TOP SEVEN (9 a 15 de Março de 2025)


MARK CARNEY É ELEITO NOVO PREMIÊ DO CANADÁ

   O Partido Liberal realizou, no domingo (9), a eleição para escolher o sucessor do primeiro-ministro Justin Trudeau, que renunciou ao cargo em janeiro depois de nove anos como premiê. A votação contou com a participação de 152 mil membros da legenda e teve quatro candidatos à vaga de líder do partido. Após a apuração, Mark Carney (Foto) conquistou 86% dos votos, derrotando sua principal concorrente, a ex-vice-primeira-ministra Chrystia Freeland. O economista de 59 anos fez carreira no setor financeiro e se tornou respeitado no país após sua atuação durante a crise financeira que atingiu o mundo em 2008. A troca no comando do Partido Liberal acontece em um momento de embate com os Estados Unidos. Além de impor taxações aos produtos canadenses, o presidente Donald Trump chegou a considerar anexar o país ao seu território. Carney deve assumir o mandato nos próximos dias e segue até a eleição federal que ocorre ainda neste ano. 

GOVERNO EMPOSSA NOVOS MINISTROS NO DF

   A cerimônia de posse dos novos ministros da Saúde e da Secretaria de Relações Institucionais ocorreu na segunda-feira (10), no Palácio do Planalto (Foto). Alexandre Padilha assumiu a pasta que era gerida por Nísia Trindade. A ex-titular da Saúde chegou a fazer um discurso de despedida em que lamentou ter sido vítima de uma campanha misógina. Ao ser empossado, Padilha defendeu o governo federal e prometeu trabalhar em defesa das vacinas, contra o negacionismo e reforçou o compromisso do país com os órgãos internacionais de Saúde. Já Gleisi Hoffmann, que assumiu o posto deixado por Padilha, prometeu trabalhar para construir alianças no Congresso Nacional. Ela será a responsável pela articulação política entre o governo federal, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.  

MONTADORA INAUGURA UNIDADE EM MG

   O maior Centro de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex da Stellantis na América Latina foi inaugurado na terça-feira (11), na cidade de Betim (Foto), e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A unidade será responsável pela fabricação de motores a combustão de alta eficiência e pelo desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem. A cerimônia de inauguração contou com a participação de outras autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O evento também marcou à chegada de novos funcionários, que atuarão em diversos setores da fábrica. Além dos mais de 1,5 mil colaboradores recém-contratados, a Stellantis abriu 400 novas vagas para engenheiros. Em seu discurso, John Elkann, presidente da montadora, anunciou que deve ampliar o projeto de filantropia voltado para a educação na América do Sul.

MANIFESTAÇÕES DE APOSENTADOS TEM CONFUSÃO NA ARGENTINA

   O protesto de aposentados contra o governo de Javier Milei terminou em confusão, na quarta-feira (12), em Buenos Aires. Eles reivindicavam reajustes nas pensões depois de perderem poder de compra devido à inflação e às medidas econômicas do atual governo. Ao contrário das mobilizações ocorridas nas semanas anteriores, houve reação violenta da Polícia Nacional e 60 pessoas foram detidas. A confusão teve início após o agentes formarem um cordão humano para evitar o avanço dos manifestantes até o Congresso. Enquanto a população jogava objetos contra os policiais, eles revidavam com jatos de água e gás lacrimogêneo. Torcidas de futebol mostraram apoio aos aposentados e foram ameaçados pela administração argentina. De acordo com Defensoria da Terceira Idade, um aposentado na Argentina recebe cerca de R$ 1.800, metade do valor da cesta básica de um idoso, que engloba moradia, alimentação e medicamentos. 

PGR DÁ AVAL PARA ACOLHIMENTO DE DENÚNCIAS NO CASO DE GOLPE

   A Procuradoria-Geral da República rejeitou os argumentos das defesas dos acusados de tentativa de golpe em 2022 e se manifestou a favor do recebimento das denúncias pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão divulgada na quinta-feira (13) foi tomada após a PGR não encontrar elementos suficientes para derrubar as denúncias contra os envolvidos no chamado "núcleo crucial" do golpe, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras seis pessoas. O documento que rejeitou os pedidos das defesas afirmou que "a denúncia descreveu de forma pormenorizada os fatos delituosos e a conduta de cada um dos denunciados". Assim que recebeu o aval, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, solicitou a marcação da data do início do julgamento ao presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin. O grupo que julgará os acusados é formado por Moraes, Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino. A apresentação dos votos começa no dia 25 de março.

ESTADOS UNIDOS EXPULSAM EMBAIXADOR DA ÁFRICA DO SUL

   Ebrahim Rasool (Foto) foi considerado "Persona non grata" em pronunciamento do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na sexta-feira (14). A expulsão do embaixador da África do Sul em Washington foi determinada pelo que o governo classificou como "acusações de ódio ao país e ao presidente". Para embasar a decisão, Rubio utilizou um artigo do portal conservador "Breitbart" que creditou a Rasool afirmações de que Donald Trump mobilizou um "instinto supremacista" e uma "vitimização branca" durante as eleições presidenciais de 2024. O embaixador sul-africano atuou nos Estados Unidos de 2010 a 2015 e havia regressado ao posto neste ano. A Presidência da África do Sul lamentou a decisão e a deterioração das relações entre os dois países, que se acentuou nas últimas semanas. O governo deu 72 horas para Rasool deixar o país.

EUA ATACAM BASES DO HOUTHIS NO IÊMEN

   O presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma série de ataques aéreos contra bases do grupo Houthis, no sábado (15), no Iêmen. De acordo com o republicano, em seu perfil em uma rede social, a operação militar visa "proteger os ativos marítimos, aéreos e navais americanos a fim de restaurar a liberdade de navegação". Os ataques se concentraram em radares, locais de defesa aérea e pontos de lançamento de drones. A operação ocorreu dias depois dos rebeldes do Houthis afirmarem que retomariam os ataques aos navios israelenses que navegam pelos mares Vermelho e Arábico, pelo Estreito de Babal-Mandab e pelo Golfo de Áden. O Ministério da Saúde do Iêmen, que é administrado pelo Houthis, informou que pelo menos nove civis morreram e outros nove ficaram feridos nos ataques norte-americanos.

Fontes: BBC Brasil, G1, Terra e Veja.
Fotos: Mark Carney (Getty Images); Alexandre Padilha, Lula e Gleisi Hoffmann (Ricardo Stuckert / PR); Inauguração Stellantis (Divulgação).

Comentários