TOP SEVEN (21 a 27 de Setembro de 2025)


MANIFESTANTES TOMAM ÀS RUAS CONTRA BLINDAGEM E ANISTIA   

   As 26 capitais e o Distrito Federal registraram manifestações, no domingo (21), contra a Proposta de Emenda à Constituição que previa proteção a deputados e senadores contra a Justiça e o Projeto de Lei que anistia envolvidos na tentativa de golpe de Estado e atos antidemocráticos ocorridos após as eleições de 2022. O principal alvo do protesto foi a Câmara dos Deputados, que na semana anterior havia aprovado a PEC que determinava abertura de processo penais contra parlamentares apenas com autorização das casas legislativas. Os maiores atos ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com o Monitor do Debate Político do CEBRAP e a ONG More in Common, cerca de 42 mil pessoas estiveram na Avenida Paulista (Foto), enquanto 41,8 mil lotaram um trecho na orla de Copacabana, na Zona Sul fluminense. A manifestação no Rio contou com a participação de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Outras capitais também registraram quantidade de público acima de 20 mil pessoas, como Salvador, Recife e Brasília.

DEMBÉLÉ LEVA A "BOLA DE OURO" EM PREMIAÇÃO NA FRANÇA 

   A 69ª edição do prêmio "Ballon D'Or" foi realizada na segunda-feira (22), em Paris, e premiou os melhores do futebol mundial na temporada 2024/2025. A cerimônia aconteceu no Théâtre du Châtelet e teve entre os apresentadores o ex-jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho. Além de Ousmane Dembélé (Foto), que venceu como melhor jogador, foram premiados Aitana Bonmatí (Jogadora), Lamine Yamal (Sub-21 masculino), Vicky López (Sub-21 feminino), Sarina Wiegman (Treinadora de futebol feminino), Luís Henrique (Treinador de futebol masculino), Hannah Hampton (Goleira), Gianluigi Donnarumma (Goleiro), Ewa Pajor (Artilheira feminina), Viktor Gyökeres (Artilheiro masculino), Arsenal (Clube de futebol feminino), Paris Saint-Germain (Clube de futebol masculino), e a Xana Fundación (Troféu Sócrates, voltado para o engajamento em causas sociais). A premiação é realizada anualmente pela Revista France Football em parceria com a UEFA e o jornal L'Équipe.

LULA ABRE ASSEMBLEIA GERAL DA ONU NOS EUA 

   O presidente brasileiro foi o primeiro a subir ao púlpito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, na terça-feira (23), em Nova York. Foi a décima participação de Luiz Inácio Lula da Silva (Foto) no evento que reúne líderes dos 193 países membros da ONU. Em seu discurso, o brasileiro destacou os feitos de seu governo e tocou em assuntos de importância da humanidade atualmente, como as guerras e mudanças climáticas. Ele defendeu um acordo de paz no caso do conflito entre Rússia e Ucrânia e voltou a condenar a força desproporcional utilizada por Israel contra a Faixa de Gaza na guerra iniciada pelo Hamas. Lula também exaltou a soberania do Brasil e criticou as interferências externas na Justiça do país, em recado direto ao presidente norte-americano Donald Trump. O republicano discursou logo em seguida e, para a surpresa de todos, elogiou o presidente brasileiro, com quem teve um rápido encontro no evento. Trump afirmou ter "gostado" do brasileiro e sinalizou uma reunião com Lula nos próximos dias. Durante a passagem por Nova York, o petista se encontrou com outros líderes mundiais, como o francês Emmanuel Macron e o ucraniano Volodymyr Zelensky.

