TOP SEVEN RETRÔ 2025

    Mais um ano vai chegando ao fim... E está na hora de fazermos aquele velho balanço do ciclo que passamos. Nesta edição do ''Top Seven Retrô'', vamos conferir os sete fatos mais importantes dos últimos 365 dias no Brasil e no mundo. Momentos inesquecíveis no esporte, nas artes, na vida de cada um dos que viveram este ano intensamente. Com certeza, se cada um de vocês, amigos leitores, fizer um "Top Seven" dos acontecimentos de 2025, pelo menos um dos fatos abaixo estará presente. Vamos lá...

''AINDA ESTOU AQUI" FAZ HISTÓRIA E FATURA PRIMEIRO OSCAR DO BRASIL

   Fernanda Torres pediu que não houvesse clima de Copa do Mundo, mas o domingo de Carnaval já propiciava um catarse coletiva. E assim, foi. O dia 2 de março ficou marcado na história do cinema brasileiro com a vitória do filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. Pela primeira vez, uma produção brasileira concorria a três estatuetas (Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme - Esta última indicação mais que inédita). Desde o seu lançamento, a produção baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva mostrou que seria uma campanha diferente das produções que concorreram no passado.

   Na primeira estreia internacional, em outubro de 2024, "Ainda Estou Aqui" foi aplaudido por dez minutos no festival de Veneza e faturou o primeiro prêmio: Melhor Roteiro. Dali em diante, foi uma sucessão de eventos e prêmios mundo afora. Em 5 de janeiro, dias antes do anúncio aos indicados ao Oscar, Fernanda Torres conquistou o "Globo de Ouro" de Melhor Atriz de Drama, era o início da consagração da atriz que viveu Eunice Paiva na produção. A campanha nas redes sociais foi maciça e, por semanas, o Brasil sonhou com a possibilidade de ter duas estatuetas na prateleira do cinema nacional. No momento em que Penélope Cruz anunciou o filme brasileiro como vitorioso, o Brasil de ponta a ponta comemorou. Era o 40º e mais importante prêmio erguido pela produção e a consagração definitiva do cinema brasileiro.

GUERRA COMERCIAL ENTRE CHINA E EUA

   O mundo assistiu uma briga de gente grande! No dia 2 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um novo plano tarifário para a importação de produtos provenientes de 184 países. A faixa de taxação iniciou com 10%, incluindo para o Brasil, e chegou a 34%, no caso da China. O "Dia da Libertação" desencadeou uma série de retaliações pelo mundo e causou instabilidade nos mercados financeiros por todo o planeta. Dois dias depois, o governo de Xi Jinping anunciou o aumento na taxa das importações de produtos norte-americanos para os mesmos 34%. Dali em diante foi uma sucessão de reajustes nas taxas. Trump ameaçou ampliar a tarifa caso Pequim não retirasse a retaliação. Com a negativa da China, os EUA elevaram a taxa para 104%. Na sequência, os chineses escalaram a guerra comercial e jogaram para 84%. Trump não deixou barato e subiu a taxa para 145%. Bastou um dia para os chineses atirarem novamente, elevando o índice para 125%. No dia 11 de abril, os Estados Unidos recuaram e suspenderam o "tarifaço" para 183 países por 90 dias, abrindo a possibilidade de negociação. A China ficou de fora. No dia 12 de maio os países anunciaram uma nova trégua e, em outubro, finalmente, os líderes norte-americano e chinês chegaram a um acordo e a guerra comercial arrefeceu.

