cruel...fiquei imaginando quantos pais de família não passaram horas e horas perdendo o tempo precioso, acreditando nessas falsas promessas de emprego, nesses salários de "marajá" e num futuro promissor a curto prazo. Ao mesmo tempo me reforçou aquela tese de "Quando a esmola é demais, desconfie sempre". Portanto, caros amigos, fiquem atentos...ainda mais se vierem com historinha de pedir dados de documentos. Evitem MAIS aborrecimentos futuros.

Imagens: Reprodução / Facebook

Comentários