TOP SEVEN (22 a 28 de Setembro)


"PACTO PARA O FUTURO" É APROVADO NA ONU 

   Líderes de 193 países aprovaram, no domingo (22) o texto de 56 medidas para enfrentar os principais desafios da humanidade atualmente. O pacto foi votado durante a "Cúpula do Futuro", realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York. O evento antecedeu a 79ª Assembleia Geral da ONU e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto). Durante seu discurso, que acabou interrompido por extrapolar o tempo regulamentar, o brasileiro criticou o que chamou de "perda de legitimidade" do Conselho de Segurança da ONU ao afirmar que o órgão "se omite diante de atrocidades". Ele lembrou da necessidade de cumprir os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na chamada "Agenda 2030". Lula reforçou o discurso durante a abertura da Assembleia Geral, na terça-feira, atacou as guerras e a fome e prometeu zerar o desmatamento no Brasil até 2030.

ISRAEL ATACA LÍBANO E AMPLIA CONFLITO COM HEZBOLLAH  

   Uma série de bombardeios, na segunda-feira (23), levou a população do sul e do leste libanês à fugir de casa. De acordo com o Ministério da Saúde local, aproximadamente 492 pessoas morreram e mais de 1.600 ficaram feridas no ataque aéreo promovido por Israel. Dentre as vítimas fatais estavam pelo menos 35 crianças e 42 mulheres. Foi a maior ofensiva contra o país desde que o Exército israelense iniciou a troca de agressões com o grupo extremista Hezbollah, aliado ao Hamas, com quem o país de Benjamin Netanyahu está em guerra desde outubro de 2023. Segundo Israel, 1.600 alvos do grupo foram atacados e um grande número de integrantes foi morto. Além disso, milhares de foguetes que seriam utilizados contra os israelenses foram destruídos.

PRESOS NA OPERAÇÃO "INTEGRATION" SÃO SOLTOS  

   Dezesseis pessoas presas durante a operação "Integration" foram soltas na terça-feira (23), após ordem judicial emitida na noite anterior pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Apesar da liberação, uma série de medidas foram impostas aos investigados, como não se ausentarem das comarcas onde residem sem autorização judicial e não praticarem infração penal dolosa. Ao longo do dia, todos estiveram na 12ª Vara Criminal do Recife para assinarem o "Termo de Compromisso". Entre os beneficiados com a decisão, estava a advogada e influencer digital Deolane Bezerra. Junto com a mãe, Solange Bezerra, ela foi presa em 4 de setembro e chegou a ser solta cinco dias depois, mas ao quebrar medidas judiciais impostas pela habeas corpus, voltou a ser detida no dia seguinte. Todos seguem sendo investigados pelos crimes de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais.

VOEPASSA ANUNCIA REESTRUTURAÇÃO APÓS TRAGÉDIA EM SP  

   A companhia aérea anunciou, na quarta-feira (25), uma reestruturação em seu quadro de funcionários e a demissão de diretores de vários departamentos, incluindo o de operações, manutenção e segurança operacional. As mudanças são as primeiras desde a queda de um avião da companhia em Vinhedo (São Paulo), que causou as mortes de 62 pessoas em 9 de agosto deste ano. De acordo com a nota divulgada, a principal alteração foi na cúpula da Voepass. O presidente e cofundador José Luiz Felício Filho assumiu a liderança executiva e a gestão das operações da empresa, enquanto o CEO Eduardo Busch ficará a cargo da liderança do departamento jurídico da companhia. De acordo com a Voepass, todas as indicações para os cargos de liderança foram submetidas à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa está em fase de reorganização e suspendeu operações para 13 destinos até 26 de outubro. Quem já havia comprado passagens poderão exigir reembolso, reacomodação em voos de outras companhias ou remarcação de nova data.

FURACÃO "HELENE" CAUSA MORTES NOS EUA  

   O fenômeno da natureza atingiu a costa noroeste da Flórida (Foto), na madrugada da quinta-feira (26), e deixou 64 mortos e um rastro de destruição no sudeste dos Estados Unidos. Pelos menos 25 vítimas fatais foram registradas na Carolina do Sul, enquanto as outras mortes se distribuíram entre Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Virgínia. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, que tem sede em Miami, Mais de um milhão de residências ficaram sem energia na Flórida. Os governadores de pelo menos seis estados declararam estado de emergência devido ao furacão. Ainda segundo o NHC, "Helene" atingiu a categoria 4, com ventos que chegaram a 215 km/h. Antes de chegar aos Estados Unidos, o fenômeno já havia causado inundações e temporais na Península mexicana de Yucatán e em Cuba.

IBGE: DESEMPREGO CAI MAIS UMA VEZ E ATINGE 6,6% NO BRASIL  

   Dados da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística na sexta-feira (27), apontaram que o Brasil manteve a trajetória de queda no desemprego e a taxa fechou em 6,6% no trimestre encerrado em agosto. O percentual é o menor da série história da Pnad Contínua, que teve início em 2012. De acordo com o estudo, atualmente 7,28 milhões de pessoas buscam emprego. O número de trabalhadores no mercado de trabalho bateu novo recorde: 102,5 milhões. O comércio puxou a alta da taxa, abrindo 368 mil vagas entre junho e agosto. O número de desalentados (que desistiu de procurar trabalho) atingiu o menor nível desde maio de 2016 e hojé é de 3,1 milhões de pessoas. Por fim, o rendimento médio do brasileiro chegou a R$ 3.228 em agosto, representando uma alta de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2023.

HEZBOLLAH ANUNCIA MORTE NÚMERO 1  

   Em comunicado oficial emitido no sábado (28), o grupo extremista anunciou a morte de Hassan Nasrallah (Foto). O principal nome do Hezbollah foi uma das vítimas fatais do bombardeio liderado por Israel horas antes no sul de Beirute, capital do Líbano. Nasrallah estava a frente do grupo libanês desde 1992 e foi um dos responsáveis por levar o grupo armado para a política do país. Ao longo de sua liderança, o número ampliou o arsenal bélico do grupo e se tornou influente junto a outros países do Oriente Médio. De acordo com as Forças Armadas de Israel, o "ataque de precisão" realizado contra o quartel-general do Hezbollah visou neutralizar a ameaça que o grupo oferece e ocorreu cerca de uma hora após o discurso do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na Assembleia Geral da ONU.

Fontes: Uol, G1, Terra, Folha de Pernambuco e Ig.
Fotos: Lula (Angela Weiss / AFP); Furacão Helene na Flórida (Chandan Khanna / AFP); Hassan Nasrallah (Reprodução).

Comentários