CCJ DO SENADO DERRUBA "PEC DA BLINDAGEM" POR UNANIMIDADE   

   Os 26 membros da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal rejeitou, na quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição que permitia que o Congresso Nacional interrompesse abertura de processos criminais contra deputados e senadores. A "PEC da Blindagem", como ficou conhecida, foi relatada na CCJ pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Em seu relatório final, o parlamentar afirmou que o dispositivo incentivava a impunidade e abria as portas do Poder Legislativo para que criminosos buscassem cargos visando proteção. O texto que chegou ao Senado havia sido aprovado em dois turnos, na semana anterior, pela Câmara dos Deputados. A aprovação dos deputados resultou em uma campanha iniciada nas redes sociais que culminou  com as manifestações ocorridas em dezenas de cidades pelo país no dia 21 de setembro. Como foi rejeitada por unanimidade, a PEC não segue para votação do plenário da casa e sua tramitação é encerrada sem possibilidade de recurso.

TIROTEIO PERTO DE ESCOLA MATA DOIS NO CE   

   Luís Cláudio Sousa Oliveira Filho e Vítor Guilherme foram as vítimas fatais de um ataque à Escola Estadual Professor Luis Felipe, em Sobral, ocorrido na quinta-feira (25). A tragédia aconteceu por volta das 9h, quando dois homens desceram de uma motocicleta e abriram fogo contra os estudantes que estavam dentro da instituição. Luís e Vítor morreram na hora e outros três estudantes ficaram feridos. Após o ataque, os homens subiram na moto e fugiram. Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa de Sobral. De acordo com a Secretaria de Segurança, a Polícia encontrou drogas e uma balança de precisão com um dos adolescentes mortos na ação. A Secretaria de Educação do Ceará suspendeu as aulas na escola por tempo indeterminado e lamentou o ocorrido. A pasta ainda afirmou que a comunidade escolar terá o suporte de profissionais de psicologia no retorno às atividades. As forças de segurança procuram os suspeitos e investigam as causas do atentado.

CELSO SABINO DEIXA O MINISTÉRIO DO TURISMO 

   Pressionado pelo União Brasil, o titular da pasta de Turismo entregou a carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (26). A saída de Celso Sabino (Foto) foi anunciada após reunião ocorrida no Palácio da Alvorada. O deputado federal licenciado acatou a decisão da executiva nacional de seu partido, que havia anunciado o desembarque do governo no dia 18 de setembro. Na ocasião, o União Brasil havia dado prazo de 24 horas para todos os filiados que ocupavam cargos no governo federal deixassem seus postos, sob ameaça de expulsão por infidelidade partidária. O ministro então pediu para cumprir algumas agendas prioritárias antes de deixar o cargo. Ele participou de eventos ligados à ONU Turismo e da Festa do Sairé, no Pará. O clima entre o partido e o governo ficou insustentável após investigações da Polícia Federal apontarem o presidente da sigla, Antonio Rueda, com ligações a uma suposta infiltração do PCC em setores da economia. O político nega qualquer envolvimento. Com a saída de Sabino, o governo Lula registrou sua 13ª troca no corpo ministerial desde seu início, em janeiro de 2023. O Planalto ainda não anunciou o substituto de Celso Sabino.

OTAN ANUNCIA REFORÇO NA SEGURANÇA NO MAR BÁLTICO 

   A Organização do Tratado do Atlântico Norte anunciou, no sábado (27), que vai reforçar a vigilância na região do Mar Báltico um dia após sobrevoo de drones na Dinamarca. A Otan não detalhou quais recursos irão compor a missão "Sentinela do Báltico". A informação foi divulgada horas após novos equipamentos de origem desconhecida serem avistados sobre a maior base militar dinamarquesa. Enquanto governos locais denunciam se tratar de ataques russos, o governo de Vladimir Putin negou as acusações. O anúncio da Otan também acontece em um momento em que autoridades de defesa dos países do leste europeu defendem a criação de um "muro antidrones". O projeto que prevê um sistema de rastreamento e interceptação dos equipamentos será debatido por líderes da União Europeia nos próximos dias em Copenhague.

Fontes: Uol, G1, Ig, CNN Brasil e Terra.

Fotos: Manifestação Avenida Paulista (Reprodução) Aitana Bonmatí e Ousmane Dembélé (Divulgação); Lula na ONU (Divulgação); Celso Sabino (Divulgação / Ministério do Turismo)

Comentários