O MUNDO SE DESPEDE DO PAPA FRANCISCO

   Pegou todo mundo de surpresa!! Um dia após saldar uma multidão na Praça São Pedro, durante cerimônia do domingo de Páscoa, o Papa Francisco morreu, no dia 21 de abril, vítima de um Acidente Vascular Cerebral seguido de uma insuficiência cardíaca. Ele se recuperava de uma pneumonia bilateral que lhe fez ficar internado por quase quarenta dias no Hospital Gemelli, em Roma. Os dias que se seguiram à morte foram de homenagens por todo o mundo. Seu velório público, realizado na basílica de São Pedro, durou três dias e foi marcado por emoção. O horário chegou a ser estendido devido a quantidade de pessoas. A missa funeral reuniu cerca de 400 mil pessoas e aproximadamente 50 chefes de Estado. Por fim, o corpo de Jorge Mario Bergoglio deixou o Vaticano e seguiu para a basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde foi sepultado. Após nove dias de luto, o Conclave foi realizado e elegeu Robert Francis Prevost como novo papa da Igreja Católica. O sucessor de Francisco escolheu o nome Leão XIV e foi anunciado no dia 7 de maio.

DRAMA DE JOVEM EM VULCÃO DA INDONÉSIA REVOLTA O BRASIL

   O passeio turístico de uma brasileira virou tragédia acompanhada de forma angustiante por todo o país. A publicitária carioca Juliana Marins, de 26 anos, fazia uma trilha com um grupo de turistas pelo Monte Rinjani, na Indonésia, no dia 20 de junho. Em um determinado momento da caminhada, ela decidiu descansar e acabou escorregando e caindo em uma região íngreme. Horas depois do sumiço, com a ajuda de drones, Juliana foi encontrada a 300 metros de profundidade da trilha. Começava ali uma corrida contra o tempo. A família da brasileira acusou autoridades locais de passar informações falsas sobre o resgate e a Embaixada do Brasil entrou em ação. Por várias vezes ao longo de três dias, equipes de resgate tentaram chegar à Juliana, mas as operações eram interrompidas por problemas logísticos ou climáticos. No dia 24 de junho, o corpo de Juliana foi encontrado a uma profundidade ainda maior: 600 metros. Após o resgate, seus restos mortais passaram por autópsia em Bali, que constatou inúmeras fraturas causadas pelas sucessivas quedas em áreas rochosas do vulcão. A família da brasileira criticou a demora no resgate de Juliana. O corpo chegou ao Brasil no dia 1º de julho, passou por uma nova autópsia no Rio de Janeiro, e foi enterrado três dias depois, em Niterói, cidade natal da jovem.       

PRIMEIRA COPA DO MUNDO DE CLUBES É REALIZADA NOS EUA

     No dia 15 de junho, a Fifa deu início à sua primeira Copa do Mundo de Clubes. O torneio, que antes se chamava Mundial de Clubes, ganhou um novo formato, parecido com a Copa do Mundo de Seleções. No total, 32 clubes de todos os continentes disputaram ao longo de um mês. Foram 63 partidas, dividas pela Fase de Grupos, com três rodadas, Oitavas de Final, Quartas de Final, Semifinais e Final. A bola começou a rolar com o Al Ahly enfrentando os donos da casa, o Inter Miami, que tem no seu elenco Lionel Messi e Luis Suárez. O confronto terminou no empate de 0 a 0. Do Brasil, participaram quatro equipes: Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense. As equipes brasileiras se destacaram com atuações memoráveis, como a vitória do alvinegro carioca em cima do PSG por 1 a 0. Botafogo e Palmeiras disputaram um duelo brasileiro nas oitavas e deu o alviverde paulista. O Fluminense foi o que chegou mais longe, no entanto, caiu nas semifinais para o Chelsea, com o placar de 2 a 0. Com a vaga na final, os "Azuis de Londres" levantaram o troféu ao bater o Paris Saint-Germain com uma goleada de 3 a 0. Realizado em 11 cidades-sedes, a Copa do Mundo de Clubes foi vista pela Fifa como um evento teste para o Mundial de seleções, que ocorre em 2026 e terá os Estados Unidos como uma das sedes, junto com México e Canadá.

