EXÉRCITO DE ISRAEL DEIXA CORREDOR DA FAIXA DE GAZA
Militares israelenses deixaram por completo o corredor Netzarim, que divide as região norte e sul da Faixa de Gaza, no domingo (9). A estrada leste-oeste de Salaheddine estava ocupada desde o início dos mais recentes conflitos entre Hamas e Israel, iniciados em 7 de outubro de 2023. A retirada completa do Exército de Israel da região faz parte de mais uma etapa do acordo de cessar-fogo assinado em janeiro e ocorreu um dia após a quinta troca de três reféns israelenses por prisioneiros palestinos. Com o corredor de Netzarim livre dos militares, a circulação de veículos nos dois sentidos foi liberada. Tropas israelenses ainda seguem no território de Gaza, em postos posicionados no corredor Filadélfia (Que fica ao longo da fronteira com o Egito) e na chamada "Zona Tampão", trecho que faz a separação de Israel. Horas após a saída dos militares, família inteiras começaram a seguir para o norte da região.
TRUMP IMPÕE TARIFAS PARA IMPORTAÇÃO DE AÇO E ALUMÍNIO
O decreto que impôs tarifas de 25% na importação de aço e alumínio foi assinado na segunda-feira (10), um dia após a medida ser anunciada. A taxação entrará em vigor no dia 12 de março e faz parte do pacote de promessas de campanha de Donald Trump (Foto). Durante as eleições de 2024, o presidente norte-americano prometeu tarifar os produtos estrangeiros para priorizar a indústria local. No ato da assinatura, Trump afirmou que o decreto era o "primeiro de muitos" e que a taxação de 25% valeria para todos os países. Uma das saídas apresentadas pelo governo para as empresas internacionais é que elas estabeleçam filiais nos Estados Unidos ou levar a produção de seus produtos para dentro do território norte-americano. Atualmente, 25% do aço utilizado no país é importado, sendo a maior parte oriunda do Canadá e México. O Brasil foi o segundo maior fornecedor do produto, em volume, no ano de 2024.
AVIÃO BATE EM CARRO EM PISTA DE AEROPORTO DO RJ
O Boeing 737 Max 8 da companhia Gol se chocou com um carro durante a decolagem da pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na noite da terça-feira (11). O acidente aconteceu quando a aeronave PS-GPP levantava voo com destino à Fortaleza e se chocou com a caminhonete Chevrolet S10, da RIOGaleão (Concessionária que administra o terminal), que estava parada na pista. Os ocupantes do avião sentiram o solavanco no momento do choque, mas ninguém se feriu. O acidente não interrompeu a operação do aeroporto e quem decidiu seguir viagem, pode contar com um voo extra disponibilizado pela Gol. Os passageiros que decidiram ficar no Rio receberam assistência de acomodações, transporte e alimentação da companhia.
OPERAÇÃO POLICIAL TERMINA EM TIROTEIO NO RJ
Moradores da capital carioca viveram horas de tensão na quarta-feira (12), durante uma operação policial no Complexo de Israel. Policiais civis buscavam o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, mais conhecido como "Peixão", e chegaram à comunidade para checar informações levantadas pelo departamento de Inteligência da corporação. Durante as diligências, houve confronto e a Avenida Brasil precisou ser fechada para garantir a segurança da população. A Linha Vermelha também acabou interditada. A operação contou com o apoio da Polícia Militar e foi deflagrada nas comunidades de Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral, todas na Zona Norte do Rio. A perseguição terminou com quatro pessoas baleadas e o helicóptero da PM atingido. Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, a ação visou o "banho de sangue" que ocorreria caso os comandados de "Peixão" invadissem o Quitungo, área controlada pela facção 'Comando Vermelho".
EX-POLICIAL É CONDENADO POR MORTE DE PETISTA NO PR
O Tribunal do Júri do Paraná condenou, na quinta-feira (13), o ex-policial penal Jorge José da Rocha Guaranho a 20 anos de prisão pela morte de Marcelo Arruda, ocorrido em 9 de julho de 2022. O ataque aconteceu durante a festa de aniversário dos 50 anos do ex-secretário do PT. Jorge invadiu o local da comemoração e ameaçou Arruda. Houve discussão e o então policial abriu fogo. Ele foi considerado culpado pelos crime de homicídio duplamente qualificado, com as agravantes de motivo torpe e por colocar outras pessoas em risco. Jorge foi preso preventivamente na época do assassinato, foi exonerado do cargo e recebeu o benefício da prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, em setembro de 2024, após alegar problemas de saúde. Após a condenação, Jorge foi levado à penitenciária, mas no dia seguinte recebeu autorização judicial para cumprir a pena em prisão domiciliar. Em seu despacho, o desembargador Gamaliel Seme Scaff afirmou que o condenado está debilitado e com dificuldade de locomoção.
RJ E SP RECEBEM ALERTAS DE TERREMOTO
As populações dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro receberam alertas de possíveis terremotos na madrugada da sexta-feira (14). O aviso foi enviado via sistema Android, por volta das 2h, e dava conta de um sismo com 5,5 de magnitude. De acordo com a notificação, as regiões de Ubatuba e da Baixada Santista poderiam sofrer com tremores de 4,4 e 5,5 de magnitude, respectivamente. No aviso, os moradores dos estados foram orientados a tomar medidas de segurança, como uso de sapatos e distanciamento de construções danificadas. Os alertas causaram pânico nos moradores e foram desmentidos minutos depois pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o órgão oficial de monitoramento de terremotos no estado. No Rio, o perigo foi descartado pela Defesa Civil. Por fim, o Google reconheceu que o alerta foi emitido, mas garantiu que desativou o sistema e investigará o ocorrido.
CORPO DE CACÁ DIEGUES É VELADO E CREMADO NO RJ
A sede da Academia Brasileira de Letras recebeu o corpo do cineasta Cacá Diegues (Foto) para a cerimônia de despedida, no sábado (15), na centro do Rio de Janeiro. O velório foi aberto ao público e aconteceu das 11h às 16h. Em seguida, o corpo foi cremado no Cemitério do Caju, na Zona Portuária. O diretor havia morrido no dia anterior, aos 84 anos, vítima de complicações ocorridas durante uma cirurgia. Cacá era alagoano da cidade de Maceió e nasceu em 1940. Além de diretor, ele atuou como ensaísta, roteirista e produtor. Se consagrou como um dos criadores do movimento "Cinema Novo", que levou a cultura brasileira às telas de cinema. Entre os sucessos dirigidos por Diegues, estão os filmes "Bye Bye Brasil" (1980) e "Xica da Silva" (1974). Ele se tornou membro da ABL em 2018 e deixou a mulher, a produtora Renata Almeida Magalhães, quatro filhos e três netos.
Fontes: Terra, Metrópoles, Veja e G1.
Fotos: Donald Trump (Andrew Harnik / Getty Images); Álvaro Malaquias Santa Rosa "Peixão" (Reprodução); Jorge José da Rocha Guaranho (Reprodução); Cacá Diegues (Alberto Pizzoli / AFP).
Comentários
Postar um comentário