ESTAÇÃO DO METRÔ COM TETO SOLAR (LITERALMENTE)
Parece mentira, mas não é de jeito nenhum!! São imagens da estação Alto do Céu do Metrô do Recife. Parte do telhado foi tirado (ou caiu!!) e esta é a situação do local. Enquanto tem Sol, ainda vai. O caso complica em tempos de inverno, quando a qualquer momento o usuário é surpreendido com as chuvas (Imagine você, amigo leitor, essa plataforma nos horários de pico). O cenário é este há anos e, pelo que se vê, não tem previsão para se resolver.
Além do perigo de se molhar ou ficar exposto ao Sol escaldante, em alguns momentos do dia, o usuário corre outro sério risco: Ser "bombardeado" pelos pombos que vivem passeando pelo teto da estação. Fora isso, há sinais de depredação, vandalismo, pichações e desgaste da estrutura por toda a parte. Sem contar nos constantes problemas que as linhas Sul e Norte sofrem quase que semanalmente.
O metrô do Recife está em processo de privatização e deverá ser concedido à iniciativa privada em 2026. Os trâmites estão a cargo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde que o governo federal autorizou a concessão. Há décadas, a rede metroviária local é gerida pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU. O contrato de privatização prevê 35 anos de concessão e investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, que irão modernizar as estruturas e as composições. Bem, enquanto isso não acontece, sugerimos ao usuário levar um chapéu, um boné, um guarda-chuva ou uma sombrinha.
AMPLIAÇÃO DA BR-232 RENDEU ATÉ PISTA DE COOPER NO CURADO
As comunidades do Curado, Totó, Jardim São Paulo e adjacências ganharam um equipamento de atividade física digna com a triplicação da rodovia BR-232. A pista de cooper, que também é utilizada como ciclovia virou uma opção para o cidadão que curte dar uma "corridinha" para espichar as pernas. Ela vai da altura do Jardim Botânico até as imediações do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco, o Ceasa-PE.
Além de bem sinalizada (e afastada da rodovia), a pista conta com iluminação em toda sua extensão. Vale a pena destacar positivamente o trabalho realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além de garantir o tráfego seguro de pessoas que utilizam bicicletas para se deslocar pela região, a pista vai ajudar muita gente a manter uma vida saudável. Só uma dica: Faça atividades em grupo, principalmente à noite. Há uma área de mata ao lado que é bom não subestimar possíveis perigos.
PRAZO ACABOU, MAS ELEITOR AINDA PODE REGULARIZAR TÍTULO
Eleitor que não votou, não justificou ausência e não pagou multas referentes às três últimas eleições (Somando municipais e gerais) ainda podem regularizar a situação do título de eleitor junto a Justiça Eleitoral. O prazo foi encerrado no dia 19 de maio e estima-se que mais de 100 mil pernambucanos tiveram os documentos cancelados, de acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral.
E aí você há de pergunta: E quais são os caminhos?? Quem tem biometria cadastrada pode fazer o processo online, através do Autoatendimento Eleitoral, acessando https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor. Na página, selecione a opção "6 - Regularize seu título eleitoral cancelado", preencher o formulário com os dados solicitados e envie a documentação para análise.
No caso de quem não tem biometria cadastrada, é necessário se dirigir a uma cartório ou a central de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Para ser atendido, o cidadão deve agendar dia e horário através do site https://www.tre-pe.jus.br/servicos-eleitorais/solicitar-agendamento. Em seguida, basta clicar na opção "Revisão".
É importante frisar que o cancelamento do documento implica na impossibilidade de assumir cargo público, impedimento de emissão de passaporte e carteira de identidade, restrições financeiras e dificuldade para regularizar o CPF.
Fotos: George Luiz / G News Blog
Comentários
Postar um comentário