SEGUNDO TURNO É REALIZADO EM 51 MUNICÍPIOS
Milhões de brasileiros voltaram às urnas, no domingo (27), para o segundo turno das eleições municipais de 2024. A votação ocorreu das 8h às 17h, com todas as cidades seguindo o horário de Brasília. A novidade deste pleito ficou por conta da votação realizada em Palmas, no Tocantins. A capital era a única do país onde o segundo turno não acontecia, já que até o censo de 2022, a cidade não possuía mais de 200 mil habitantes, que é um dos requisitos estipulados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ao fim do horário de votação, o TSE divulgou o balanço. De acordo com a presidente da Corte Eleitoral, Cármen Lúcia, mais de 33 milhões de brasileiros compareceram às urnas em 51 municípios distribuídos por 20 estados. Ao longo do dia, foram registradas 23 ocorrências, com abertura de 8 inquéritos, além de 202 denúncias de "boca de urna" e outras 339 referente a propaganda eleitoral irregular via aplicativo. A apuração dos resultados foi rápida e por volta das 20h, os resultados já eram conhecidos em todo o Brasil.
FRANCE FOOTBALL PROMOVE 68ª "BALLON D'OR"
A 68ª edição do prêmio "Ballon D'Or" foi realizada, na segunda-feira (28), no Théâtre du Châtelet, em Paris. O evento foi organizado pela revista France Football e premiou os melhores do futebol europeu na temporada 2023/2024. O principal troféu da noite foi para o meio-campista Rodri, do Manchester City. Os demais prêmios da edição foram para Aitana Bonmatí (Jogadora do Barcelona), Carlo Ancelotti (treinador do Real Madrid), Emma Hayes (Treinadora do Chelsea), Emiliano Martínez (Goleiro do Aston Villa), Lamine Yamal (Jogador sub-21 do Barcelona), Real Madrid (Clube de futebol masculino), Barcelona (Clube de futebol masculino) e Jennifer Hermoso (Troféu Sócrates por envolvimento em causas sociais). Harry Kane (Bayern de Munique) e Kylian Mbappé (Real Madrid) dividiram o Prêmio Gerd Müller, para os artilheiros.
JUSTIÇA PRENDE MAIOR BICHEIRO DO RJ
Rogério de Andrade foi preso, na terça-feira (29), durante a operação "Último Ato", deflagrada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro. Além do contraventor, o ex-policial militar Gilson Eneas Barbosa também foi alvo das diligências. Os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e cumpridos na Barra da Tijuca e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ambos foram denunciados pelo homicídio de Fernando de Miranda Iggnácio, ocorrido em 10 de novembro de 2020. Rogério e Fernando eram, respectivamente, genro e sobrinho do contraventor Castor de Andrade (morto em 1997) e disputavam o comando do jogo do bicho no Rio. A guerra entre os dois resultou em cerca de 50 mortes em um periodo de oito anos. Andrade já havia sido denunciado pelo MPRJ em 2021, mas em fevereiro do ano seguinte a ação foi trancada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Meses depois ele foi preso novamente e ficou em prisão domiciliar sendo monitorado por tornozeleira eletrônica até abril deste ano.
INCÊNDIO DESTROI SHOPPING NO CENTRO DE SP
Era por volta das 6h40 da quarta-feira (30) quando o fogo teve início no Shopping 25 de Março, no bairro do Brás, região central da capital paulista. Por aproximadamente seis horas, 75 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio de 24 viaturas, tentaram controlar as chamas. Cerca de uma hora e meia após o início do incêndio, parte do teto do centro de compras desabou. Edifícios e ruas do entorno do shopping foram evacuados e interditados por medida de segurança e a rede elétrica foi desligada. A fumaça cobriu a região e atingiu aproximadamente 150 metros de altura. Assim que o fogo foi controlado na parte externa, os bombeiros entraram no prédio para debelar focos dentro das lojas. Três pessoas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé devido a inalação de fumaça . De acordo com a Defesa Civil local, cerca de 200 lojas foram atingidas pelo fogo em uma área de 18 mil metros quadrados. As causas do acidente serão investigadas, incluindo a possível ligação com uma falta de energia registrada no estabelecimento no dia anterior.
LESSA E QUEIROZ SÃO CONDENADOS POR MORTE DE MARIELLE NO RJ
Chegou ao fim, na quinta-feira (31), o júri popular dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus confessos do crime que vitimou a ex-vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. O julgamento foi iniciado no dia anterior e, em seu primeiro dia, contou com depoimentos de nove testemunhas e dos próprios réus ao longo de dez horas de audiência. As oitivas das testemunhas ocorreram no 4º Tribunal do Júri de Justiça do Rio de Janeiro, enquanto as de Lessa e Queiroz foram realizadas por videoconferência, já que ambos encontram-se em unidades prisionais fora do estado (O primeiro está na Penitenciária de Tremembé - SP - e o segundo no Complexo da Papuda, em Brasília). Entre as testemunhas ouvidas, esteve a única sobrevivente do ataque, a ex-assessora de Marielle, Fernanda Chaves. Em seu depoimento, Lessa afirmou que a ex-vereadora virou "pedra no sapato" de políticos que pretendiam lotear irregularmente regiões de atividade da parlamentar.
NÚMERO DE MORTOS POR CHUVAS PASSA DE 200 NA ESPANHA
O balanço divulgado na sexta-feira (1º) pelo governo espanhol confirmou que 205 pessoas morreram em decorrência da enchente histórica registrada no país. Só em Valência, a terceira maior cidade da Espanha, foram registradas 202 mortes. Os outros óbitos ocorreram nos estados vizinhos de Castilla-La Mancha e Andaluzia. No mesmo boletim, as autoridades confirmaram que dezenas de desaparecidos eram procurados pelas equipes de resgate. De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet) as enchentes formadas por uma tempestade de oito horas (com volume de água esperado para o ano inteiro) foram as piores do século. Os moradores da região de Valência, que foi a mais atingida, ficou sem comida, energia elétrica e água. O Ministério dos Transportes e da Mobilidade informou que 80 km de rodovias foram danificadas ou bloqueadas. Ainda na sexta-feira, o Exército foi enviado para ajudar na limpeza das ruas. Voluntários também levaram doações para a população local. Por outro lado, moradores relataram demora no alertas de enchentes, que só ocorreram quando as águas já haviam invadido as ruas.
SÃO PAULO ENTRA EM 'ESTADO DE ATENÇÃO" POR CHUVAS
A capital paulista entrou em estado de atenção em decorrência das chuvas que atingiram o município no sábado (2). O aviso foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo por volta às 13h56. De acordo com o CGE, as chuvas de moderadas a fortes foram formadas pelo ar quente e úmido. Os temporais causaram a queda de energia elétrica em 67 mil imóveis da Grande São Paulo, sendo 51 mil só na capital. Alguns pontos da Grande São Paulo registraram inundações e o treino classificatório para o "Grande Prêmio de São Paulo" da Fórmula 1 precisou ser adiado para o dia seguinte no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Apesar dos contratempos, não houve registro de feridos.
Fontes: Terra, Ig, Agência Brasil.
Fotos:
Comentários
Postar um comentário