TOP SEVEN (5 a 11 de Outubro de 2025)

SEGUNDA EDIÇÃO DO CNU É REALIZADO EM TODO O BRASIL 

   Milhares de candidatos realizaram a primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado no domingo (5). De acordo com a organização do certame, 436.582 candidatos realizaram as provas objetivas em 228 cidades de todo o Brasil. A abstenção foi de 42,8% dos 761.545 inscritos na edição de 2025. O CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos, sendo 2.480 imediatas e 1.172 para preenchimento no curto prazo. Os aprovados na primeira fase devem realizar as provas discursivas no dia 7 de dezembro. Na segunda-feira, a Fundação Getúlio Vargas disponibilizou os 36 tipos de gabarito das provas em seu site oficial. 

LULA E TRUMP CONVERSAM PELA PRIMEIRA VEZ 

   Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma videoconferência na segunda-feira (6). A primeira conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump após o encontro ocorrido na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aconteceu a pedido do governo norte-americano. Do lado brasileiro, Lula pediu a retirada do tarifaço imposto aos produtos brasileiros e das medidas restritivas que foram impostas a autoridades brasileiras, principalmente aos membros do Judiciário, como o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ambos concordaram em se encontrar pessoalmente e Trump não descartou a possibilidade de visitar o Brasil. Horas após a reunião, o republicano afirmou durante uma entrevista coletiva que Lula "é uma boa pessoa" e designou o secretário de Estado, Marco Rubio para tratar dos assuntos comerciais. As primeiras conversas sobre o assunto aconteceram no decorrer da semana.

NÚMERO DE MORTOS PASSA DE 60 EM DESABAMENTO DE ESCOLA NA INDONÉSIA 

   Equipes de salvamento encerraram, na terça-feira (7), as buscas por vítimas no desabamento de uma escola em Sidoarjo, na ilha de Java. A tragédia aconteceu no dia 29 de setembro quando 171 estudantes participavam de uma oração no internato islâmico. De acordo com autoridades indonésias, 67 pessoas morreram. Durante nove dias, equipes trabalharam ininterruptamente em busca de sobreviventes. De acordo com o diretor de operações da Agência Nacional de Busca e Resgate, Yudhi Bramantyo, todos os escombros foram removidos e toda área foi vasculhada antes do encerramento oficial das buscas. 104 pessoas sobreviveram. As primeiras investigações apontaram que a construção precária, com materiais de baixa qualidade, pode ter contribuído para o desastre mais mortal do ano no país.

CONGRESSO DERRUBA MP ALTERNATIVA AO AUMENTO DO IOF   

   Como placar de 251 a 193, a Câmara dos Deputados retirou da pauta de votação a Medida Provisória alternativa ao decreto presidencial que elevava as alíquotas do IOF na quarta-feira (8). A MP havia sido apresentada ao Congresso em julho e previa a uniformidade da alíquota do Imposto de Renda cobrado sobre rendimentos e aplicações financeiras em 18%, elevava de 9% para 15% a cobrança da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) para as fintechs e ampliava para 12% a tributação geral sobre a arrecadação das bets. Com a Medida Provisória relatada na Câmara pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o governo esperava uma arrecadação de R$ 17 bilhões. A decisão dos deputados fez com que o conteúdo da MP nem chegasse a ser analisado. Para valer, precisaria ser analisada e aprovada pela Câmara e pelo Senado até à meia-noite da quinta-feira. Sem a arrecadação extra, o governo levantou hipóteses como corte no orçamento, incluindo nas emendas parlamentares.

ISRAEL E HAMAS CHEGAM A ACORDO E ENCERRAM GUERRA   

   O grupo extremista e o governo israelense iniciaram o cessar-fogo permanente ao meio-dia (horário local da Faixa de Gaza) da quinta-feira (9). Horas depois, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que havia aprovado o acordo final para libertação de todos os reféns vivos e mortos. Um dia antes, o Hamas já havia aceitado o plano de Paz proposto pelos Estados Unidos. Os dois lados assinaram o acordo de 20 tópicos na terça-feira. Assim que os conflitos foram cessados, o exército de Israel iniciou a retirada para novas linhas territoriais estipuladas pelo governo norte-americano. As Forças de Defesa de Israel também anunciaram a liberação de 600 caminhões de ajuda humanitária por dia. Do outro lado, foram determinadas 72 horas para o Hamas libertar todos os reféns israelenses vivos e entregar os corpos dos que não sobreviveram aos dois anos de cativeiro, completos no dia 7 de outubro. O pós-guerra contará com pelo menos 200 soldados norte-americanos para monitorar o cumprimento do acordo. Donald Trump garantiu que ninguém será obrigado a deixar Gaza no processo de reconstrução do território.

PRESIDENTE É DESTITUÍDA PELO CONGRESSO NO PERU 

 Era madrugada da sexta-feira (10), quando o Congresso do Peru aprovou a destituição de Dina Boluarte (Foto). A audiência de impeachment contava com a presença da então presidente para apresentar sua defesa, o que não ocorreu. Um dos advogados da política, Juan Carlos Portugal, alegou que o processo era "inconstitucional". Na votação final, a destituição foi aprovada por unanimidade, sem nenhum voto contrário ou abstenção. Assim que a decisão do Congresso foi anunciada, o chefe da casa legislativa, José Jerí, assumiu o cargo por sucessão constitucional. Ele comandará o país até 28 de julho de 2026, quando o eleito nas eleições presidenciais de abril tomar posse. O processo de destituição de Boluarte foi iniciado após várias bancadas de parlamentares apresentarem quatro moções de vacância por "incapacidade moral permanente". Todas foram aprovadas. Dina estava no cargo desde 7 de dezembro de 2022, quando o então presidente Pedro Castillo foi preso por tentativa de golpe de Estado.

DIANE KEATON MORRE AOS 79 ANOS NOS EUA   

   De acordo com o porta-voz da família da atriz norte-americana, Diane Keaton (Foto) morreu na Califórnia, no sábado (11), de causas não reveladas. A família da artista pediu respeito, privacidade e não divulgou informações sobre os funerais. Keaton nasceu em Los Angeles, em 5 de janeiro de 1946, e começou a carreira artista no teatro. Após pontas como figurante no cinema, ela teve seu primeiro papel de destaque em "O Poderoso Chefão" (1972), de Francis Ford Coppola. A sucessão de trabalhos a transformou em uma das principais atrizes de Hollywood. Diane ganhou seu único Oscar da carreira em 1977 por sua atuação na produção "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". Ela foi indicada outras três vezes, mas não conquistou as estatuetas. Keaton também atuou como diretora no filme "Hanging Up" (2000) e no documentário "Heaven" (1987). Diane Keaton deixou dois filhos adotivos, Dexter e Duke.

Fontes: Uol, G1, Ig, Terra, BBC Brasil e CNN.

Fotos: Donald Trump e Benjamin Netanyahu (Reprodução); Dina Boluarte (Cris Bouroncle / AFP); Diane Keaton (Getty Images).

Comentários