TOP SEVEN (13 a 19 de Abril de 2025)

EQUADOR VAI ÀS URNAS E REELEGE DANIEL NOBOA

   As eleições presidenciais do Equador foram realizadas no domingo (13), com uma disputa acirrada entre o atual chefe do Executivo, Daniel Noboa (Foto), e a candidata Luisa González. O primeiro turno do pleito havia acontecido em fevereiro e mostrou um país dividido. O candidato da direita teve 44,15% dos votos contra 44% da postulante de esquerda, apoiada pelo ex-presidente do país, Rafael Correa. Os pontos de votação foram abertos às 9h (horário de Brasília) e fechados às 19h. De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), aproximadamente 13 milhões de equatorianos estavam aptos a votar, incluindo residentes no exterior. No Equador, o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 65 anos que estejam cadastradas no sistema eleitoral. Durante boa parte da campanha, a candidata do Movimento Revolução Cidadã apareceu na frente do atual presidente nas pesquisas. Ao término da apuração, o conservador Daniel Noboa foi reeleito com 55,8% dos votos contra 44,1% da Luisa Gonzáles. A candidata da esquerda contestou o resultado das urnas e pediu a recontagem de votos. Ela também alegou que houve fraude no pleito, no entanto, não apresentou provas. Na segunda-feira, o governo brasileiro reconheceu a vitória de Noboa, que tem 37 anos e é filho de empresário do setor bananeiro. Ele foi eleito pela primeira vez nas eleições presidenciais antecipadas de 2023.

PERU DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE VARGAS LLOSA   

   O governo peruano decretou, na segunda-feira (14), luto nacional em homenagem ao escritor Mario Vargas Llosa (Foto). Prédios públicos do país hastearam suas bandeira a meio mastro. A morte do ícone da Literatura mundial, aos 89 anos, havia sido confirmada por seu filho no dia anterior, sem entrar em detalhes sobre a causa. O funeral de Vargas Llosa também ficou restrito à família. O escritor era natural de Arequipa, no sul do Peru, onde nasceu em 28 de março de 1936. Estudou na Academia Militar de Lima e se formou em Letras. No final da década de 1950, ele partiu para a França, onde casou com a tia, 10 anos mais velha. A relação durou pouco e ele acabou se separando, casando-se novamente com Patrícia Llosa, com quem ficou por cerca de 50 anos. Começou a carreira no jornalismo ainda na juventude, mas também atuou como tradutor e professor de espanhol. Seu primeiro livro de sucesso foi "Os Chefes", de 1959. A consagração veio com os clássicos "A Cidade e os Cachorros" (1963) e "Conversa na Catedral" (1969). Llosa teve obras traduzidas em mais de 30 línguas e conquistou vários prêmios, incluindo o Nobel de Literatura, em 2010, pelo conjunto de sua obra.

CORPO DE BEBÊ DESAPARECIDO É ENCONTRADO EM AL  

   A morte da pequena Ana Beatriz (Foto) foi confirmada, na terça-feira (15), no município de Novo Lino, localizado a cerca de 100 quilômetros de Maceió. A bebê estava desaparecida desde o dia 11 de abril, quando ela tinha apenas quinze dias de vida. Na primeira versão apresentada pela mãe da criança, a menina havia sido raptada por quatro criminosos quando ela aguardava um ônibus às margens da BR-101, no povoado de Eusébio. As investigações e depoimentos de testemunhas desmentiram a história e outras cinco versões surgiram. Um suspeito chegou a ser detido para averiguação, mas acabou liberado após comprovar a inocência. De acordo com Eduarda Silva de Oliveira, de 22 anos, confessou que matou a criança asfixiada após duas noites sem dormir por causa do choro dela. Em seguida, enrolou o corpo em uma sacola e o escondeu em um armário. Em uma primeira versão, a mãe de Ana Beatriz afirmou que a morte foi causada por um engasgo durante a amamentação. Investigações apuram se houve participação de uma segunda pessoa no crime.

