OPINIÃO: PRECONCEITO REGIONAL OU BURRICE MESMO???

   Sempre achei curiosa a postura de algumas pessoas que se julgam mais politizadas, informadas e instruídas que os demais a sua volta. Elas se acham acima de bem e do mal a ponto de saírem falando o que querem e f... quem achar ruim. O mais ridículo ainda é que são tão covardes que a partir do momento que a “casa cai”, todos se escondem, fogem do país, mudam de casa e etc. Mas, afinal, serão estes seres tão inteligentes quanto imaginam?

   Mais uma vez a história se repetiu. Que os cidadãos sulistas sempre tiveram um pé atrás com os nordestinos, disto todos sabíamos, mas o advento da internet e das redes sociais escancarou de vez esta intolerância. Como já disse em outras postagens, acerca do tema “preconceito”, o problema não está no grau de instrução das pessoas que incentivam a prática discriminatória (Por que são mais abastadas socialmente, são melhores) e sim na consciência delas. São criaturas que desejam o mal gratuitamente, sem um pingo de respeito e humanidade.

   Entre os muitos comentários postados, um me chamou a atenção pelo ódio descarregado em algumas linhas. Trata-se de uma pessoa com a alcunha de Regina Zouki Pimenta que escreveu a seguinte mensagem para os nordestinos via Facebook: “Que sejam tomados pela desnutrição, que seus bebês nasçam anencéfalos, que suas crianças tenham doenças que os médicos cubanos não consigam tratar...”, entre outros desejos dignos de uma pessoa tomada pelo pior dos demônios.

   A Polícia Federal começou a investigar e a postagem, lógico, foi retirada minutos depois pela pessoa que logo vai aparecer chorando na mídia, com a cara mais deslavada do mundo, se dizendo arrependida e pedindo perdão. O fato é que a OAB recorrerá à lei do racismo para investigar as centenas de manifestações lançadas, pela web, dias após o segundo turno das eleições presidenciais.

   A avalanche de ódio foi motivada pela derrota de Aécio Neves nas regiões Norte e Nordeste. Ora, os militantes tucanos não se julgam tão inteligentes, de discurso limpo e íntegros, porque não aceitam a vitória com a mesma veemência com que se colocam diante de todos. O que dizer do estado governado pelo tucano, que nos dois turnos deu a vitória, ainda que apertada, a candidata petista? Alguma coisa está errada, não?

   Não levanto bandeira de nenhum dos dois lados. Na verdade, um terceiro viés seria necessário para resolver os muitos problemas do país. A escolha, como muitos disseram, não foi de quem seria o melhor, e sim, de que era o menos ruim. Me parece que jogar a culpa do nordestino e direcionar ofensas ao léu é muito mais uma forma estúpida de colocar o pensamento permanente do que a expressão de uma raiva momentânea de algumas pessoas. Que os “imprudentes” sejam reconhecidos e que a eles pesem a força da justiça.   

Imagem: Montagem / G News Blog

Comentários