EQUIPE DA AL JAZEERA É ASSASSINADA EM GAZA
Cinco profissionais da rede de televisão Al Jazeera foram mortos por militares israelenses durante operação, no domingo (10), na Faixa de Gaza. Dentre os mortos, estava o correspondente Anas al-Sharif, que foi acusado de ser membro do Hamas pelo governo de Israel. A informação foi negada pela emissora catari. Organizações de imprensa e grupos de direitos humanos condenaram o ataque, enquanto ONGs afirmaram que o jornalista de 28 anos havia se tornado alvo dos israelenses por suas reportagens na linha de frente da guerra iniciada em outubro de 2023. A equipe era composta por mais três jornalistas, Mohammed Qreiqeh, Ibrahim Zaher e Mohammed Noufal, além de um assistente. Todos estavam em uma tenda localizada próximo ao Hospital Al-Shifa, no leste da Faixa de Gaza. De acordo com um funcionário do centro médico, o atentado matou outras duas pessoas e danificou a entrada de emergência da instituição. Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), 186 profissionais de imprensa foram mortos desde o início d ofensiva militar de Israel.
PRÉ-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA MORRE NA COLÔMBIA

O senador Miguel Uribe Turbay (Foto) morreu aos 39 anos, na segunda-feira (11), após dois meses de internação no Hospital Fundação Santa Fé. Ele havia sido vítima de um atentado no dia 7 de junho, durante campanha política em Bogotá. O adolescente de 15 anos, que abriu fogo contra Uribe, foi preso no momento do ataque. Dois dos tiros atingiram a cabeça do senador. O atentado mobilizou a opinião pública. Os Estados Unidos chegaram a culpar Gustavo Petro, atribuindo a violência à "retórica" do atual governo. A gestão de Petro ofereceu recompensa de 730 mil dólares por informações que levem aos mandantes intelectuais, levantando a hipótese de ação orquestrada para desestabilizar o governo. Uribe era filiado ao partido Centro Democrático e era neto de Julio César Turbay, que governou a Colômbia de 1978 a 1982. Aos cinco anos, teve a mãe, a jornalista Diana Turbay, morta pelo grupo de narcotraficantes liderado por Pablo Escobar. Em sua carreira política, foi vereador e secretário de Governo de Bogotá. Ele deixou um filho de cinco anos.
EXPLOSÃO EM EMPRESA DE EXPLOSIVOS DEIXA MORTOS NO PR
O acidente aconteceu por volta das 5h50 da terça-feira (12), nas dependências da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A explosão atingiu uma área de 25 metros quadrados, onde os explosivos eram preparados para o transporte. A tragédia deixou nove mortos (Seis homens e três mulheres) e sete feridos. Todas as vítimas fatais eram operadores e tiveram os corpos fragmentados. Devido a isso, a Secretária de Segurança Pública do Paraná estima que a identificação dos mortos pode levar até 30 dias. Câmeras de residências do entorno da empresa registraram o momento da explosão. Além do barulho que assustou a vizinhança, o acidente provocou danos estruturais em casas, comércios e outras empresas da região. O Corpo de Bombeiros foi acionado, atuou contra os focos de incêndio que surgiram após a explosão e realizaram o trabalho de buscas pelas vítimas. Em nota, a empresa lamentou o ocorrido e informou que estava prestando suporte aos colaboradores atingidos. Investigações devem apontar as causas da explosão.
EDSON FACHIN É O NOVO PRESIDENTE DO STF
A eleição para a escolha do novo presidente do Supremo Tribunal Federal foi realizada na quarta-feira (13), em Brasília. Edson Fachin sucederá Luís Roberto Barroso no comando da Suprema Corte brasileira durante o biênio 2025-2027. O ministro Alexandre de Moraes será o vice-presidente no mesmo período. A votação aconteceu de forma secreta, no entanto, seguiu a tradição da escolha do integrante mais antigo que ainda não tenha ocupado a presidência da instituição. O pleito não conta com uma disputa entre "chapas" e a ordem dos presidentes segue a rotatividade por antiguidade na Corte. Além de liderar o STF, Fachin também assumirá o Conselho Nacional de Justiça. Após a condução, o presidente eleito afirmou que "continuará buscando fortalecer a colegialidade e a pluralidade, sempre aberto ao diálogo". Edson Fachin é gaúcho da cidade de Rondinha e chegou à Suprema Corte em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. A cerimônia de posse está marcada para o dia 29 de setembro, na sede do STF.
MILTON HATOUM É O NOVO IMORTAL DA ABL

