ACROBATA MORRE DURANTE APRESENTAÇÃO EM PARQUE DE SC
Lurrique Ferrari morreu, no domingo (23), durante um show de acrobacias no parque Beto Carrero World, no município de Penha. O piloto de 36 anos se apresentava na atração Hot Wheels Epic Show quando colidiu de frente em uma das rampas do circuito. Ferrari recebeu o primeiro atendimento médico no parque e foi encaminhado para um hospital de referência. Ele passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. O Beto Carrero World suspendeu temporariamente as apresentações da atração e prestou suporte à família do profissional. Natural de Adamantina, em São Paulo, Lurrique trabalhou por anos como piloto acrobático, realizando demonstrações no Brasil e em outros países. O corpo dele foi enterrado na terça-feira sob forte comoção, em sua cidade natal.
JIMMY CLIFF MORRE AOS 81 ANOS NA JAMAICA
O cantor e compositor jamaicano morreu na segunda-feira (24), em decorrência de uma pneumonia. A notícia foi divulgada pela esposa de Jimmy Cliff (Foto). Um dos maiores nomes do reggae mundial nasceu no dia 30 de julho de 1944 e foi batizado com o nome de James Chambers. Ele deixou o interior com direção à capital do país, Kingston, aos 12 anos. A carreira musical começou pouco depois, discretamente, e só explodiu quando Cliff atuou no filme "Balada Sangrenta" (1972). O sucesso na Europa e nos Estados Unidos se repetiu no Brasil. O artista criou raízes no país e chegou a lançar o disco "Jimmy Cliff in Brazil", com canções brasileiras cantadas em inglês. Uma das filhas do cantor, a cantora Nabiyah Be, nasceu em Salvador, na Bahia. Ao longo da carreira, o cantor ganhou dois prêmios Grammy e se tornou o segundo artista jamaicano a fazer parte do Hall da Fama do Rock, ao lado de Bob Marley.
"NÚCLEO UM" DA TENTATIVA DE GOLPE COMEÇA A CUMPRIR PENA
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal concluiu, na terça-feira (25), o processo do chamado "Núcleo Central" da tentativa de golpe de Estado ocorrido após as eleições presidenciais de 2022. Assim que Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin aprovaram a decisão do relator Alexandre de Moraes, através de sessão virtual, os condenados no processo começaram a ser presos, com exceção de Jair Bolsonaro (Foto), que já estava detido na Superintendência da Polícia Federal desde o dia 22 de novembro, e o General Walter Braga Netto, preso na Vila Militar do Rio de Janeiro desde o final de 2024. A conclusão do processo ocorreu após as defesas não apresentarem o último recurso necessário antes do "trânsito em julgado".
Os ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno foram levados para o Comando Militar do Planalto, em Brasília, enquanto o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, ficou detido na Estação Rádio da Marinha. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda. O tenente-coronel Mauro Cid, que também foi condenado, cumpre a pena de dois anos de reclusão em regime aberto como benefício por ter sido o delator da trama golpista. O único foragido do grupo é o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, que deixou o Brasil dias antes da conclusão do processo. Ele é considerado foragido.
INCÊNDIO MATA DEZENAS DE PESSOAS EM HONG KONG

O complexo residencial de 11 torres de 30 andares foi atingido por um incêndio de grandes proporções, na quarta-feira (26), no distrito de Tai Po (Foto). As causas sobre o início do fogo estão sendo investigadas. As chamas de nível 5 (O mais alto da escala de alerta de incêndio) se alastraram rapidamente com a ajuda de telas de proteção e andaimes de bambu que eram utilizados em uma reforma que acontecia no local. Três homens da construtora responsável pelas obras foram presos por envolvimento no incêndio e suspeita de homicídio culposo (Quando não há intenção de matar). Em seguida, os prédios foram evacuados. Centenas de bombeiros trabalharam no combate às chamas e pelo menos dois quarteirões foram isolados por cerca de 400 policiais. Pelo menos 72 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas em função de queimaduras ou inalação de fumaça. O balanço atual aponta para 128 mortos e cerca de 150 desaparecidos. No dia seguinte, a polícia local esteve no escritório da empresa Prestige Construction & Engineering Company e apreendeu documentos como provas.
CONGRESSO DERRUBA VETOS DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
O Congresso Nacional derrubou 52 dos 63 vetos do governo federal ao projeto de lei que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no Brasil. As votações ocorreram nas duas casas na tarde da quinta-feira (27). Na Câmara dos Deputados, o placar foi de 295 votos a 167, enquanto no Senado Federal, os vetos caíram com 52 votos favoráveis e 15 contrários. Batizado como "PL da Devastação" por ambientalistas, o texto havia sido sancionado em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre os itens vetados e restabelecidos, está o que autoriza o autolicenciamento para obras de porte médio, que libera os empreendedores de realizarem estudos ambientais antes de realizar as obras. Outras medidas derrubadas dizem respeito ao afrouxamento da proteção da Mata Atlântica, abrindo brechas para desmatamento em áreas sensíveis. A derrubada dos vetos foi criticada por ocorrer após a Cúpula do Clima da ONU, a COP30, realizada na semana anterior, em Belém.
CINCO PMS SÃO PRESOS POR ROUBOS EM MEGAOPERAÇÃO NO RJ
Quatro sargentos e um subtenente foram presos, na sexta-feira (28), pela Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os cinco militares do Batalhão de Choque são suspeitos de cometer crimes durante a megaoperação ocorrida no Complexos do Alemão e da Penha em outubro deste ano. Câmeras corporais registraram os suspeitos desviando fuzis apreendidos durante cerco à uma residência. Em uma das conversas, o subtenente Marcelo Luiz do Amaral pergunta se o sargento Eduardo de Oliveira Coutinho havia colocado uma das armas na mochila. Ele confirma que desmontou e guardou. Com as provas, a Corregedoria pediu as prisões dos policiais, que foram decretadas pela Justiça Militar. Os investigadores ainda apuram a participação de outros cinco agentes de segurança e o destino do material desviado.
FLAMENGO É TETRACAMPEÃO DA LIBERTADORES

O rubro-negro carioca se tornou o primeiro clube brasileiro a conquistar o tetracampeonato da Conmebol Libertadores no sábado (29), no Estádio Monumental de Lima, no Peru. A grande final entre Flamengo (Foto) e Palmeiras levou milhares de brasileiros à capital peruana e foi acirrada no primeiro tempo. Na segunda etapa, a partida seguiu equilibrada até os 21 minutos, quando Arrascaeta cobrou escanteio e Danilo cabeceou no canto da rede, abrindo o placar. Na reta final, o alviverde partiu para o ataque, mas não reverteu a vitória flamenguista. O Flamengo já havia vencido a Libertadores nos anos de 1981, 2019 e 2022. Já o técnico da equipe, Filipe Luís, conquistou outro feito: Se tornou a nona pessoa a levantar o troféu da Libertadores como jogador e como treinador. Na história do torneio continental de clubes, o Brasil igualou o número de títulos com a Argentina (25 para cada país). O triunfo na competição rendeu ao Flamengo o troféu de campeão, um prêmio em dinheiro de 24 milhões de dólares e vagas na Copa Intercontinental, que acontece em dezembro, e no Mundial de Clubes da Fifa de 2029.
Fontes: Uol, G1, Ig, BBC Brasil, CNN e Terra.
Fotos: Jimmy Cliff (Vision Addict); Jair Bolsonaro (Reprodução); Incêndio em Hong Kong (Tyrone Siu / Reuters); Flamengo (Hector Vivas / Getty Images).
Comentários
Postar um comentário