MILHÕES DE CANDIDATOS PRESTAM ENEM EM TODO O BRASIL
De acordo com dados do Ministério da Educação, 73,4% dos 4.325.960 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio realizaram as provas no primeiro dia de aplicação, no domingo (3), em todo o Brasil. O ministro Camilo Santana anunciou que 4.999 participantes foram eliminados por utilizarem equipamentos eletrônicos ou deixarem os locais de prova antes do horário previsto ou por não atender as orientações dos fiscais. Outros 689 foram afetados por problemas variados, como emergências médicas, interrupções de energia ou abastecimento de água. O destaque do primeiro domingo de Enem ficou pela redação, que teve como tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Os participantes também responderam questões de linguagens e ciências humanas em 149.724 salas de aplicação, distribuídas por 1.753 municípios brasileiros. Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, a nota do Enem passou a ser utilizada para a entrada no ensino superior do Brasil.
AGNALDO RAYOL MORRE AOS 86 ANOS EM SP
O cantor sofreu um acidente doméstico em casa, na madrugada da segunda-feira (4), no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Agnaldo Rayol (Foto) escorregou no banheiro e sofreu um corte na cabeça. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória após dar entrada no Hospital HSANP. A família do artista acusou o SAMU de demora no socorro, o que agravou seu quadro de saúde. Agnaldo Rayol nasceu no Rio de Janeiro em maio de 1938 e construiu uma carreira de 70 anos com sua voz de barítono. Ele começou no rádio e atingiu o auge da trajetória artística na década de 1960, gravando discos e participando de filmes, novelas e comandando programas de televisão. Rayol deixou a mulher, Maria Gomes, com quem foi casado por mais de 50 anos. O corpo foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e sepultado no Cemitério Gethsêmani.
EUA VÃO ÀS URNAS PARA ESCOLHER O NOVO PRESIDENTE
Após dias de votação antecipada, a eleição presidencial dos Estados Unidos foi realizada oficialmente na terça-feira (5). No centro da disputa à Casa Branca, estavam o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris (Foto). No sistema eleitoral norte-americano, conhecido como colégio eleitoral, o presidente é escolhido por "delegados" (representantes dos estados do país) e precisa conquistar 270 dos 538 votos espalhados por todo o território. Tão logo foram fechadas as urnas, teve início a apuração. Era madrugada da quarta-feira quando a vitória do ex-presidente foi anunciada. Trump se tornou o primeiro candidato condenado criminalmente a ser eleito presidente do país. Em maio deste ano, o magnata foi condenado por uma fraude fiscal cometida durante a campanha eleitoral de 2016, quando ele foi eleito pela primeira vez. O presidente eleito tomará posse em 20 de janeiro de 2025 para o mandato de quatro anos.
COPOM ELEVA TAXA DE JUROS SELIC PARA 11,25%
O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou, na quarta-feira (6), a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual e fez a Selic atingir 11,25%. A decisão teve como embasamento a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos e o "ambiente externo desafiador" que a conjuntura econômica incerta dos norte-americanos representa. O Copom alertou que a situação suscita dúvidas sobre os ritmos de desaceleração e desinflação. Incertezas do mercado brasileiro também foram incluídas na expectativa do Comitê. Atualmente, a perspectiva da inflação no Brasil, apurada pela pesquisa Focus, aponta para 4,6% em 2024 e 4,0% para 2025. Entre os membros do Copom que votaram pela elevação da Selic, estão o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o próximo gestor da instituição, Gabriel Muricca Galípolo.
PRÉDIO DESABA APÓS EXPLOSÃO E TRÊS MORREM EM AL
O desabamento de um prédio no Residencial Maceió I deixou três mortos e cinco feridos, na madrugada da quinta-feira (7), na Cidade Universitária. O atendimento às vítimas foi prestado pelo Corpo de Bombeiros, que levantou a suspeita de que um vazamento de gás de cozinha tenha causado a explosão. O tenente da corporação que atendeu a ocorrência relatou a existência de um forte cheiro de gás na região. Os mortos foram identificados como Gilvan da Silva, de 57 anos, Wesley Lopes da Silva, de 36, e Tharlysson Felipe da Silva Ferreira, de 10. Os feridos, incluindo uma criança de 8 anos, foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado. Todos com estado de saúde estável. O prédio tinha dois pavimentos, com quatro apartamentos cada. A Defesa Civil interditou 20 apartamentos de cinco blocos do residencial. A perícia foi realizada e deve confirmar a causa da tragédia.
EMPRESÁRIO É EXECUTADO EM AEROPORTO DE SP
Antônio Vinicius Lopes Gritzbach (Foto) foi assassinado, na tarde da sexta-feira (8), ao desembarcar no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele voltava de Maceió e estava na companhia da namorada quando foi abordado por homens encapuzados e fortemente armados. No tiroteio, outras três pessoas ficaram feridas: Um funcionário terceirizado do terminal, uma mulher de 28 anos e o motorista de aplicativo Celso Araújo Sampaio de Novais, de 41 anos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte, no Hospital Geral de Guarulhos. De acordo com a Polícia, Gritzbach foi atingido por dez disparos de calibres diferentes. Ele era delator do Ministério Público e prestava informações sobre esquemas de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua na capital paulista. O veículo utilizado no crime foi abandonado em uma comunidade próxima ao aeroporto. Em seu interior, foram encontrados munições e coletes.
POPULAÇÃO PEDE RENÚNCIA DE AUTORIDADE NA ESPANHA
Milhares de pessoas tomaram às ruas de Valência, no sábado (9), para pedir a saída do presidente regional Carlos Mazón. De acordo com veículos de comunicação locais, cerca de 130 mil pessoas participaram das manifestações. Muitos carregavam cartazes e chamavam as autoridades locais de "assassinos". Os manifestantes acusam o governo de lentidão no alerta sobre as enchentes que deixaram 220 mortos e dezenas de desaparecidos no início do mês. Os temporais que caíram na região em apenas 8 horas tiveram o volume esperado para o ano inteiro. A água desceu por rios e afluentes em direção ao Mar Mediterrâneo, arrastou carros e destruiu casas e pontes. Em sua defesa, o presidente regional alegou que não foi avisado com antecedência sobre a gravidade das chuvas. Mais de 8,4 mil militares trabalham nas buscas por mais de 70 desaparecidos.
Fontes: CNN Brasil, G1, Ig e Uol.
Fotos: Agnaldo Rayol (Reprodução / Instagram); Donald Trump (Brian Snyder / Reuters); Kamala Harris (Saul Loeb / AFP / Getty Images); Antônio Vinicius Lopes Gritzbach (Polícia Civil da Bahia).
Comentários
Postar um comentário