O escritor manauara foi eleito, na quinta-feira (14), para ocupar a cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras. Milton Hatoum (Foto) recebeu 33 votos em uma votação que durou menos de meia hora. Ele sucederá o jornalista Cícero Sandroni, que morreu em junho deste ano. Na eleição, seu concorrente foi o editor pernambucano Antônio Campos, que recebeu apenas um voto. Hatoum é um romancista, ensaísta, tradutor e professor universitário. Lançou oito obras que, juntas, venderam cerca de 500 mil cópias e foram exportadas para 17 países. Ele nasceu na cidade de Manaus em 1952 e chegou a cursar arquitetura na juventude. Publicou seu primeiro livro em 1989, intitulado "Relato de um Certo Oriente". O trabalho lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance. Outras obras de sucesso vieram na sequência: "Dois Irmãos" (2000), que se tornou série de TV em 2017, e "Cinzas da Noite" (2005), também vencedora do Jabuti de "Livro do Ano". O destaque de sua obra fica pela presença do Amazonas como cenário em grande parte de suas histórias. Atualmente, Hatoum trabalha em seu novo projeto.
TRUMP E PUTIN SE ENCONTRAM NOS EUA

O presidente da Rússia desembarcou no Alasca, na tarde da sexta-feira (15), onde foi recebido pelo líder norte-americano. Recebido com tapete vermelho e aplausos, Vladimir Putin se reuniu com Donald Trump (Foto) na tentativa de um acordo de cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia. A primeira reunião de cúpula entre os dois países desde o início dos conflitos, em fevereiro de 2022, aconteceu na base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage. Ambos os presidentes trocaram farpas e críticas nas últimas semanas, no entanto, eles sinalizaram a possibilidade de um acordo de trégua. Putin chegou a elogiar os "esforços sinceros" dos Estados Unidos na busca pelo fim do conflito. Após três horas de conversas, os dois líderes falaram rapidamente com a imprensa e, apesar de classificar o encontro como "produtivo", confirmaram que não houve acordo. Trump informou que deverá ligar para o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com membros da OTAN para marcar um novo encontro com Putin.
HYTALO SANTOS E COMPANHEIRO SEGUEM PRESOS EM SP

O influenciador digital e seu marido, Israel Nata Vicente, tiveram as prisões mantidas, no sábado (15), após audiência de custódia. Os dois haviam sido presos no dia anterior, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A prisão foi realizada por agentes do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público da Paraíba. Hytalo Santos (Foto) era investigado pelo MP-PB desde dezembro de 2024 por suspeita de exploração de crianças e adolescentes e por trabalho infantil. Ao longo da semana, o influenciador virou alvo de um vídeo que o acusava de lucrar com a exposição sexualizada de adolescentes. No ato da prisão, Hytalo e o marido tiveram aparelhos celulares apreendidos para perícia. Ele repudiou as acusações e disse que sempre colaborou com a Justiça. Por outro lado, o juiz Antonio Rudimacy Firmino de Souza afirmou que depoimentos e provas documentais apontaram "fortes indícios de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular". A defesa do influenciador confirmou que vai entrar com um pedido de habeas corpus.
Fontes: Uol, G1, Terra, Folha de São Paulo e BBC Brasil.
Fotos: Miguel Uribe Turbay (Divulgação / Arquivo Pessoal); Milton Hatoum (Ana Paula Paiva / Valor); Vladimir Putin e Donald Trump (Andrew Caballero-Reynolds / AFP); Hytalo Santos (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário