JOE BIDEN CHEGA AO BRASIL E VISITA AMAZÔNIA
O presidente norte-americano desembarcou no aeroporto de Manaus, na tarde do domingo (17), em sua primeira parada no Brasil, onde participou da reunião de cúpula do G20. Assim que deixou o Force One, Joe Biden (Foto) embarcou no helicóptero Marine One e fez um sobrevoou de aproximadamente 35 minutos pela Amazônia, sendo escoltado por outras sete aeronaves. Ele fez história ao se tornar o primeiro presidente dos Estados Unidos no exercício do mandato a visitar a região. Sua agenda ainda contou com uma visita ao Museu da Amazônia, na companhia da filha Ashley e da neta Natalie Biden. O norte-americano ainda se encontrou com lideranças indígenas e pesquisadores do bioma amazônico. O último compromisso de Biden antes de seguir para o Rio de Janeiro foi um pronunciamento à imprensa, em que anunciou um aporte de 50 milhões de dólares (R$ 289,5 milhões) para o Fundo Amazônia, que destina recursos para preservação da floresta. A quantia, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos.
G20 REÚNE CHEFES DE ESTADO NO RJ
O encontro de líderes e representantes das 20 maiores economias do mundo teve início, na segunda-feira (18), no Rio de Janeiro (Foto). Foi a primeira vez que o Brasil sediou a reunião, que teve entre seus participantes, os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping. Todos os representantes foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também fez o discurso de abertura. Ao longo do dia, foram discutidos temas referentes aos desafios da população mundial. Ao final das discussões, uma declaração conjunta foi publicada. Sem ressalva de nenhum país, o texto de 24 páginas foi dividido em tópicos. Sobre as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, os líderes defenderam um acordo de paz para finalizar os conflitos. A declaração também defendeu a taxação dos" super-ricos", mas sem definir como e quando será feito. Em relação ao combate à fome, uma das bandeiras defendidas pelo Brasil, o grupo sugeriu investimentos na agricultura para garantir ações eficazes. Por fim, o G20 reforçou a necessidade de se cumprir o "Acordo de Paris" para frear o aquecimento global e retardar as mudanças climáticas. Tecnologia e reforma de instituições como a Organização das Nações Unidas também entraram no documento.
PF PRENDE MILITARES ENVOLVIDOS EM PLANO PARA MATAR LULA
Quatro militares do Exército e um policial federal foram presos, na terça-feira (19), durante a operação "Contragolpe", que investiga atos contra a democracia e ameaça de mortes contra autoridades. De acordo com a PF, os alvos da operação estavam envolvidos no plano denominado "punhal verde e amarelo", que objetivava dar um Golpe de Estado e planejava as mortes de Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A "contragolpe" foi autorizada por Moraes e teve parecer favorável do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As prisões ocorreram nas cidades de Goiânia e do Rio de Janeiro. Na ação foram presos: Os tenentes-coronéis do Exército Rodrigo Bezerra de Azevedo, Rafael Martins de Oliveira e Hélio Ferreira Lima; General de Brigada Mário Fernandes; Capitão Lucas Guerellos; Policial federal Wladimir Matos Soares.
BRASIL E CHINA ASSINAM 37 ACORDOS EM VISITA DE XI JINPING
Um dia após o fim da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, os presidentes da China, Xi Jinping, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontraram, na quarta-feira (20), em Brasília (Foto). O encontro dos líderes aconteceu no Palácio da Alvorada e foi acompanhado por dezenas de autoridades brasileiras e chinesas. O líder chinês foi recebido com honras militares do Exército Brasileiro. Na sequência, Xi Jinping e Lula participaram de uma cerimônia em que concederam entrevista coletiva e assinaram 37 acordos de cooperação. Entre os atos firmados, estão investimentos no desenvolvimentos dos países nos setores de indústria, energia, mineração, turismo, desenvolvimento sustentável, esportes, saúde, cultura, agricultura, entre outros. Por fim, a delegação chinesa foi recepcionada para um jantar no Palácio do Itamaraty, a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e, neste ano, a relação entre as duas nações completou 50 anos.
PF INDICIA BOLSONARO E MAIS 36 POR TENTATIVA DE GOLPE
A Polícia Federal enviou o relatório final da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022, na quinta-feira (21), para o Supremo Tribunal Federal. O documento pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A investigação durou cerca de dois anos e teve como base quebras de sigilos telefônicos e bancários, operações de busca e apreensão e colaboração premiada, todas ações autorizadas pelo Judiciário. De acordo com a PF, a tentativa do golpe de Estado para manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder contava com seis núcleos, encarregados de promover desinformação e ataques ao sistema eleitoral, além dos que incitava militares a participar do golpe e dar apoio às ações golpistas. O plano ainda tinha as divisões de inteligência paralela e apoio jurídico. O relatório será encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se formaliza as denúncias contra os acusados. A análise ainda não tem data para acontecer.
COP 29 TERMINA SEM CONSENSO NO AZERBAIJÃO
Após duas semanas de discussões, a 29ª Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima chegou ao fim na sexta-feira (22), em Baku. O evento que reúne cientistas, entidades, sociedade civil e membros de governos discutiu soluções para a crise climática e ações para evitar a aceleração do aquecimento global. O rascunho do acordo da COP29, divulgado no última dia de reuniões, sugeriu o financiamento de 250 bilhões de dólares anuais, pagos por países ricos até 2035. O valor não agradou os representantes de nações pobres e em desenvolvimento, que esperavam pelo menos 1,3 trilhão de dólares (Algo em torno de R$ 7,5 trilhões). A versão final do texto deverá ser discutida e negociada pelos cerca de 200 países que participaram da COP29. Os valores deverão ser investidos por países mais pobres em energia limpa e na redução do uso de combustíveis fósseis. A próxima conferência acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará.
RACING VENCE COPA SUL-AMERICANA DE 2024
A grande final do torneio continental foi realizado em Assunção, no Paraguai, a na tarde deste sábado (23). O Cruzeiro voltou a disputar a decisão da Copa Sul-Americana depois de 15 anos (A última vez foi em 2009). O Racing Club pressionou o clube brasileiro desde o primeiro minuto e chegou a abrir a contagem, aos 2 minutos, mas teve o gol anulado por impedimento. A equipe abriu o placar pra valer aos 14 minutos, com o gol do lateral Martirena. Os argentinos ampliaram o contador aos 19, após o chute certeiro do atacante Adrián Martínez. A Raposa diminuiu a diferença aos 7 minutos do segundo tempo, no rebote do atacante Kaio Jorge. Nos acréscimos, aos 49, o atacante Roger Martínez fez o terceiro da equipe argentina. O Cruzeiro ainda pressionou no fim da partida, mas não conseguiu reverter a vitória do Racing, que conquistou seu primeiro título da Sul-Americana.
Fontes: Folha de São Paulo, G1, Uol, BBC Brasil.
Fotos: Joe Biden (Saul Loeb / AFP); Reunião G20 (Reprodução); Xi Jingping e Lula (Ricardo Stuckert / Presidência).
Comentários
Postar um comentário