TOP SEVEN (11 a 17 de Janeiro de 2026)

"AGENTE SECRETO" FATURA DOIS PRÊMIOS NO "GLOBO DE OURO"

   A produção brasileira dirigida por Kleber Mendonça Filho conquistou duas estatuetas na cerimônia de entrega do "Globo de Ouro", realizada no domingo (11), nos Estados Unidos (Foto). "O Agente Secreto" foi premiado como Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, enquanto Wagner Moura, protagonista do filme, foi escolhido o Melhor Ator de Drama. Foi a primeira vez que um longa brasileiro conquistou duas estatuetas em uma única edição do "Globo de Ouro". O filme foi indicado a três categorias, incluindo a de Melhor Filme Dramático, que ficou com "Hamnet: A vida antes de Hamlet". A produção foi rodada no Recife e é ambientada na década de 1970. Ela conta a história de um professor universitário que volta à capital pernambucana para rever um filho e se vê às voltas com riscos em pleno Regime Militar. O "Globo de Ouro" é considerado um termômetro do Oscar, maior premiação do cinema mundial marcado para acontecer no dia 15 de março, em Los Angeles. 

IRÃ AMEAÇA EUA DURANTE REUNIÃO COM EMBAIXADORES

   O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o país "está aberto a negociações, mas também pronto para a guerra". A declaração foi dada durante um encontro com embaixadores estrangeiros, na segunda-feira (12), em Teerã. A resposta veio após o presidente norte-americano Donald Trump postar em sua rede social uma mensagem direcionada à República Islâmica do Irã. Nela, o republicano disse que a população procurava liberdade e que os Estados Unidos "estão prontos para ajudar". A postagem elevou a tensão entre os dois governos, que já estava quente desde que o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que os manifestantes estavam agindo a serviço de Trump. Os protestos no país tiveram início no dia 28 de dezembro de 2025 e foram motivados pela situação econômica do Irã. Os atos cresceram rapidamente e até o momento já deixaram mais de 3.400 mortos e 18 mil presos pelas forças de segurança. 

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA

   O Diário Oficial da União publicou em sua edição extra da terça-feira (13), a nomeação de Wellington César Lima e Silva para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele sucedeu Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo no dia 8 de janeiro alegando "razões de caráter pessoal e familiar". A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio do Planalto (Foto) entre Wellington, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro interino da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. O novo ministro ocupava o cargo de advogado-geral da Petrobras e já havia liderado o Ministério da Justiça brevemente em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff. Lima e Silva é baiano, tem 60 anos, é formado em Direito e possui Mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ). No dia seguinte à nomeação, o ministro realizou as primeiras reuniões de transição.  

PF DEFLAGRA NOVA OPERAÇÃO NO CASO BANCO MASTER

    A segunda fase da operação "Compliance Zero", que investiga um suposto esquema de fraudes no Banco Master, foi deflagrada pela Polícia Federal na quarta-feira (14). Os agentes cumpriram 42 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. Além de expedir os mandados judiciais, o Supremo Tribunal Federal também determinou sequestros e bloqueios de bens que ultrapassam os R$ 5,7 bilhões. Entre os alvos das diligências, esteve o empresário Fabiano Zettel (Foto), cunhado do proprietário da instituição financeira, Daniel Vorcaro. Zettel foi detido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando embarcava para Dubai, nos Emirados Árabes. Por ser homem de confiança de Vorcaro, Zettel prestou depoimento com o objetivo de apurar novas informações sobre as fraudes. O pastor  e advogado foi ouvido e liberado em seguida. O esquema consistia na concessão de créditos falsos pelo Banco Master, que decretou falência em novembro de 2025. A PF estima que a fraude com os títulos falsos tenha movimentado cerca de R$ 17 bilhões.

BOLSONARO É TRANSFERIDO PARA PRESÍDIO NO DF

   O ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal de Brasília, na quinta-feira (15), e foi transferido pera o Complexo Penitenciário da Papuda. Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro ocupará uma cela no 19ª Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. A Sala de Estado Maior onde o político ficará tem 64,8 metros quadrados e conta com ambientes de sala, quarto, cozinha e banheiro. A transferência ocorreu após uma série de reclamações sobre a infraestrutura na PF. Moraes ainda determinou a assistência integral de médicos particulares por 24 horas, autorização para que Bolsonaro seja levado ao hospital em caso de urgência e realização de fisioterapia em horários pré-definidos pelos médicos, mediante comunicação ao juízo. Ele também poderá receber visitas da mulher, dos filhos e da enteada às quartas e quintas-feiras. Foram determinados de horários de visitas com duração de duas horas cada. Por fim, Bolsonaro terá direito a receber alimentação especial, assistência religiosa e foi incluído no programa de remissão de pena por leitura.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADOS DO ENEM 2025 

 O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram, na sexta-feira (16), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. As provas aconteceram nos dias 9 e 16 de novembro e reaplicadas em algumas cidades e para grupos específicos nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As notas foram disponibilizadas na Página do Participante, através do site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. Assim que anunciou a publicação dos resultados, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou as datas de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que selecionará estudantes para universidades públicas de todo o país. O prazo será entre os dias 19 e 23 de janeiro. As notas também poderão ser utilizadas em outros dois programas do governo federal: ProUni e Fies.

ACORDO ENTRE UE E MERCOSUL É ASSINADO NO PARAGUAI

   Uma cerimônia no Gran Teatro José Asunción Flores, do Banco Central do Paraguai, marcou a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, no sábado (17), em Assunção. O evento (Foto) teve como anfitrião o presidente paraguaio Santiago Peña e contou com a presença dos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa, além de alguns líderes da América do Sul, como os presidentes do Uruguai, Yamandú Orsi, da Bolívia, Rodrigo Paz, do Panamá, José Raúl Mulino, e da Argentina, Javier Milei. O Brasil foi representado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. O acordo entre UE e Mercosul cria a maior zona de livre comércio do mundo e prevê a redução e eliminação gradual de tarifas de importação e exportação entre os países que compõem os blocos. Nos discursos, a maioria dos líderes sul-americanos destacaram a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo de assinatura do texto, que ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos para começar a vigorar.

Fontes: Agência Brasil, Uol, Terra e G1.

Fotos: Equipe de "O Agente Secreto" (Reprodução / Instagram); Wellington César Lima e Silva (Ricardo Stcukert / PR); Fabiano Zettel (Reprodução); Assinatura Acordo UE e Mercosul (Cesar Olmedo / Reuters).

Comentários