TOP SEVEN (1 a 7 de Setembro)


ISRAELENSES PEDEM ACORDO ENTRE ISRAEL E HAMAS

   Cerca de 700 mil pessoas foram às ruas, no domingo (1), pedir um acordo entre o governo de Israel e o grupo Hamas para a libertação de reféns. Os manifestantes também defenderam o cessar-fogo e culpavam o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, por não interromper os conflitos e resgatar os reféns israelenses. O maior protesto realizado desde o início da guerra entre os israelenses e os extremistas que ocupam a Faixa de Gaza registrou confrontos com a Polícia e 29 pessoas presas em Tel Aviv. A fúria da população aumentou após o Exército do país anunciar o resgate de seis corpos de reféns que estavam em um túnel subterrâneo na cidade de Rafah. Os quatro homens e duas mulheres foram identificados como Carmel Gat, Eden Yerushalmi, Alexander Lobanov, Almog Sarusi, Ori Danino e Hersh Goldberg-Polin, de origem americano-israelense. O governo israelense acredita que dos 101 reféns ainda em poder do Hamas, um terço não esteja mais vivo. Em pronunciamento, Netanyahu lamentou as mortes, mas descartou qualquer acordo. Ele voltou a afirmar que o conflito só deve acabar quando o grupo radical for totalmente destruído. 

STF MANTÉM SUSPENSÃO DO "X" EM TODO O BRASIL

   A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal manteve, por unanimidade, a suspensão da rede social "X" em todo o território brasileiro. O julgamento havia sido convocado pelo ministro Alexandre de Moraes e foi realizado via plenário virtual na segunda-feira (2). O relator e atual presidente da Primeira Turma foi o autor da decisão que tirou a rede social de Elon Musk do ar desde o dia 31 de agosto. Ele foi seguido pelos outros quatro integrantes da Turma: Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux, que foi o único a aprovar o relatório de Moraes com ressalvas. Ele alegou que a decisão não pode atingir "pessoas naturais e jurídicas indiscriminadas  e que não tenham participado do processo", mas acrescentou: "salvo se as mesmas utilizarem a plataforma para fraudar a decisão e manifestações vedadas pela ordem constitucional". A rede só poderá voltar ao ar se cumprir as determinações judiciais, quitar as multas estimadas em R$ 18 milhões e indicar uma representante legal da empresa no país.

CONDENADOS EM JULGAMENTO DA BOATE KISS VOLTAM A PRISÃO

   Mauro Londero Hoffmann se entregou à Polícia do Rio Grande do Sul, na terça-feira (3), após ter um habeas corpus negado pela Justiça. Ele era o último dos quatro condenados no julgamento da tragédia da Boate Kiss ainda em liberdade. A prisão aconteceu horas após o Supremo Tribunal Federal restabelecer a decisão condenatória do Tribunal do Júri de 2021, que responsabilizou os réus pelo incêndio ocorrido em janeiro de 2013 na casa noturna de Santa Maria, matando 242 pessoas. O julgamento durou dez dias e condenou os dois sócios da boate, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, o vocalista da banda "Gurizada Fandangueira", Marcelo de Jesus, e o auxiliar do grupo musical, Luciano Bonilha. Todos foram enquadrados nos crimes de homicídio simples com dolo eventual. As penas variaram de 18 a 22 anos de prisão. Em notas, as defesas dos réus lamentaram a decisão, proferida pelo ministro Dias Toffoli.

OPERAÇÃO PRENDE INFLUENCIADORA DIGITAL EM PE

   A Polícia Civil deflagrou, na quarta-feira (4), a terceira fase da operação "Integration", que investiga um esquema de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais. No total, foram cumpridos 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em seis estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Paraíba e Pernambuco. Durante as diligências, foram apreendidos bens dos alvos, como dinheiro, carros de luxo, embarcações e aeronaves. Além disso, a Justiça bloqueou ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões e determinou a entrega de passaportes dos investigados, que não tiveram os nomes divulgados. Entre os presos da operação, esteve a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra (Foto). Ela e a mãe foram detidas em um hotel da região central do Recife e encaminhadas a delegacia, onde prestaram depoimentos. As duas foram encaminhadas a uma unidade prisional do município e tiveram as prisões mantidas após audiência de custódia. 

SÉRGIO MENDES MORRE AOS 83 ANOS NOS EUA 

   O cantor e compositor brasileiro morreu, na quinta-feira (5), em Los Angeles. A morte foi confirmada pela família de Sérgio Mendes (Foto), que informou que ele "faleceu em paz", mas não revelou a causa. Mendes nasceu em 1941, em Niterói, no Rio de Janeiro. Estudou piano clássico e começou a carreira musical em boates da capital carioca no início da década de 1960. A ascensão foi meteórica e com apenas 21 anos, em 1962, já se apresentava no Carnegie Hall, umas das principais casas de show do mundo. O pianista foi responsável por popularizar a bossa nova brasileira nos Estados Unidos, onde passou a morar em 1964. Fez grandes parcerias com  nomes do Brasil e do exterior. Um dos grandes sucessos de Sérgio Mendes foi sua versão para a música "Mais que nada", de Jorge Ben Jor. Ele gravou mais de 35 discos e atuou como produtor de álbuns nacionais, internacionais e trilhas de filmes. Sua última apresentação no Brasil ocorreu durante a edição do festival "Rock in Rio" de 2017.

SILVIO ALMEIDA É ACUSADO DE ASSÉDIO SEXUAL

   Silvio Almeida (Foto) foi exonerado, na sexta-feira (6), após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania é alvo de acusação de assédio sexual, de acordo com denúncia divulgada pela organização não governamental "Me Too Brasil" no dia anterior. Segundo a entidade, as vítimas utilizaram os canais de atendimento para formalizarem a denúncia, no entanto, não revelou o nome delas. Após a divulgação da notícia, Silvio Almeida se defendeu das e anunciou que acionaria a Controladoria-Geral da União, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Procuradoria-Geral da República. Por outro lado, o Palácio do Planalto anunciou que a Comissão de Ética da Presidência da República abriu procedimento para apurar o caso. Segundo o portal que divulgou as informações, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, teria sido uma das vítimas. Esther Dweck foi anunciada como titular interina da pasta até a escolha do novo ministro.

AUTORIDADES SE REÚNEM PARA CELEBRAR INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 

   Celebrações da Independência do Brasil tomaram as ruas, no sábado (7), em todo o país. O principal ato foi o desfile cívico na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento teve início por volta das 9h e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto), do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades. Milhares de pessoas acompanharam as exibições das Forças Armadas e de Segurança,  instituições e  escolas, além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ainda foram realizadas homenagens às vitimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul e aos atletas que representaram o país nas Olimpíadas de Paris. Houve desfiles por todo o país e manifestações do "Grito dos Excluídos", movimento que reúne grupos sociais e que completou 30 anos em 2024.

Fontes: Uol. G1 e CNN Brasil.

Fotos: Deolande Bezerra (Reprodução); Sérgio Mendes (Divulgação); Silvio Almeida (Reprodução); Lula (Ricardo Stuckert / PR).

Comentários