EX-PRIMEIRA DAMA DO PERU CHEGA AO BRASIL APÓS RECEBER ASILO   

   Nadine Heredia (Foto) desembarcou em Brasília, na quarta-feira (16), após ter um asilo diplomático concedido pelo governo brasileiro. A ex-primeira-dama do Peru chegou em um avião da Força Aérea Brasileira acompanhada do filho mais novo, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia. Tanto ela quanto seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala haviam sido condenados a 15 anos de prisão pelo recebimento ilícito de verba da empreiteira brasileira Odebrecht. Os recursos foram utilizados na campanha eleitoral de 2011. Humala venceu o pleito e governou o Peru de 2011 a 2016. Após a decisão da Justiça peruana, Heredia se refugiou na embaixada brasileira em Lima enquanto sua defesa solicitava o asilo, alegando perseguição política. O salvo-conduto que permitia sua saída do país foi concedido pela atual presidente peruana, Dina Boluarte. De acordo com a Convenção sobre Asilo Diplomático assinado por Brasil e Peru, um cidadão terá direito ao benefício se estiver em perigo de ser privado de liberdade por motivos de perseguição política. Os advogados do casal questionam a forma como o processo foi conduzido e anunciaram que vão recorrer das sentenças. Outra questão levantada para obtenção do asilo humanitário foi a saúde de Nadine, que luta contra um câncer.

DEPUTADO FEDERAL ENCERRA GREVE DE FOME NO DF

   Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou o protesto contra a cassação do seu mandato, na quinta-feira (17), após quase dez dias de greve de fome. A decisão aconteceu depois de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O deputado federal iniciou o protesto no dia 8 de abril, quando sua cassação foi aprovada pelo Conselho de Ética da casa legislativa por um placar de 13 a 5. Acusado de falta de decoro parlamentar ao agredir um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) dentro do Congresso Nacional, Glauber teve a garantia de Hugo Motta de que terá 60 dias para se defender das acusações. O prazo contará após a decisão da Comissão de Constituição e Justiça sobre um recurso apresentado pelo parlamentar, o que garante a permanência do político na Câmara até o final de junho. Após deixar a sala do Conselho de Ética, onde ficou por mais de uma semana, Braga foi levado ao hospital onde passou por exames. Ele perdeu 4,9 kg ao longo dos dias da greve de fome.

EUA CONFIRMA ATAQUE A PORTO NO IÊMEN

   O Comando Militar dos Estados Unidos no Oriente Médio (Centcom) confirmou, na sexta-feira (19), que o ataque realizado pelo país visava "enfraquecer as fontes econômicas do poder houthi". O porto estratégico de escoamento de petróleo de Ras Isa, no norte de Hodeidah, foi bombardeado pelas forças americanas na noite anterior. De acordo com os Estados Unidos, o local é uma importante fonte de financiamento de parte das ações do grupo rebelde "Houthis", que é apoiado pelo Irã e controla grande parte da área do Iêmen. O ataque deixou 58 pessoas mortas e mais de 100 feridas. Após a ação, equipes da defesa civil iniciaram a procura por vítimas e o controle do incêndio. O ato foi condenado por outros grupos radicais, como Hamas. Do outro lado, França e Israel anunciaram terem sido alvos de ataques oriundos do Iêmen. Mísseis foram interceptados por ambos os países. A tensão entre os EUA e o Houthis aumentaram desde que o governo de Donald Trump classificou o grupo como "organização terrorista estrangeira", no início de março. Desde então, os ataques de ambos os lados têm sido constantes. 

RÚSSIA ANUNCIA CESSAR-FOGO DE PÁSCOA COM A UCRÂNIA 

   O presidente Vladimir Putin anunciou,  no sábado (19), uma trégua temporária "por motivos humanitários" nos conflitos com a Ucrânia. O cessar-fogo deve durar 30 horas, iniciando-se às 18h do sábado até a meia-noite da segunda-feira, pelo horário local. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que os militares respeitarão a pausa, no entanto, estarão de prontidão para o caso dos ucranianos violarem a trégua. Por outro lado, o Exército da Ucrânia denunciou que a Rússia seguiu com a ofensiva mesmo depois do anúncio de Putin. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou que drones de ataque russos foram detectados dentro do período do cessar-fogo. Ainda no sábado, os dois países trocaram prisioneiros. 246 militares de cada lado voltaram para suas nações. Além deles, 31 russos e 15 ucranianos feridos pela guerra foram trocados em mais uma negociação entre Rússia e Ucrânia.

Fontes: CNN Brasil, Uol, G1 e Ig.

Fotos: Daniel Noboa (Carlos Noriega / AP Photo); Mario Vargas Llosa (Niviere David / Picture Alliance / AbacaPress); Ana Beatriz (Reprodução / Arquivo Pessoal); Nadine Heredia (Janine Costa / Reuters).

Comentários