BOLSONARO É CONDENADO PELA TENTATIVA DE GOLPE PELO STF

   Foi uma jornada eletrizante, com participações internacionais. Depois de mais de dois anos de investigações, a Procuradoria-Geral da República denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas por envolvimento na tentativa de golpe de Estado que visava mantê-lo na presidência da República mesmo após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de 2022. No Supremo Tribunal Federal, a denúncia foi  acatada e dividida em grupos, sendo o principal deles denominado "Núcleo 1" ou "Núcleo Crucial". Nele, estavam Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Neto. Todos foram ouvidos no mês de junho.

   Paralelamente ao trâmite da ação penal, partidos ligados ao ex-presidente iniciaram uma saga em torno do projeto de lei que concedia anistia total e irrestrita para todos os envolvidos nas ações incluídas no processo da tentativa de golpe. Por vezes, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, alternou momentos de recusa do PL e possível inclusão nas pautas da casa legislativa. A situação ficou mais complexa quando o filho de Bolsonaro, Eduardo, se mudou para os Estados Unidos e começou a instigar sanções contra o Brasil. Em 9 de julho, Donald Trump anunciou taxação de 50% aos produtos brasileiros e alegou que um dos motivos seria a "Caça às Bruxas" contra o ex-presidente. O governo norte-americano chegou a caçar vistos de oito dos onze ministros do STF, poupando os três mais alinhados a Bolsonaro. O caso estremeceu as relações dos dois países. No dia 12 de setembro, o ex-presidente e todo "núcleo 1" foram condenados a penas que variaram entre 16 anos e 27 anos e 3 meses de prisão. A maior sentença foi a de Jair Bolsonaro. As penas começaram a ser executadas no dia 25 de novembro.

OPERAÇÃO MAIS LETAL DO BRASIL DEIXA 121 MORTOS NO RJ 

   Quatro policiais e 117 pessoas com idades entre 14 e 55 anos perderam as vidas durante a megaoperação "Contenção", realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro. O dia foi de terror para quem vive ou transita pelas imediações das comunidades. Tiros, incêndios e confrontos fizeram os serviços públicos serem paralisados. Cerca de 2.500 agentes das forças de segurança tentavam cumprir aproximadamente 100 mandados de prisão, contra membros da facção "Comando Vermelho", quando foram atacados pelos criminosos. Dentre os policiais mortos, estavam Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, Rodrigo Velloso Cabral, Cleiton Serafim Gonçalves e Herbert. Outros 15 ficaram feridos. 113 suspeitos foram presos e 91 fuzis foram apreendidos na ação. Se a coisa foi quente nas comunidades, também ferveu entre os governador do Rio e o governo federal. Em entrevista, Cláudio Castro reclamou de falta de ajuda do Ministério da Justiça, que prontamente negou qualquer falta de apoio. A forma como a operação foi realizada também foi criticada e um movimento político se formou com união de "governadores de direita" atacando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O episódio reacendeu o debate sobre um projeto de lei que amplia a cooperação dos governos federal e estaduais no combate ao crime organizado que estava parado no Congresso Nacional.

   E por esse ano, é só!!! Foram 365 dias intensos e é chegada a hora de fecharmos o álbum de 2025 lembrando do que foi bom e tentando esquecer (ou pelo menos aprender com) o que foi negativo. Agora é respirar fundo e partirmos para mais um ano de aventuras. A você, amigo leitor, desejamos um 2026 feliz e cheio de realizações. E que estejamos juntos novamente.       

Fontes: G1, Uol. CNN Brasil, Ig, Terra.

Fotos: Ainda Estou Aqui (Divulgação); Donald Trump e Xi Jinping (Xinhua / Huang Jingwen); Papa Francisco (Reprodução / Vaticano); Juliana Marins (Reprodução); Abertura Copa do Mundo de Clubes (Roberto Schmidt / AFP); Jair Bolsonaro (Wilton Junior / Estadão Conteúdo); Operação no Rio de Janeiro (Eduardo Anizelli / Folhapress).

Comentários