TOP SEVEN (12 a 18 de Outubro de 2025)

LULA DESEMBARCA NA ITÁLIA PARA EVENTO E ENCONTRO COM O PAPA 

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Itália, no domingo (12), para participar da Semana Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas. Além da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, Lula esteve na Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Neste ano, o evento celebrou os 80 anos de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a FAO. O evento ocorre três meses após o Brasil ser retirado do "Mapa da Fome" pelo relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo" (SOFI 2025). Na segunda-feira, o presidente brasileiro se encontrou pela primeira vez com o Papa Leão XIV (Foto), no Vaticano. Na audiência, Lula parabenizou o pontífice pela sua liderança na Igreja Católica e o convidou para participar da COP-30, que acontece em novembro no Pará. Leão XIV informou que não poderá comparecer ao evento, mas garantiu representante do Vaticano na Conferência do Clima.

HAMAS E ISRAEL LIBERTAM PRISIONEIROS E REFÉNS APÓS FIM DA GUERRA   

   Quatro dias após o anúncio do fim da guerra entre o grupo extremista e o governo israelense, prisioneiros e reféns de ambos os lados foram libertados na segunda-feira (13). A ação fez parte da primeira etapa do acordo de cessar-fogo permanente e foi classificada por Donald Trump como "o fim de uma era de mortes e terror". Do lado do Hamas, os últimos 20 reféns israelenses com vida deixaram o cativeiro após mais de 700 dias. O grupo também entregou os restos mortais de outros 28 ao governo de Israel. Do lado israelense, cerca de 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 que foram condenados à morte, foram entregues. Para selar o acordo de Paz entre os dois lados, uma cerimônia foi realizada no Egito, também na segunda-feira, e contou com a participação de líderes de países do Oriente Médio, e Donald Trump, que mediou o fim dos conflitos. Benjamin Netanyahu não esteve presente em função do feriado judaico em Israel. De acordo com o governo da Faixa de Gaza, 67.869 pessoas morreram desde 7 de outubro de 2023. No lado israelense, foram outras 1.665 vítimas fatais.

INCÊNDIO EM SUBESTAÇÃO CAUSA APAGÃO EM TODO BRASIL   

   O incêndio que ocorreu em um reator do sistema de transmissão da subestação de Bateias, em Campo Largo, no Paraná, causou um apagão que atingiu todos os estados do país na madrugada da terça-feira (14). O blecaute durou cerca de uma hora e, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, atingiu com mais intensidade os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Paraná. Após o desligamento, a ONS iniciou uma ação conjunta com agentes para restabelecer o fornecimento. A Região Sul foi a última a ter a energia elétrica restabelecida (Cerca de duas horas após o incidente). O Corpo de Bombeiros trabalhou no combate às chamas. Segundo a Companhia Paranaense de Energia, a Copel, proprietária do pátio onde ocorreu o incêndio, nenhum equipamento foi danificado pelo fogo. A Eletrobras informou que foi aberta uma investigação para apurar as causas do incêndio.

TRUMP AUTORIZA OPERAÇÃO DA CIA NA VENEZUELA   

   O presidente norte-americano confirmou, durante entrevista coletiva na quarta-feira (15), que autorizou a agência de espionagem dos Estados Unidos a conduzir operações secretas em solo venezuelano. Donald Trump também afirmou considerar realizar ataques por terra contra os cartéis do país. Segundo o republicano, o mar já está "muito bem controlado", tendo como alvos embarcações que supostamente transportam drogas. Trump afirmou que a operação tinha dois motivos: A libertação demasiada de prisioneiros, que estariam cruzando a fronteira e chegando aos Estados Unidos, e a grande quantidade de drogas que chega ao seu país, principalmente por via marítima. Ataques norte-americanos em alto mar já mataram 27 pessoas. No mesmo dia, o presidente venezuelano Nicolás Maduro negou que o país queira uma guerra contra o governo de Trump e pediu respeito ao direito internacional.

CHANCELER BRASILEIRO E SERCRETÁRIO DE TRUMP SE ENCONTRAM NOS EUA  

   Mauro Vieira e Marco Rubio (Foto) realizaram uma reunião, na quinta-feira (16), na Casa Branca, em Washington. O encontro entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e do secretário de Estado norte-americano durou aproximadamente 45 minutos e contou com participação de diplomatas de ambos os países. O representante de comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, também participou das conversas focadas "no comércio e em questões bilaterais em curso". Após a reunião, Vieira falou com a imprensa e declarou que o encontro "foi produtivo" e "num clima excelente de descontração e troca de ideias". Ele acrescentou que ambas as equipes realizarão novos encontros futuramente. A expectativa é que as ações entre as diplomacias preparem o caminho para o encontro oficial entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, ainda sem data para acontecer.

ACIDENTE DEIXA 17 MORTOS NO AGRESTE DE PE   

   Um ônibus de turismo que levava cerca de 40 passageiros capotou, na noite da sexta-feira (17), no trecho da BR-423 entre os municípios de Paranapanema e Saloá, no agreste pernambucano. O acidente aconteceu quando o motorista do veículo, Devanir Rodrigues, perdeu o controle e se chocou com um barranco. 17 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas, sendo encaminhadas para hospitais da região. Dentre as vítimas fatais, 13 eram da Bahia e 4 de Minas Gerais. O grupo havia saído de Brumado (MG) com destino à Santa Cruz do Capibaribe (PE), onde faria compras e retornava da viagem no momento da tragédia. As duas vias da pista ficaram interditadas por cerca de nove horas para atemdimento da ocorrência. O motorista teve ferimentos leves, passou pelo teste do bafômetro, que deu negativo, foi ouvido na Delegacia da Polícia Civil de Garanhuns e liberado. Outras pessoas também prestaram depoimentos. Autoridades suspeitam que o ônibus conduzia mais pessoas que sua capacidade devido ao fato de haver três listas diferentes de passageiros. Um inquérito policial foi aberto para apurar as causas do acidente. Os governadores de Pernambuco, Raquel Lyra, e da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentaram o ocorrido.

MILHARES VÃO ÀS RUAS CONTRA TRUMP NOS EUA   

   Mais de 2,6 mil protestos foram realizados no sábado (18) em todo o território norte-americano (Foto). Manifestantes foram às ruas contra as políticas de imigração, educação e segurança do governo de Donald Trump. Os organizadores dos atos, batizados como "No Kings" (Sem Reis), criticam também os cortes no trabalho federal e a redução nos orçamentos de universidades em retaliação à questões ideológicas. Essa foi a segunda vez que manifestantes tomaram às ruas contra o governo na segunda gestão de Trump (A primeira ocorreu em junho). Um dos maiores atos aconteceu em Nova York, e reuniu cerca de 100 mil pessoas, de acordo com o Departamento de Polícia local. As manifestações foram apoiadas por democratas como o senador Bernie Sands e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. Do lado do governo Trump, o presidente evitou dar declarações, enquanto o presidente da Câmara dos Representantes classificou as manifestações como "Comício de ódio aos Estados Unidos".

Fontes: Uol, G1, Terra, BBC Brasil e Ig.

Fotos: Lula e Leão XIV (Ricardo Stuckert / Presidência); Mauro Vieira e Marco Rubio (Embaixada do Brasil); Manifestação "No Kings" (Leah Millis / Reuters).

Comentários