FERNANDA TORRES FAZ HISTÓRIA E CONQUISTA "GLOBO DE OURO" NOS EUA

A atriz brasileira foi a grande vencedora da categoria "melhor atriz de drama em filme de drama" do "Globo de Ouro". O anúncio dos vencedores da edição 2025 aconteceu no domingo (5), no Beverly Hilton, em Los Angeles. Fernanda Torres (Foto) desbancou concorrentes como Kate Winslet, Nicole Kidman e Angelina Jolie e levantou a estatueta pelo seu papel no filme "Ainda Estou Aqui", do diretor Walter Salles. A produção é baseada no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva e conta a saga de sua mãe, Eunice Paiva, após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante o regime militar do Brasil. Sua luta acabou por transformá-la em defensora dos direitos humanos. O longa-metragem tem sido reconhecido nos grandes festivais de cinema e também havia sido indicado ao "Golden Globes" na categoria "melhor filme de língua não inglesa". Foi o primeiro prêmio brasileiro na categoria de melhor atriz. O Brasil não era premiado no "Globo de Ouro" desde 1999, quando "Central do Brasil", também de Walter Salles", levou a estatueta de melhor filme estrangeiro.
JUSTIN TRUDEAU RENUNCIA AO CARGO NO CANADÁ
O primeiro-ministro canadense anunciou, na segunda-feira (6), que vai deixar o cargo e a liderança do Partido Liberal. Em seu pronunciamento, Justin Trudeau (Foto) afirmou que segue no Executivo até que sua sigla escolher seu substituto. Ele também adiou o retorno das atividades do Parlamento do Canadá para do dia 27 de janeiro para 24 de março. O político estava na função desde 2015, após uma década de governo do Partido Conservador. Nos últimos meses, Trudeau viu a crise no seu governo se aprofundar, o que culminou com a renúncia de sua vice, Chrystia Freeland, em dezembro de 2024. Entre os principais problemas do Canadá atualmente, estão o aumento do custo de vida da população, déficit nas contas públicas e as ameaças de taxação de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, principal parceiro comercial do país. Ainda não há previsão para a escolha do novo premiê canadense.
CORPO DE SECRETÁRIO MORTO POR GCM É ENTERRADO EM SP
Familiares e amigos realizaram o velório e sepultamento Adilson Custódio Moreira, na terça-feira (7). O secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco foi assassinado no dia anterior pelo guarda-civil municipal Henrique Marival de Souza, de 46 anos. Os dois discutiram durante uma reunião no Paço Municipal, que fica na sede da prefeitura de Osasco, após o GCM discordar da mudança de suas funções decidida pela chefia. Moreira havia o informado que ele deixaria de fazer parte da segurança do prefeito Gerson Pessoa (Podemos) para atuar nas ruas. Adilson Moreira era funcionário público há cerca de 25 anos e estava na secretaria há oito e chegou a comandar a pasta entre 2018 e 2019. Henrique foi preso em flagrante, passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva mantida pela Justiça.
GOVERNO FEDERAL PROMOVE ATO PARA LEMBRAR "8 DE JANEIRO"

Os atos antidemocráticos realizados em 8 de janeiro de 2023 foram lembrados no evento realizado, na quarta-feira (8), na Praça dos Três Poderes. Discursos foram realizados no Palácio do Planalto e, na maioria das falas, com pedidos de punição aos participantes e responsáveis por incitar e financiar os protestos. O ato em defesa da democracia (Foto) contou com ministros de governo, quatro governadores e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não estiveram presentes. Já Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, foi representado pelo ministro Edson Fachin. Ao término do ato no Planalto, o evento foi concluído com uma caminhada simbólica ao local onde teve início a manifestação que terminou com depredação dos prédios dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em dois anos, 898 pessoas foram responsabilizadas criminalmente, 371 pessoas foram condenadas por envolvimento nas depredações (70 já começaram a cumprir as penas) e 78 aguardam o julgamento da Suprema Corte. Outras 485 investigações sobre os atos estão em andamento no STF e 122 réus são considerados foragidos da Justiça.
AVIÃO CAI COM CINCO PESSOAS EM SP
Uma aeronave de pequeno porte caiu, na manhã da quinta-feira (9), em Ubatuba, no litoral paulista. O equipamento transportava cinco pessoas (O piloto e quatro tripulantes) e ultrapassou a pista do aeródromo da cidade. Após a queda, que aconteceu na faixa de areia da Praia do Cruzeiro, o avião Cessna Citation 525 explodiu. De acordo com a prefeitura de Ubatuba, um pessoa foi atingida em solo e foi socorrida com fraturas. O piloto do equipamento, Paulo Seguetto, chegou a ser resgatado, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Os passageiros Bruno Almeida Souza, de 48 anos, Mireylle Fries, de 41, e os filhos do casal, de 4 e 6 anos, foram resgatados e socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Três das vítimas foram transferidas para o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. De acordo com a concessionária que administra o aeroporto local, as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada no momento do pouso. A Força Aérea Brasileira, as polícias Federal e Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram inquéritos para apurar as causas do acidente.
MADURO TOMA POSSE DO TERCEIRO MANDATO NA VENEZUELA

Sob forte esquema de segurança, o presidente Nicolás Maduro (Foto) tomou posse de seu terceiro mandato, na sexta-feira (10), durante cerimônia realizada em Caracas. O evento aconteceu na Assembleia Nacional e contou com a participação de autoridades venezuelanas e convidados. Na solenidade, Maduro prestou juramento e recebeu a faixa presidencial. Em seu discurso, prometeu garantir a soberania nacional, afirmou que o país está em paz e criticou líderes mundiais que contestam sua reeleição. Um dia antes da cerimônia, protestos tomaram às ruas contra o resultado das eleições ocorridas em julho de 2024. A oposição exige o reconhecimento da vitória do opositor de Maduro nas urnas, Edmundo González, inclusive, com apresentação de atas eleitorais que confirmariam a vitória dele no pleito. Enquanto o presidente tomava posse, vários países anunciavam sanções contra o país, entre eles, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. O terceiro mandato de Nicolás Maduro terá duração de seis anos.
NÚMERO DE MORTOS VAI A DEZESSEIS APÓS INCÊNDIOS NOS EUA
O gabinete do médico legista do condado de Los Angeles anunciou, no sábado (12), que o número de mortos pelos incêndios florestais que atingem a região subiu para dezesseis. Dentre as vítimas fatais, 11 foram localizados em Eaton e 5 em Palisades. Autoridades já falavam em aumento nas mortes à medida que as equipes de resgate vasculhassem os bairros destruídos pelo fogo. Desde o início dos incêndios, no dia 7 de janeiro, as chamas consumiram mais de 12 mil imóveis, entre casas, apartamentos e edifícios, causando um prejuízos econômicos que chegam a 150 bilhões de dólares. Equipes de bombeiros trabalham na contenção do fogo, que é agravado por pouca chuva nos últimos oitos meses e pelos fortes ventos, que fazem as chamas se propagarem com mais rapidez. Autoridades norte-americanas ainda investigam a causa dos incêndios.
Fontes: Uol, G1, Ig, Terra e CNN Brasil.
Fotos: Fernanda Torres (Mario Anzuoni / Reuters); Justin Trudeau (AP); Democracia Fortalecida (Ricardo Stuckert / PR); Nicolás Maduro ().
Comentários
Postar um comentário